As aplicações da inteligência artificial no mercado financeiro

18.12.2017
}

 

Escrito por: Caroline Gomes

Não é de hoje que você ouve falar em inteligência artificial no mercado financeiro, principalmente com a criação das Fintechs. O setor financeiro sempre teve necessidades específicas de transações on-line que fossem seguras e, hoje, até a avaliação de crédito de uma pessoa que pede um empréstimo pode ser processada com modelos que envolvem a tecnologia de ponta. Agora, o cenário se volta para a era de transformação digital.

Nos EUA, já se fala de uma consultoria financeira para clientes aplicada por robôs. Segundo um relatório da Accenture, chamado Banking on Value: Rewards, Robo-advice and Pertinence, quase metade dos consumidores querem que seu banco adote essa ferramenta. No entanto, mesmo que isso aconteça, com as plataformas de automação e inteligência artificial, quem decide em que momento e qual canal usar continua sendo o cliente.

Desse modo, o contato humano ainda é interessante, e o ideal é que haja um equilíbrio entre as duas formas de atendimento. Por isso, neste post, vamos explicar a importância e as vantagens da inteligência artificial no mercado financeiro.

Agilidade dos processos

Apesar de as tecnologias dos serviços financeiros já serem consideradas uma das mais avançadas, com a inteligência artificial, isso atinge outro patamar. O tempo que uma analista perdia para checar ou programar uma operação, agora, diminui. Isso acontece porque, desde que implementada, a IA aprende com os insumos que gera e retroalimenta-se dessas informações.

Temos como exemplo o uso do OCR aliado à IA, agilizando processos de extração de dados, validação e comparação de documentos. O que antes era um trabalho manual, humano, e passível de erro, hoje pode ser feito com o aprendizado de máquina de forma mais rápida e eficaz. A Simply hoje utiliza essa tecnologia em seu produto de automação de documentos, além de redes neurais e outras tecnologias.

O processo ganha um maior número de variáveis e, também, escalabilidade à medida que o aprendizado pode ser em cadeia e distribuído.

ebook-regua-de-relacionamento

Efetividade das ações e cálculos

Com a análise de um volume muito grande de dados, a inteligência artificial pode detectar mais rápido padrões e fraudes em comparação aos modelos anteriores. O aprendizado faz com que o índice de erros seja cada vez menor.

Dependendo do tipo de análise de dados, os dados podem vir de bancos internos ou externos e serem clusterizados em padrões, o que diminui a chance de falha.

Redução de custos

Uma das principais vantagens da inteligência artificial é aumento da produtividade em qualquer segmento. Com isso, vem diminuição dos custos operacionais e o crescimento da performance da equipe. Com a tecnologia fazendo parte do trabalho que era feito por uma analista, ele pode focar no que é mais estratégico e na melhoria da experiência dos clientes. Além disso, o volume de dados que levava dias para ser analisado, hoje, pode levar segundos.

Um exemplo de uma Fintech que vem aplicando a inteligência artificial para aprovar a entrada de um cliente, ou não, é o Nubank. Eles usam algoritmos para encontrar pessoas que tenham uma linha de crédito sem dívidas, os chamados “bons pagadores”. Da mesma forma, ele agregou valor ao cliente quando mistura a conferência do extrato com educação financeira.

Os desafios ainda são grandes, mas vale a pena acompanhar como a evolução da inteligência artificial no mercado financeiro vai se dar, tanto como cliente quanto como gestor de banco ou analista de TI.

Quer saber mais sobre essa tecnologia? Confira este eBook: Desmistificando a Inteligência Artificial?

Gostou do nosso post? Quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Com toda essa evolução, também se fala em inteligência exponencial, que é mais um tema de discussão dentro do segmento. Confira!

Blog da Simply agora é DigiTips

Siga a Simply:

melhores-praticas-onboarding-lateral
ebook-inovacao-lateral

Artigos relacionados

O que é PWA e quais as suas vantagens?

O que é PWA e quais as suas vantagens?

Qual a melhor saída para conquistar novos clientes e superar a concorrência? Depois de ler o artigo, você saberá o que é PWA, suas vantagens e como utilizar essa tecnologia para melhorar o processo de onboarding.

ler mais
cenario-de-credito-no-brasil
Entenda tudo sobre o onboarding digital

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.