As operações dos bancos, apesar de alguns avanços, ainda não tem explorado as inovações em Tecnologia da Informação em toda a sua potencialidade.

Por isso, consideramos que ainda há muito a ser desenvolvido, tanto em processos de TI quanto em processos de gestão e gerenciamento.

A seguir, daremos 6 dicas de como transformar o modelo operacional de seu banco. Acompanhe!

1. Traçar estratégias

Sua abordagem deverá depender diretamente de seus objetivos primários. Portanto, na transformação de suas operações, tenha foco em um objetivo. Muitos gestores estabelecem muitas metas paralelas e gastam muita energia em tarefas que dão pouco retorno.

Tenha um objetivo geral, como aumentar a sua participação no mercado nacional, por exemplo. Depois, defina o que é essencial para a estratégia do seu banco a partir de dois ou três objetivos, no máximo. Seu objetivo específico poderá ser, nesse caso, simplificar e padronizar as operações de análise de crédito e formalização.

2. Transformações de processos voltados ao consumidor

  • Reformule, de ponta a ponta, os processos baseados na experiência dos clientes;
  • Analise se o aumento do nível de personalização do serviço intensifica a satisfação agregada ao cliente;
  • Utilize uma metodologia estruturada e tecnologia para trazer essa mudança.

3. Simplificação de produtos e serviços

  • Diminua a personalização dos serviços e produtos naquilo em que o cliente não vê nenhum valor agregado;
  • Alinhe os conflitos entre custo versus complexidade com as estratégias de seu negócio;
  • Padronize os processos e as plataformas do seu serviço com a finalidade de entregar uma experiência completamente digital a seu cliente.

4. Digitalização agressiva

  • Use as mídias digitais para criar uma melhor interação com seus clientes.  Aplicativos para mobile, por exemplo, são excelentes para ampliar a disponibilização dos serviços do banco e fornecer serviços diferenciados, como uma ferramenta de gestão financeira pessoal; Conheça o APP Genor, ideal para os Bancos que buscam alcançar novos clientes e conhecê-los através de um aplicativo mobile.
  • Implemente processos online que sejam diretos, evitando o processamento manual ou presencial dos serviços. No Ebook ” 8 Tendências que definem o banco do futuro” esclarecemos a diferença entre o banco digitalizado x banco digital, vale a pena conferir!
  • Estabeleça parcerias com empresas inovadoras de Tecnologia. Elas fornecerão um serviço inovador e mais barato, capaz de revolucionar o modelo operacional bancário e torná-lo um banco digital ou digitalizado, de acordo com a sua estratégia.
  • Identificamos algumas dúvidas sobre a Tecnologia OCR e a sua utilização na automação de processos internos de Instituições bancárias. Criamos um eBook sobre este assunto para ajudá-lo a automatizar alguns processos. Faça o Download gratuito do Ebook neste link: O que é o OCR e quais as vantagens para as Instituições Financeiras

5. Transparência na governança e no gerenciamento de performance

  • Estabeleça e reforce critérios claros a respeito das prestações de conta, dos direitos de decisão e dos papéis de cada funcionário;
  • Defina objetivos e incentivos que sejam claramente alinhados ao que é imperativo para as suas estratégias;
  • Faça adesão a uma cultura guiada por métricas com indicadores chaves de performance (KPI). A Tecnologia S-Works responsável pela automação de fluxos operacionais, por exemplo, possui um dashboard capaz de munir os gestores com informações relevantes, indicadores de performance e de automação.

6. Otimização por meio da delegação de tarefas

  • Mude para um modelo de serviços compartilhados para maximizar a escala de seus serviços e reduzir custos ao estabelecer parcerias com empresas terceirizadas; Confira o artigo: Tecnologia para bancos por que terceirizar
  • Integre e alinhe processos centralizados de TI;
  • Crie serviços que permitam transações mobile e autoatendimento para diminuir seus custos fixos.

Alguns casos de sucesso

Bank of America

Apesar de oferecer a taxa de administração mais cara, esse banco aprendeu a importância do autoatendimento oferecendo mais de 16.100 caixas desse tipo pelo país, em que os clientes tanto sacam quanto depositam. Isso só foi possível após a redução dos custos operacionais.

Citibank

Oferece uma lista enorme de facilidades de crédito disponíveis em mobiles e caixa. Além disso, oferecem cartões de estudante e cartões de viagem. Eles resolveram realizar uma medida drástica, preferindo oferecer um melhor serviço do que utilizar um sistema operacional bancário caro.

Restou alguma dúvida sobre como aplicar as mudanças em seu banco? Deixe seu comentário!

 

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