Computação na nuvem: 3 cases de sucesso de bancos

20.01.2016
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Escrito por: Simply Tecnologia

Os bancos lidam com uma grande quantidade de dados e transações diariamente. Administrar todo esse montante de informações não é nada fácil, e costuma custar muito caro para os bancos. Para resolver esse problema de redução de custos, equipamentos, infraestrutura e de tempo, muitos estão optando em migrar para tecnologias como a computação na nuvem.

Quer conhecer esses cases de sucesso? Acompanhe o post de hoje, pois mostraremos alguns cases de bancos que já utilizam esse tipo de tecnologia.

O que é computação na nuvem?

A computação em nuvem é uma tecnologia que permite que os dados sejam armazenados em uma rede, e não em um computador ou servidor físico específico. Com isso, os dados podem ser acessados de qualquer lugar a qualquer momento através da internet. Hoje existem muitas empresas que oferecem este tipo de serviço, como Google, Microsoft, Amazon etc.

Quais são os principais cases de sucesso de computação na nuvem?

Kredo Bank

Kredo é um banco com sede na Ucrânia que atende desde cliente privados até grandes empresas, mas que enfrentou problemas devido a altos custos operacionais, localização desfavorecida aos negócios, baixa competitividade no mercado e necessidade de um grande número de funcionários à disposição. Seu objetivo era a redução de custos operacionais, crescimento dos negócios e aumento da competitividade no mercado, por estarem em desvantagem em relação aos seus concorrentes devido ao banco não estar localizado na capital do país.

Então, como solução, a Kredo decidiu optar por um sistema híbrido, utilizando um centro de dado físico e a computação na nuvem em conjunto. Para isso, optaram pelos serviços da Microsoft Azure, que oferece diversos produtos, além de garantir a eles segurança e confiabilidade. A conclusão da mudança para o sistema híbrido estava prevista para o final de 2015, por isso ainda não há resultados completamente concretizados, mas o Kredo já vê grandes mudanças positivas na escolha pela transição para essa nova tecnologia.

Esses foram alguns cases de sucesso de bancos que, em algum momento, se depararam com algum tipo de problema em sua empresa e que encontraram na computação em nuvem uma solução para os seus problemas. A tendência é que os bancos utilizem cada vez mais esse tipo de tecnologia, automatizando o atendimento ao cliente e facilitando a transmissão e o armazenamento de todos os dados e informações, deixando de lado a desconfiança e o receio de usufruir dos benefícios da computação em nuvem.

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ME Bank

A ME é um banco varejista localizado em Melbourne, na Austrália, que enfrentou como problema o alto investimento no desenvolvimento e na implantação da infraestrutura para procedimentos simples e complexos do banco, como a abertura de conta de um novo cliente, por exemplo. Seu objetivo era reduzir custos e tempo para desenvolver e implementar os serviços necessários para o banco.

Assim, como solução, decidiram reconstruir o banco do zero, trocando os serviços e tecnologias usadas antes pela nova tecnologia de computação na nuvem. Depois de vários testes, chegaram à conclusão de que os produtos da Amazon seriam ideais para o fornecimento da computação em nuvem de que necessitavam. Como resultado, conseguiram a redução de custos, pois esse tipo de tecnologia exigiu infraestrutura, desenvolvimento e implementação bem menos complexos. Agora, a ME consegue oferecer um serviço de qualidade, com segurança e mais rápido para seus clientes.

Tesco Bank

A Tesco Bank é um banco varejista do grupo Tesco, do Reino Unido, lançado no mercado em 2014 oferecendo serviços bancários e a possibilidade de abertura de contas bancárias. Porém, no início, eles encontraram um problema: serviços em computação na nuvem mal utilizados e implementados. Então, como objetivo, eles desejavam reduzir dos custos de infraestrutura e de desenvolvimento, oferecendo um serviço melhor e mais rápido aos clientes.

Como solução, desenvolveram uma nuvem privada virtual e lançaram um aplicativo próprio, o AWS Tesco Drive, como uma extensão do centro de dados já existente. Em pouco tempo, conseguiram reduzir seus custos e aumentaram a rapidez e eficiência com que ofereciam seus serviços bancários aos clientes, como, por exemplo, o acesso a sua conta pelo aplicativo.

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