Com a rotina corrida dos dias atuais, é impossível imaginarmos a nossa vida sem a automação bancária. É ela que permite que tenhamos a possibilidade de realizar qualquer tipo de transação financeira com apenas alguns cliques no mouse ou toques na tela de nossos celulares ou tablets.

Mas você sabe tudo sobre a automação bancária? Neste post, preparamos 5 perguntas e respostas a respeito deste tema para que você se sinta ainda mais seguro ao escolher um fornecedor para os serviços de automação bancária. Acompanhe!

1. O que é automação bancária?

Automatizar significa aplicar ferramentas tecnológicas sobre determinados processos para que eles não precisem ser mais realizados pelos profissionais. O maior foco da automação são as tarefas rotineiras, que podem ser realizadas por softwares pré-programados.

A automação bancária é o ato de colocar a tecnologia a favor do cliente e dos processos internos da instituição financeira. Por meio da automação, é possível oferecer serviços ágeis e de qualidade para os clientes sem a necessidade da intervenção humana. Internamente, os funcionários passam a se dedicar ao cumprimento dos objetivos estratégicos da organização.

2. Como funciona a automação bancária?

As duas tecnologias mais conhecidas, citadas pela pesquisa da FEBRABAN, são o internet banking e o mobile banking. Além de reduzir custos, oferecer serviços na palma da mão pode ajudar a conquistar e fidelizar clientes. A automação bancária permite que o cliente tenha a disponibilidade do banco a qualquer hora, em qualquer lugar. Seja pelo autoatendimento, seja pelos serviços de internet banking ou mobile banking, o cliente não depende mais apenas do caixa para ser atendido.

A automação bancária também pode ser aplicada internamente. O Back Office, sistema que integra os processos de gestão de uma instituição, tem ganhos significativos com a automatização de procedimentos administrativos, gerenciamento de recursos e integração de dados. A automação nas operações internas é essencial para sustentar a estratégia do canal digital, pois o cliente que utiliza o mobile, por exemplo, possui um comportamento diferente e necessita de respostas rápidas do Banco.

3. Qual a diferença entre automação de processos e automação bancária?

A automação de processos internos é o que permite a existência da automação bancária. Algumas tecnologias analisam, melhoram e executam atividades dos processos dos bancos, gerando uma automação. Um exemplo: para realizar um pagamento de contas, há muitos anos, o cliente precisava ir até o caixa para que o profissional debitasse o boleto em sua conta-corrente. Este processo foi automatizado por meio da instalação de um leitor de código de barras nas máquinas de autoatendimento.

O cliente passa, então, a poder pagar suas contas no próprio caixa eletrônico, com mais rapidez, agilidade e segurança.

4. Quais são os benefícios da automação bancária?

O maior benefício da automação bancária é a agilidade nos processos. Os bancos sempre foram conhecidos pelas enormes filas que se formavam nos caixas, principalmente em épocas de grande volume de pagamentos, como o início do ano, por exemplo.

Com a automação bancária, o cliente pode ser relacionar com a sua instituição financeira sem sequer colocar os pés em uma agência, apenas utilizando aplicativos móveis, e ter uma ótima experiência. Mas também existem ganhos em qualidade de atendimento, segurança e disponibilidade.

5. A automação bancária é segura?

Essa é uma dúvida que muitos têm quando se fala em automação bancária. Há alguns anos, quando o processo começou a se popularizar, a segurança foi um problema, pois muitas instituições não estavam preparadas para lidar com fraudes eletrônicas. Mas hoje em dia, as tecnologias proporcionam maior segurança para os bancos, com a redução de riscos operacionais de atividades que eram realizadas manualmente e hoje são executadas eletronicamente.

Você gostaria de aprofundar mais neste assunto?  Leia também este artigo: importância da automação bancária

Quer saber mais sobre a automação bancária e sobre as novas tecnologias nesta área? Então entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Cadastre-se

RECEBA AS NOVIDADES SOBRE TECNOLOGIA E MERCADO BANCÁRIO