Entenda a importância da automação bancária

12.06.2018
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Escrito por: Simply Tecnologia

Imagine a sua vida sem as facilidades oferecidas pela tecnologia. Viajar e se deslocar nas cidades seria bem mais difícil sem o GPS; comunicar-se com parentes que vivem longe seria um processo mais longo sem as redes sociais. Exemplos não faltam para mostrar como tudo isso faz parte da vida das pessoas.

Não é diferente quando falamos de automação bancária. Segundo dados da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, o mobile banking pode representar em breve, metade das transações bancárias.

Em 2019, a evolução das transações bancárias por canais digitais saltou de R$ 51,1 bilhões, em 2018, para R$ 56,2 bilhões. Se considerarmos apenas o volume transacionado pelos celulares, o aumento é ainda mais gritante. Hoje já são 4,5 bilhões movimentações financeiras via mobile banking.

Para obter uma melhor compreensão, verifique os dados de transações bancárias feitas via mobile banking por ano, de acordo com as Pesquisas de Tecnologia Bancária da FEBRABAN:

  • 2015: R$11,2 bilhões;
  • 2016: R$18,6 bilhões;
  • 2017: R$25,3 bilhões;
  • 2018: R$33,1 bilhões;
  • 2019: R$39,4 bilhões.

Neste texto, vamos mostrar o que esses dados evidenciam: a importância da automação bancária e por que você deve investir nessa ferramenta essencial para negócios. Confira!

O que é automação bancária?

A automação bancária se iniciou na década de 70 e até hoje traz grandes vantagens competitivas para as empresas do segmento. É a aplicação de ferramentas e métodos que visam automatizar os processos manuais de uma instituição e torná-los mais eficientes e otimizados.


As duas tecnologias mais conhecidas, citadas pela pesquisa da FEBRABAN, são o internet banking e o mobile banking. Além de reduzir custos, oferecer serviços na palma da mão pode ajudar a conquistar e fidelizar clientes.

A automação bancária também pode ser aplicada internamente. O Back Office, sistema que integra os processos de gestão de uma instituição, tem ganhos significativos com a automatização de procedimentos administrativos, gerenciamento de recursos e integração de dados. De acordo com a CIAB FEBRABAN, eles representam 5% dos custos operacionais destas empresas.

A  pesquisa apresenta que a automação de processos, com eliminação de atividades manuais e o empoderamento dos clientes em muitos dos processos (preenchimento de dados de cadastro, por exemplo), geram melhorias significativas em eficiência operacional.

Os bancos podem, agora, digitalizar e integrar suas estruturas de middle e back office e os avanços tecnológicos criam a possibilidade de redução dos tempos de ida ao mercado (time-to-market) das diversas iniciativas do banco, e a custos bem mais competitivos (cost-to-market).

Internamente, a automação, digitalização e integração dos processos trazem benefícios significativos para as estruturas de compliance dos bancos. Esse efeito é absorvido principalmente devido à entrada única de dados, que conta com fluxos de trabalho automatizados e controles automáticos para sua entrada, reduzindo erros nesse processo.

Para entender um pouco mais sobre automação, veja abaixo dois exemplos já utilizados em nosso dia a dia!

Internet Banking

Sabemos o quanto é complicado sairmos de nossas casas para resolver um compromisso com o banco. Seja para pagar contas, seja para fazer transferências, o processo burocrático, com a ajuda da tecnologia, mostrou o internet banking como uma ótima alternativa para realizar as operações citadas em sua própria residência.

Mobile Banking

Com a popularização dos smartphones, as instituições financeiras viram a oportunidade de trazer os serviços bancários, utilizados pelo internet banking, para os dispositivos móveis.

Por conta das facilidades dos aparelhos celulares, como utilizar o banco digital onde quer que esteja em vez de pegar longas filas, é natural que as pessoas passem a utilizar as novas plataformas, que já têm mostrado resultados.

De acordo com a Pesquisa da FEBRABAN, houve um aumento no número de pessoas utilizando os novos serviços em 2019, comparado ao ano anterior em 2018, como:

  • Depósito (cheque virtual) +327%
  • Contratação: de seguros em +133%, de investimento em +114% e de crédito em +47%;
  • Consulta de investimento em +59%;
  • Transferência / DOC / TED em +43%;
  • Pagamento de contas em +39%;
  • Saldo e extratos em +23%.

Qual a importância da automação bancária?

Ao utilizar essa importante ferramenta, é possível padronizar processos e oferecer uma melhor experiência para seus clientes. Com a automação bancária, as instituições financeiras têm ganhos de eficiência na operação e na gestão do negócio.

Operação

  • Redução dos custos da operação;

  • redução dos custos com papel;

  • diminuição do tempo de atendimento ao cliente;

  • segurança na liberação de cheques, empréstimos e cartões de crédito;

  • rapidez na concessão de crédito e negociação de prazos.

Gestão

  • Melhora na comunicação com clientes e fornecedores;

  • segurança no controle financeiro;

  • eficiência na administração do workflow;

  • rapidez na avaliação de inadimplência;

  • agilidade na identificação de fraudes;

  • redução de custos de contabilidade.

Por onde começar?

Quando a sua empresa for investir em automação bancária, pense em três princípios importantes. Veja!

Considere as prioridades do seu negócio

Não adianta automatizar processos que serão irrelevantes ou inúteis para a instituição. Defina o que é importante para o negócio, para os clientes e comece a sua implementação a partir dessa avaliação.

Use diferentes abordagens

Com a combinação certa de soluções tecnológicas de integração, é possível automatizar os processos manuais sem perder informações deixadas como legado anterior, evitando perdas e custos extras.

Prepare o departamento de TI

Contrate pessoas com habilidades além das tradicionais. Treine profissionais que possam avaliar o mercado de software e identificar as soluções certas para desenvolver sistemas internos integrados às operações do negócio.

Qual o futuro da automação bancária?

As empresas, que buscam reduzir os custos e automatizar os seus serviços, estão sempre atentas às novidades tecnológicas. Isso ocorre pois a corrida pelas melhores tecnologias tem ficado mais acirrada.

Os assuntos que mais têm chamado a atenção (inclusive já são utilizados por algumas instituições financeiras) são os seguintes:

Blockchain

Conhecido por possibilitar a transação de moedas digitais como o bitcoin, o blockchain utiliza algoritmos complexos para que organizações e indivíduos possam realizar as transferências sem um intermediário.

Por ser uma alternativa segura e dispensar o uso de câmaras de compensação, tanto as startups quanto as empresas consolidadas no mercado financeiro passaram a ficar atentas à novidade, com a finalidade de melhorar a segurança, aumentar a velocidade das transações e diminuir os custos com operações defasadas.

Com o foco na tecnologia blockchain, as empresas buscam aperfeiçoar processos de validação de transações e dados. De acordo com o estudo feito pela Accenture, a tecnologia pode reduzir os custos em até 50% de 8 dos 10 maiores bancos de investimento do mundo, representando uma economia de até US$ 12 bilhões.

Big data

A tecnologia que permite, por meio de suas ferramentas, armazenar e processar grandes quantidades de informações já tem sido aplicada pelas empresas do setor financeiro.

Uma das características da tecnologia é a possibilidade de cruzar uma grande quantidade de dados com diferentes bases em um curto espaço de tempo. Para ter uma ideia, a tecnologia permitiu que um banco diminuísse o seu tempo de cálculo de 96 horas para apenas 4, transformando-se em um exemplo de automação no setor financeiro.

A necessidade pela automação constante se tornou essencial para o desenvolvimento de uma empresa. Afinal, não faz muito tempo que tecnologias como o internet banking e mobile banking chegaram ao mercado, mas ainda assim instituições financeiras implantaram soluções como Big Data e blockchain em suas respectivas instituições para se manterem à frente no mercado.

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