Apps de bancos: 4 vantagens para clientes e empresa

05.09.2017
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Escrito por: Caroline Gomes

Entre as vantagens de apps de bancos, destaca-se o ganho que esses proporcionam para a experiência do cliente. É interessante observar que, ao contrário do internet banking, que demorou um pouco mais para ser amplamente incorporado na época de seu lançamento, as aplicações móveis caíram rapidamente no gosto do consumidor.

As fintechs aproveitaram a oportunidade e lançaram serviços totalmente baseados no canal mobile. As aplicações são tão intuitivas e os processos dessas empresas são tão adaptados, que o cliente utiliza a grande maioria dos serviços sem nenhuma interferência dos atendentes.

Como resultado, o atendimento é ágil, eficiente e muito mais confortável. O que constitui uma das razões para justificar o crescimento dessas empresas e do uso de aplicativos bancários. Vejamos, neste artigo, 4 vantagens que o uso de aplicativos de bancos traz para os clientes e para as empresas. Vamos lá?

1. O crescimento da utilização de apps de bancos

Segundo levantamento do G1 veiculado em 2016, “os aplicativos para smartphone se tornaram o maior canal de transações dos bancos brasileiros”. O Banco do Brasil e o Bradesco operam com mais de 30% das transações pelo aplicativo (32% e 38%, respectivamente).

De acordo com a Pesquisa FEBRABAN de tecnologia bancária de 2020, o mobile banking é o canal preferido dos brasileiros para acesso aos serviços bancários. Segundo a pesquisa, o Brasil teve  39,4 bilhões de transações bancárias em mobile banking, com alta de 11% em 2019.

Nos aplicativos, a maioria das transações ainda é relativa a consultas, mas a movimentação de dinheiro também está crescendo e contribuindo para a transformação digital. No BB, as operações de investimento cresceram 223% — ainda segundo o levantamento do G1.


Essa tendência é reforçada pela segurança dessas aplicações. Embora alguns consumidores ainda pensem o contrário, a utilização tem demonstrado que não há motivo para se preocuparem. Consequentemente, o aumento da confiança potencializa a tendência de crescimento.

2. Redução de custos

A informatização sempre foi um recurso de diminuição de custos para o setor bancário, mas nada se compara aos apps. Primeiro pela rápida e volumosa adesão; segundo pelas possibilidades que a tecnologia oferece.

O futuro das agências parece apontar para a tendência de uma operação mais voltada para atendimentos consultivos — relativos a investimentos, por exemplo.

O quanto isso permitirá “enxugar” a operação de varejo nas agências ainda é uma incógnita, mas as perspectivas são de assustar até os mais entusiasmados com mudanças.

3. Evolução da facilidade de uso

Do início do texto até aqui, fica evidente que grande parte das tendências é estimulada pela facilidade de uso, mas o potencial de favorecimento da experiência do usuário ainda é enorme.

Os smartphones estão o tempo todo com o usuário, o que, por si só, já configura uma facilidade. Além disso, a evolução das funcionalidades tende a permitir novas formas de utilização — incluindo pagamentos.

4. Otimização das capturas de propostas

Hoje já é possível tratar a captura em sua totalidade de forma digital, desde a adesão da proposta pelo cliente até sua aprovação pela instituição.

A tecnologia atual é capaz suportar um volume incrível de transações que precisariam de uma estrutura operacional exponencialmente maior no meio físico.

Os documentos são reconhecidos e processados automaticamente, o que inclui validação, extração de informações e prevenção de fraudes.

Para concluir nossas considerações sobre as vantagens de aplicativos de bancos, vale mencionar que a tendência de utilização deixou de ser uma opção. Estamos num novo momento da corrida tecnológica bancária e, considerando a tradição dos bancos brasileiros em investir na modernização, o investimento nos aplicativos já pode ser considerado um requisito de sobrevivência para nossas instituições financeiras.

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