Imagine a sua vida sem as facilidades oferecidas pela tecnologia. Viajar e se deslocar nas cidades seria bem mais difícil sem o GPS; comunicar-se com parentes que vivem longe seria um processo mais longo sem as redes sociais. Exemplos não faltam para mostrar como tudo isso faz parte da vida das pessoas.

Não é diferente quando falamos de automação bancária. Segundo dados da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, mais da metade das transações feitas no Brasil em 2014 foram realizadas via internet e mobile banking. E mais: 47% das contas ativas no país realizam transações pelo internet banking e 24% por smartphones.

Neste texto, vamos te mostrar o que esses dados evidenciam: a importância da automação bancária e por que você deve investir nessa ferramenta essencial para negócios. Confira!

O que é automação bancária?

A automação bancária se iniciou na década de 70 e até hoje traz grandes vantagens competitivas para as empresas do segmento. É a aplicação de ferramentas e métodos que visam automatizar os processos manuais de uma instituição e torná-los mais eficientes e otimizados.

As duas tecnologias mais conhecidas, citadas pela pesquisa da FEBRABAN, são o internet banking e o mobile banking. Além de reduzir custos, oferecer serviços na palma da mão pode ajudar a conquistar e fidelizar clientes.

A automação bancária também pode ser aplicada internamente. O Back Office, sistema que integra os processos de gestão de uma instituição, tem ganhos significativos com a automatização de procedimentos administrativos, gerenciamento de recursos e integração de dados. De acordo com a Ciab Febraban, eles representam 5% dos custos operacionais destas empresas.

A  pesquisa apresenta que a automação de processos, com eliminação de atividades manuais e o empoderamento dos clientes em muitos dos processos (ex.: preenchimento de dados de cadastro), geram melhorias significativas em eficiência operacional. Os bancos podem, agora, digitalizar e integrar suas estruturas de middle e back office e os avanços tecnológicos criam a possibilidade de redução dos tempos de ida ao mercado (time-to-market) das diversas iniciativas do banco, e a custos bem mais competitivos (cost-to-market).

Internamente, a automação, digitalização e integração dos processos trazem benefícios significativos para as estruturas de compliance dos bancos. Esse efeito é absorvido principalmente devido à entrada única de dados, que conta com fluxos de trabalho automatizados e controles automáticos para sua entrada, reduzindo erros nesse processo.

eficiencia_backoffice

Qual a importância da automação bancária?

Ao utilizar essa importante ferramenta, é possível padronizar processos e oferecer uma melhor experiência para seus clientes. Com a automação bancária, as instituições financeiras têm ganhos de eficiência na operação e na gestão do negócio.

Operação

  • Redução dos custos da operação;
  • Redução dos custos com papel;
  • Diminuição do tempo de atendimento ao cliente;
  • Segurança na liberação de cheques, empréstimos e cartões de crédito;
  • Rapidez na concessão de crédito e negociação de prazos.

Gestão

  • Melhora na comunicação com clientes e fornecedores;
  • Segurança no controle financeiro;
  • Eficiência na administração do workflow;
  • Rapidez na avaliação de inadimplência;
  • Rapidez na identificação de fraudes;
  • Redução de custos de contabilidade.

atomics-beta


Por onde começar?

Quando a sua empresa for investir em automação bancária, pense em três princípios importantes:

  • Considere as prioridades do seu negócio: não adianta automatizar processos que serão irrelevantes ou inúteis para a instituição. Defina o que é importante para o negócio, para os clientes e comece a sua implementação a partir dessa avaliação.
  • Use diferentes abordagens: com a combinação certa de soluções tecnológicas de integração, é possível automatizar os processos manuais sem perder informações deixadas como legado anterior, evitando perdas e custos extras.
  • Prepare o departamento de TI: contrate pessoas com habilidades além das tradicionais. Treine profissionais que possam avaliar o mercado de software e identificar as soluções certas para desenvolver sistemas internos integrados às operações do negócio.

Que tal descobrir mais soluções para o seu negócio? Conheça também 3 vantagens de optar por SaaS e computação em nuvem para bancos e assine a nossa newsletter para receber mais novidades e informações como essa!

 

 

 

Cadastre-se

RECEBA AS NOVIDADES SOBRE TECNOLOGIA E MERCADO BANCÁRIO