Cultura inovadora| O Simples funciona

08.08.2014
}

 

Escrito por: Simply Tecnologia

Como ter uma cultura inovadora? Como criar um ambiente propício à inovação? Essas são algumas perguntas que as empresas fazem quando se deparam com o tema “Inovação”. Muitas já nascem inovadoras, outras buscam por metodologias, processos e políticas para se tornarem inovadoras e continuarem competitivas no mercado.

Na Simply, utilizamos metodologias como o Design Thinking, Customer development, Lean startup e um plano de inovação. Trabalhamos esses temas através de workshop, SimplyTour (contextualização do ambiente de trabalho no primeiro dia do funcionário), ações internas e dos pilares da empresa.

Utilizamos os pilares da Simply como uma das ferramentas para fomentar a cultura inovadora em nosso ambiente. Os nossos três pilares são: Simples, novo e aplicado. Eles traduzem a nossa abordagem e tornam a inovação mais tangível.

O primeiro pilar é o “Simples”. Para nós, o complexo não funciona e o comum não interessa. Esse conceito faz parte da cultura e iniciativas empresariais da Simply. Uma frase que traduz essa abordagem é a do escultor grego Constanti Brancusi, ” Simplicidade é complexidade resolvida”.

Uma solução complexa consome tempo, esforço e dinheiro, enquanto que a simples é objetiva, econômica e eficiente. Por isso, pode ser mais difícil propor uma solução simples do que uma solução complexa. No desenvolvimento de um produto, por exemplo, precisamos nos colocar no lugar do usuário, calçar o “chinelo do cliente” e pensar na experiência do usuário para que o produto seja prático, usual e funcional. Utilizamos a metodologia do Design Thinking envolvendo os clientes e usuários no processo de desenvolvimento de soluções, para alcançarmos resultados mais criativos, eficientes e que tenham valor para o negócio.design-thinking

O nosso desafio é entender os problemas do mercado financeiro e transformar as tarefas, atividades e rotinas complexas em soluções simples. Por meio do pilar “Simples”, conseguimos introduzir o conceito de inovação de forma prática e tangível à nossa equipe. Experimente tirar a inovação do papel! Utilize metodologias, ações internas e transforme os conceitos e teorias em abordagens e pilares que possibilitam disseminar o objetivo da inovação e fomentar a cultura inovadora na empresa.

Artigos relacionados:


Bill Gates inspiram formandos de Stanford

Incentivo à inovação no Ciab Febraban

Como construir a sua confiança criativa

Blog da Simply agora é DigiTips

Siga a Simply:

ebook-big-techs-lateral
Kit Produtividade Bancária

Artigos relacionados

Premiação Ideia ABBC aproxima Bancos e Fintechs

Premiação Ideia ABBC aproxima Bancos e Fintechs

A ABBC (Associação Brasileira de Bancos), realizou no dia 21/11 o evento Ideia ABBC como o intuito de aproximar as Fintechs e os Bancos,  além divulgar e reconhecer as soluções inovadoras na área da tecnologia bancária. A comissão julgadora do prêmio possuía...

ler mais
O desafio das mulheres na tecnologia

O desafio das mulheres na tecnologia

A mulher possui características singulares que possibilita uma visão holística e um desempenho diferente ao dos homens. Confira neste artigo alguns desafios das mulheres na tecnologia, sua característica multifuncional e experiências reais de mulheres determinadas que são exemplos para todos nós. 

ler mais
guia-de-solucoes

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Inovando em modelo de negócios - Simply - […] Cultura inovadora| O Simples funciona  […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.