Atualmente, um dos desafios mais importantes das grandes empresas e instituições financeiras é reduzir os gastos com serviços e manter as equipes trabalhando bem, de maneira eficiente e organizada.
Quando o assunto é economia, uma das saídas é a terceirização do trabalho, algo bastante comum para serviços de limpeza, de transporte e de manutenção. No entanto, nem toda terceirização é relacionada à mão de obra.
Algumas delas lidam com a realização de serviços sobre um processo que faz parte dos negócios da empresa, algo que os especialistas chamam de BPO (sigla para Business Process Outsourcing).
Confira como o BPO pode ajudar as empresas a reduzir os custos e ampliar a eficiência sem a necessidade de alterar a composição das equipes.
O que é o BPO?
Business Process Outsourcing é uma estratégia adotada para serviços que são aplicados sobre processos de uma empresa, principalmente, quando esses procedimentos não se relacionam com a atividade-fim da empresa.
Trata-se de uma estratégia amplamente adotada por grandes corporações, tais como a Coca-Cola, que terceiriza, inclusive, partes fundamentais da produção. Esta prática alterou todo o foco da empresa, que passou da produção do refrigerante para as atividades de marketing e de fortalecimento da marca.
A contratação de terceiros para a gestão de setores e processos não fundamentais da organização permite que os funcionários foquem apenas no core business e que os recursos sejam distribuídos de forma mais intensa dentre as áreas fundamentais do negócio.
Apesar da semelhança com uma simples terceirização, é preciso compreender que o BPO vai além disso, pois ele fornece soluções desenvolvidas após uma análise do que é feito dentro da empresa, além de propor uma “reforma tecnológica” com o objetivo de otimizar o fluxo e a qualidade do trabalho.
Quando o assunto é o Outsourcing de processos, há uma diferença em relação aos demais formatos de terceirização, pois existe a responsabilidade e a garantia de entrega de níveis de serviço previamente estabelecidos.
Ou seja, por tratar da terceirização de um processo que faz parte do negócio da empresa (e que, por consequência, é necessário para que haja um bom índice de produtividade), o BPO precisa garantir a sua eficiência.
Como aplicar?
O BPO fornece à empresa a possibilidade de organizar o trabalho de maneira transparente e permite a concentração dos funcionários em atividades que desenvolvam melhorias para a empresa. Isso pode acontecer para diversos setores.
O BPO pode assumir as operações “meio” (todas aquelas atividades que não fazem parte do negócio principal) de uma companhia, desde a organização e a proteção de documentos via cloud computing até a realização e as auditorias em contas ou organização da logística.
Ele pode ser integrado com softwares de gestão e de controle de estoque para facilitar ainda mais a visualização e a transmissão de informações fundamentais para o bom funcionamento da empresa.
Como reduzir o custo com BPO ?
Sempre que a pauta for melhorias para o negócio, é preciso analisar bem quais são as vantagens que a empresa tem com a contratação de um novo serviço. No caso do Outsourcing de Processos, seus maiores benefícios residem na redução de gastos, na ampliação da eficiência da equipe, que passa a focar no core business da empresa, na automação e na modernização de processos internos e transparência.
A automação dos processos de negócio é considerado uma tendência quando o assunto é a tecnologia trabalhando a favor das equipes, segundo dados da Accenture, uma das maiores e mais renomadas consultorias empresariais do mercado.
A utilização do BPO é importante e amplamente utilizado por bancos, construtoras, instituições financeiras e seguradoras. Novas tecnologias e inovações surgem no cenário de constante busca por diferencial competitivo, aumento de produtividade e redução de custos.
A Tecnologia é capaz de fazer um filtro e eliminar propostas inconsistentes, evitando que seja passado à empresas de BPO uma proposta ou um conjunto de documentos que não possui todos os requisitos necessários para a avaliação.
Case de sucesso: Tecnologia na redução do custo com BPO
Uma grande Instituição Financeira utiliza os serviços de BPO na etapa de análise de crédito e formalização das propostas. O BPO já proporciona ao Banco ganhos e redução de custos mas devido ao aumento do volume de propostas de empréstimo, a sua produtividade foi afetada.
Foi identificado que parte das propostas encaminhadas à análise faltavam um documento e este fato gerava retrabalho e onerava a operação. A solução encontrada para aumentar a escalabilidade e a sua produtividade foi a tecnologia Atomics.
O Atomics é uma solução especializada em realizar o tratamento eletrônico de documentos, que compreende ações desde o reconhecimento até a extração eletrônica das informações.
Capaz de identificar os documentos anexados, o Atomics apontou qual proposta estava completa e qual faltava um documento. A tecnologia foi aplicada como uma pré-formalização, para a eliminação de propostas inconsistentes. Assim, foi enviada para a equipe terceirizada somente as propostas que possuíam todos os documentos anexados, reduzindo o retrabalho, custo com serviço e aumentando a escalabilidade da operação.
A Tecnologia permite reduzir custos com BPO com segurança. Sua funcionalidade cresce ainda mais em períodos de economia enfraquecida, nos quais as empresas precisam rever boa parte de seus processos internos a fim de se adequar à nova realidade.
Deixe nos comentários a sua experiência com BPO ou como conseguiu reduzir os custos da sua empresa!
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