A tecnologia digital está evoluindo rápido e tem substituído diversos métodos e recursos tradicionais por soluções cada vez mais inovadoras para os problemas cotidianos.

Os modelos tradicionais das instituições bancárias estão sendo repensados. Isso significa que a burocracia e a demora para realização de serviços, considerada comum nas instituições, fazem parte de um modelo de negócios que pode ser reinventado pelos inovadores bancos digitais.

A proposta é de que o usuário desfrute de todos os serviços oferecidos por um banco normal, sem sequer precisar sair de casa, podendo resolver todas as questões por meio de um app mobile ou pelo site.

Os bancos tradicionais também estão buscando estratégias digitais para aumentar os seus clientes e atingir um novo perfil de usuários. Os investimentos em inovação e a aproximação com as Fintechs e Startups estão crescendo. O tema do principal do maior congresso de tecnologia da américa latina, para o mercado financeiro, ciabFEBRABAN 2017 foi “Ser Digital”, trazendo a importância desse assunto para o setor financeiro.

Mas será que há futuro no modelo de negócio do Banco Digital? Continue lendo para entender como ter escalabilidade nos processos de um banco digital.

O que não é um banco digital?

O consumidor moderno está acostumado com a era da internet em que tudo acontece dentro do tempo de um estalar de dedos e o mundo é visto por meio da tela de seu smartphone, não é verdade?

Os bancos comuns têm tentado acompanhar esta realidade oferecendo diversas soluções em suas versões digitais (Internet Banking) no site e no aplicativo. De fato, apenas com acesso à internet o usuário pode pagar contas, fazer transferências, checar saldos, realizar compras, solicitar cheques e até mesmo aplicar seu dinheiro.

Entretanto, a burocracia e a demora nos processos são dois fatores que ainda não foram eliminados, já que qualquer problema levará o cliente até a agência bancária física. Por isso, pode-se dizer que os bancos comuns apenas têm investido em canais digitais, mas não podem ser classificados como digitais.

O que é um banco digital?

Um banco digital é aquele que consegue fazer a captação de clientes dentro do próprio âmbito digital como: apps e sites.

Além disso, ele mantém um relacionamento com os clientes por meio desses recursos e ainda oferece uma experiência tão positiva e eficiente como a de empresas digitais de outros setores.

Um banco digital é capaz de criar a conta do cliente e liberá-la para uso com todos os seus direitos sem que seja necessário comparecer a um ambiente físico para assinar qualquer documento ou encarar filas e procedimentos burocráticos.

Os processos internos foram simplificados e otimizados através da tecnologia, para que a segurança seja mantida e a experiência do cliente seja positiva. Todas as interações dos clientes são feitas através do celular ou do computador, em outras palavras: tudo é realmente resolvido no mundo digital.

Como ter escalabilidade nos processos de um banco digital?

Quando dizemos que um modelo de negócios é escalável significa que ele tem capacidade para ser reproduzido em grande escala com base em seus parâmetros originais e com ganhos aumentados e custos reduzidos.

Ou seja, um negócio escalável tem capacidade para aumentar seu faturamento sem que seus custos sejam elevados proporcionalmente com:

  • mão-de-obra;
  • escritório;
  • produção;
  • gestão;
  • investimentos.

Contextualizando, os bancos digitais podem obter escalabilidade nos processos e ter sua expansão exponencialmente ampliada com o uso de determinadas tecnologias, como:

Cloud computing

Todas as transações financeiras realizadas com agilidade e armazenamento de dados em grande escala somente são possíveis graças aos servidores digitais da tecnologia cloud computing.

A nuvem permite que os processos sejam agilizados gerando mais resultados sem, necessariamente, gerar custos proporcionais ao crescimento.

Automação de tarefas

Somente o uso de tecnologias de automação de tarefas poderia atender a uma demanda de clientes tão expressiva sem ocasionar atrasos nos processos, burocracias ou demora na resolução de problemas.

Onboarding Digital

O Onboarding Digital traz uma revolução para o setor bancário, fazendo com que todo o processo de captura, adesão, formalização e aprovação do cliente seja feito de forma digital. Desta forma, o cliente faz o seu cadastro por meio da internet ou de um aplicativo e o Banco digital realiza a formalização (verifica as informações) através da tecnologia.

Assim, o Banco digital é capaz de manter a produtividade durante os picos de produção (captura de clientes), sem aumentar os custos e manter a segurança da operação.

Definição de procedimentos e capacitação de pessoas

Investimentos em planejamento estratégico, definição de procedimentos e capacitação de pessoas são itens fundamentais para se obter escalabilidade nos processos.

Com o aumento da demanda é preciso ter uma equipe preparada e alinhada aos valores da empresa para que a experiência do cliente seja sempre a melhor possível.

No artigo de hoje você pôde conferir o que é um banco digital e como garantir a escalabilidade nos processos. Entendeu, também, como o uso da tecnologia digital tem revolucionado o mercado de transações financeiras criando soluções inovadoras.

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