A experiência do cliente nos bancos e instituições financeiras será, no futuro, bastante diferente daquela com a qual estamos acostumados hoje em dia. O conceito de banco do futuro aborda várias formas das quais os bancos terão que trabalhar em condições diferentes para poder evoluir seu formato atual, como o foco na experiência do cliente, por exemplo. Não é por outra razão que vários bancos, já sabendo dessa tendência, têm investido em programas de individualização de contas, em programas de benefícios e até mesmo de atendimento. Quer saber mais características do banco do futuro? Saber como você pode se adequar nessa modalidade? Então acompanhe conosco o post de hoje.

Aumento do Internet banking

Essa é uma tendência cujos primeiros passos já sentimos hoje em dia. Cada vez mais, os clientes preferem realizar todas suas operações por meio da Internet, evitando ao máximo uma visita à agência do banco. Para o futuro, observamos a predominância dessas operações, principalmente devido à crescente digitalização das transações bancárias (compras, transferências, cartões de crédito, etc.).

A pesquisa Febraban de Tecnologia bancária destaca que a facilidade de uso dos meios digitais, associada ao perfil dos usuários, faz com que a sociedade tenha comportamento digital. Ao mesmo tempo, operações mais customizadas, como contratação de alguns tipos de crédito, ainda são menos virtuais – embora tenham espaço para evoluir nesse sentido.

É possível notar, na figura abaixo, que a intensificação do uso de serviços financeiros acontece à medida que se inicia a migração das transações de canais tradicionais (Agências, ATMs e Contact Center) para os canais de Internet e Mobile Banking .

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Uso de aparelhos móveis

É imprescindível que o banco do futuro disponha da tecnologia necessária para a utilização de aparelhos móveis (celulares e tablets) nas operações cotidianas. Os consumidores querem aplicativos intuitivos, funcionais e fáceis de operar. Para isso, é preciso desenvolvimento constante de software e atualizações nos sistemas operacionais desses aplicativos.

Transações mais simples e automatizadas ao alcance de todos os consumidores

Uma boa experiência do cliente está diretamente relacionada à realização de transações de forma simples e rápida, cada vez menos burocráticas. Por isso, é necessário diminuir o tempo de compensações, automatizar ainda mais os procedimentos de abertura de conta, entre outras funcionalidades oferecidas aos clientes. Novas tecnologias surgem para agilizar os processos bancários e proporcionam o diferencial competitivo que a Instituições buscam. Bancos que não se atentarem para essa tendência serão rapidamente preteridos por seus clientes.

Maior atenção ao design de plataformas digitais e eletrônicas

Ainda negligenciados, sites e aplicativos para aparelhos móveis de internet banking devem ter seu design e layout cada vez mais arrojados. Isso significa maior atenção à utilização adequada de identidades visuais e de aplicações tecnológicas mais modernas, como vídeo, instant chat e mecanismos de segurança. Confira o artigo Banco do futuro: Foco no Design

Aprenda a se diferenciar dos competidores

Estar atento às tendências do mercado não significa, necessariamente, que seu banco esteja à frente dos outros. É preciso investir no setor de inovação, pesquisa e desenvolvimento de operações, priorizando a criação de experiências mais competitivas em relação à concorrência. Conheça o case de Design Thinking da IDEO e do Interbank, clique aqui

Uma tecnologia utilizada para automatizar processos e gerar diferencial competitivo é o OCR. Identificamos algumas dúvidas sobre esta tecnologia e a sua aplicação na automação de processos internos de Instituições bancárias. Criamos um eBook sobre este assunto para ajudá-lo a melhorar a experiência do seu cliente. Faça o Download gratuito do Ebook neste link: O que é o OCR e quais as vantagens para as Instituições Financeiras

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Transações devem ser cada vez mais seguras

Com o aumento da incidência de ataques de hackers e, paralelamente, o maior número de operações por meio da internet, seu banco precisa focar em protocolos de segurança cada vez mais seguros. Phishing scams, invasões e clonagem de dados de clientes são realidades cada vez mais presentes, por isso, aumentar a segurança de seus clientes é imprescindível para a reputação de seu banco.

Redes sociais em destaque

Não negligencie o poder das redes sociais para os bancos do futuro. Para começar, imagine quem serão seus clientes em potencial daqui uma década. Hoje, eles são jovens e adolescentes, cujas experiências sociais acontecem em larga escala por meio das redes sociais. Nesse contexto, é essencial que seu banco esteja também presente para esse público, com ações de marketing e até mesmo parcerias para experiências de compra e prestação de serviços online.

Agora que você já sabe as principais características do banco do futuro, pode começar a cogitar a incorporação de alguns desses aspectos em sua própria instituição. Uma coisa é certa: a experiência do cliente estará no centro de suas atividades! Ainda tem dúvidas ou sugestões? Deixe aqui seu comentário e venha participar da conversa!

 

 

 

 

 

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