Maneiras de usar UX como vantagem competitiva

06.08.2017
}

 

Escrito por: Caroline Gomes

Hoje, praticamente todas as empresas buscam se aprofundar em novas tecnologias — independentemente de ser ou não o foco de seus negócios — explorando novas ferramentas, atuando online e procurando entender como seus rendimentos podem ser ampliados por esses meios.

De fato, é crucial para a grande maioria das empresas estar presente em diferentes plataformas para manter-se relevante. Contudo, isso precisa ser planejado e executado da maneira correta desde a concepção.

O design da aplicação é uma peça muito importante desse processo, pois infere na experiência do usuário (UX) do consumidor com a sua empresa por meio da plataforma acessada. Neste artigo, apresentaremos maneiras de usar UX como vantagem competitiva, deixando seus negócios à frente dos concorrentes.

Como melhorar a UX em sua empresa?

Se as ferramentas que você busca implementar são diretamente orientadas para o cliente ou utilizadas para melhorar os processos internos de negócios e os fluxos de trabalho, as mudanças, inevitavelmente, afetarão alguns pontos de contato do cliente e, com sorte, resultarão em uma melhor experiência.

Para a empresa, o investimento na experiência do usuário pode resultar em menores custos de aquisição, retenção de clientes, maior participação de mercado, redução de custos de suporte e muito mais.

No entanto, para conseguir mudanças poderosas dentro da sua organização, as soluções digitais que você emprega devem basear-se em uma estratégia sólida compartilhada entre as unidades de negócios.

cenario-de-credito-no-brasil

O que é estratégia UX?

A experiência do usuário é um agregado de todas as interações que uma pessoa possui com sua empresa ou serviço ao longo do tempo.

Se sua estratégia de negócios não suportar uma abordagem centrada no cliente e traduzi-la em design focado no usuário, você corre o risco de sua promessa de marca e mensagens de marketing estarem em desacordo com a experiência do cliente.

Como aplicar uma estratégia de UX em seus negócios?

1. Compreenda o estado atual

Identifique e documente a experiência atual do usuário — pontos de dor, limitações e seu impacto no negócio. Use pesquisa primária e secundária para definir o problema e obter o contexto. Além disso, considere o que desencadeou uma demanda por uma melhor experiência do usuário, quem iniciou o projeto e o porquê.

2. Documente a visão que você quer alcançar

Comece por descrever a experiência do alvo em um nível alto e evite tecnicismos detalhados para que seja acessível e fácil de digerir por todas as equipes. Defina claramente os resultados dos usuários e os resultados específicos que você espera alcançar.

Dependendo do escopo do projeto, você pode utilizar storyboards, mapas de jornada ou de serviço dentro da aplicação ou simular cenários de usuários para apresentar suas aspirações de uma maneira mais visual.

3. Crie um roteiro

Um roteiro UX é um plano que combina o espaço entre o estado atual e a experiência de usuário desejada. Esta etapa requer estabelecer prioridades e cronogramas, estimar compromissos, capacidades da organização e analisar os custos e benefícios.

4. Defina métricas

Com base no que provocou a necessidade de uma melhor experiência do usuário, desenvolva as métricas para acompanhar o progresso e comparar com os benchmarks. Defina as métricas UX adequadas (usabilidade, conversão, engajamento) e ajude o resto das equipes a conectar os resultados disso aos KPIs — Indicadores-Chave de Performance — de negócios.

5. Traga o time a bordo

Se seu cliente for uma outra organização, trabalhe próximo à equipe dele. É crucial apresentar a estratégia da UX para uma equipe mais ampla e, assim, obter apoio e compreensão. Isso ajuda a proteger a visão compartilhada, promover valores de bom design de experiência, abordar preocupações e ter uma discussão produtiva.

6. Reveja e repita

À medida que o mundo digital está se movendo rápido, a revisão contínua e a repetição da estratégia UX são uma obrigação. Mesmo que os objetivos de negócios da sua organização identificados durante o desenvolvimento da estratégia sejam de longo prazo, os comportamentos e as necessidades dos usuários mudam rapidamente.

Agora que você entendeu como usar UX como vantagem competitiva, leia também sobre o App Genor, o app de captura de documentos que também fará que seu negócio se destaque!

Blog da Simply agora é DigiTips

Siga a Simply:

guia-de-solucoes
ebook-maturidade-digital

Artigos relacionados

O que é PWA e quais as suas vantagens?

O que é PWA e quais as suas vantagens?

Qual a melhor saída para conquistar novos clientes e superar a concorrência? Depois de ler o artigo, você saberá o que é PWA, suas vantagens e como utilizar essa tecnologia para melhorar o processo de onboarding.

ler mais
ebook-fraudes-no-onboarding-lateral
cenario-de-credito-no-brasil

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.