Suponha que você queira digitalizar um documento para facilitar a sua digitação. Ou você queira usar as informações de um contrato já impresso como base para um novo documento. Talvez você gaste muito tempo conferindo nomes ou informações nos documentos para inserir em um sistema interno.

Em qualquer desses casos — e em muitos outros — a tecnologia OCR poderia ser um grande aliado. Você poderia converter todos os conteúdos de que precisa para o formato digital em poucos minutos, usando um scanner ou uma câmera digital, rastrear os caracteres e até extrair somente as informações que você precisa. Você já ouviu falar sobre este processo? Que tal saber mais sobre o OCR e como ele pode ajudar nos seus negócios? Então acompanhe conosco o post de hoje!

O que é a tecnologia OCR?

OCR é a sigla referente a Optical Character Recognition (que em português, pode ser traduzido como Reconhecimento Óptico de Caracteres). A tecnologia basicamente permite a conversão de documentos diversos, como arquivos em PDF, imagens captadas por câmera digital, papéis escaneados, entre outros, em dados que o usuário poderá pesquisar e editar através de um computador ou dispositivo similar. Ele transforma a imagem obtida em um conteúdo legível e editável de letras, palavras ou frases — similar ao que estava no documento original.

Identificamos algumas dúvidas sobre a Tecnologia OCR e a sua utilização na automação de processos internos de Instituições bancárias. Criamos um eBook completo sobre este assunto para ajudá-lo a automatizar alguns processos. Faça o Download gratuito do Ebook neste link: O que é o OCR e quais as vantagens para as Instituições Financeiras

Banco-do-Futuro

Como funciona o reconhecimento óptico?

Para que o software de OCR opere, é preciso usar um método de entrada para o computador: no caso, vale um scanner, celular, uma máquina fotográfica digital ou outro dispositivo de hardware que capture o texto que se deseja pesquisar, alterar ou editar. Geralmente a imagem digitalizada é medida de acordo com suas áreas claras e escuras, como em um processo binário: as áreas em preto serão consideradas figura (ou seja, um caractere), enquanto que as áreas brancas serão tidas como fundo.

Através do avanço da tecnologia, softwares permitem a utilização de imagens coloridas, não sendo necessário a preocupação com o contraste. Também existem técnicas de aprimoramento da imagem que fazem uma preparação na mesma antes de realizar o OCR.

Quais são as vantagens desta tecnologia para sua empresa?

Quando você consegue transferir páginas impressas para um formato legível no computador em forma de texto editável, torna-se possível utilizar as informações de diversas maneiras,  que antes seria impossível. Você poderá fazer buscas internas por palavras-chave; alterar o conteúdo ou recortar parte dele para usar em novos documentos; incorporar o texto em um site ou sistemas internos; guardar o arquivo em formato de texto, ocupando muito menos espaço em seu computador. Isso significa que você terá vantagens no que se refere à otimização de processos,  além de melhor organização e armazenamento dos arquivos.

Haverá mais segurança, pois a empresa reduzirá os riscos de perder ou extraviar seus documentos impressos. Sem falar que será mais fácil compartilhar as informações guardadas em meio digital, atualizá-las e acelerar a tomada de decisões bem feitas. A organização pode ainda dizer que se tornou ambientalmente mais responsável, visto que a digitalização de dados permitirá a redução de uso de papel e de impressões.

Esta tecnologia possui aplicação em diversos setores como os Bancos, Construtoras, Instituições Financeiras, Telefonia, Escritórios de advocacia. Os Bancos, por exemplo, podem utilizar o OCR para extração de informações de Notas Fiscais para a inserção no seu sistema interno ou para agilizar o processo de análise dos documentos na Formalização.

Um software de OCR é ou não é um bom investimento? Pode-se utilizar o recurso para vários fins e possibilidades dentro de uma organização, os exemplos são inúmeros. Você acha que a tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres poderia ajudar no desenvolvimento de sua empresa? De que forma? Dê a sua opinião! Tire outras dúvidas sobre o assunto através dos comentários.

 


Cadastre-se

RECEBA AS NOVIDADES SOBRE TECNOLOGIA E MERCADO BANCÁRIO