Automação bancária: quais os benefícios para o meu banco?

18.05.2016
}

 

Escrito por: Simply Tecnologia

A automação dos processos é feita pela implementação de um software que reduz ou elimina a necessidade da realização de trabalhos manuais. Esse investimento acaba trazendo diversas vantagem para as empresas.

No artigo de hoje vamos falar sobre a automação bancária, apresentando os benefícios que um banco pode desfrutar com ela. Continue com a leitura e saiba mais!

Aumento da produtividade

Uma das principais vantagens da automação bancária é o ganho de agilidade na realização das transações, no compartilhamento de informações e no acesso aos dados. Com isso, pode-se dizer que os índices de produtividade também se elevam, fazendo com que a equipe consiga produzir mais com menos tempo.

Melhora no desempenho da equipe

Além de a agilidade e o aumento da produtividade influenciarem diretamente no desempenho apresentado pela equipe, a automação bancária permite que alguns processos passem a ser realizados exclusivamente por meios tecnológicos. Isso permite que os colaboradores sejam aproveitados em tarefas mais estratégias, que exigem maior participação, em vez de ficar executando atividades repetitivas, por exemplo.

Redução de erros e retrabalhos

Com alguns processos sendo executados automaticamente por meio da tecnologia, o índice de erros cai consideravelmente, visto que muitas transações podem “puxar” dados que já estão contidos no sistema, em vez de o colaborador ter que digitá-los a cada operação.

Com a redução de erros, os retrabalhos também diminuem, já que não é necessário refazer o processo de forma correta.


Obtenção de relatórios

A grande maioria dos sistemas, hoje em dia, permite a geração de relatórios que possibilitam a visualização completa dos resultados. Além de informar, eles podem ser utilizados para criar indicadores de desempenho, gráficos e tabelas que mostram, de forma resumida e bem clara, quais foram os resultados obtidos em determinado período.

Dessa forma, gerentes e gestores possuem mais informação — de forma consolidada — a respeito das operações e dos resultados, e base mais sólida e confiável como auxílio no processo de tomada de decisão e criação de novas estratégias.

Redução de custos

A automação bancária requer investimento em algum sistema. Parece contraditório apontar economia quando, na verdade, um investimento requer aplicação de capital para ser adquirido. Porém, a redução de custos é uma das maiores vantagens que a implementação de um sistema pode trazer.

Com o aumento da produtividade, agilidade na execução dos processos e redução de erros, por exemplo, já é possível perceber a redução dos custos operacionais em curto prazo.

A tecnologia Atomics  , por exemplo, foi desenvolvida especialmente para as Instituições financeiras, com o objetivo de realizar a validação de documentos de forma automática e eletrônica.  Estas Instituições têm reportado a redução de custos porque a tecnologia elimina o retrabalho da conferência de uma proposta desnecessária( proposta que não possui todos os documentos) e a redução das conferências dos documentos obrigatórios ( RG,CNH, CPF, Comprovante de residência, contrato e assinatura) que era feito de forma manual.

Maior qualidade no atendimento ao cliente

O cliente percebe menos tempo para ser atendido, maior rapidez e mais segurança no cadastro para um empréstimo, por exemplo, e na liberação de documentos e serviços, mas também constata a redução de erros operacionais. A automação bancária está diretamente relacionado à experiência do cliente com o Banco. Você sabe qual é importância do conceito nos serviços financeiros? Conheça no artigo: Experiência do cliente: importância do conceito nos serviços financeiros 

Como podemos ver, a automação bancária oferece diversos benefícios que afetam tanto a gestão, e como ela é realizada, quanto a rotina dos colaboradores — que passam a ter maior praticidade em sua rotina — e o serviço prestado ao cliente, que passa a perceber aumento na qualidade do atendimento. A Simply, especialista em automação bancária,  desenvolve soluções inovadoras com o objetivo de gerar diferencial competitivo para a sua operação, reduzir custos e aumentar a produtividade através da tecnologia. Você conhece a Simply? Clique aqui e visite o nosso site e conheça as nossas soluções!

O que você achou deste artigo? Ficou claro como a automação bancária pode ser benéfica em diversos níveis? Aproveite e baixa também nosso guia sobre a importância da experiência do usuário e um passo a passo sobre como realizá-la no seu banco.

Blog da Simply agora é DigiTips

Siga a Simply:

Kit Produtividade Bancária
Onboarding: como construir uma jornada de transformação digital de sucesso

Artigos relacionados

Premiação Ideia ABBC aproxima Bancos e Fintechs

Premiação Ideia ABBC aproxima Bancos e Fintechs

A ABBC (Associação Brasileira de Bancos), realizou no dia 21/11 o evento Ideia ABBC como o intuito de aproximar as Fintechs e os Bancos,  além divulgar e reconhecer as soluções inovadoras na área da tecnologia bancária. A comissão julgadora do prêmio possuía...

ler mais
ebook-inovacao-lateral
ebook-fraudes-no-onboarding-lateral

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.