Inteligência artificial: como ela pode ajudar a reduzir custos

04.05.2016
}

 

Escrito por: Simply Tecnologia

A demanda pelo uso de inteligência artificial no mercado é crescente. As claras vantagens oferecidas na sua implementação em diversos tipos de negócio são facilitadoras na hora de reduzir custos e de aumentar a produtividade.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o que é a inteligência artificial e como ela pode e deve ser utilizada no dia a dia do seu negócio para reduzir custos, além de saber por onde começar, preparamos este guia.

O que é inteligência artificial (I.A.)?

Provavelmente você já assistiu a algum filme futurista que aborda as múltiplas possibilidades da inteligência artificial, como a obra de Steven Spielberg que leva justamente esse nome (“A.I. — Inteligência Artificial”). Há anos os seres humanos vêm imaginando como a tecnologia poderá avançar a ponto de replicar características tipicamente humanas. Podemos até dizer que esse futuro está próximo da realidade.

Inteligência artificial é a capacidade de replicar, através do uso de softwares e máquinas, uma lógica de raciocínio tradicionalmente humana. Como campo de estudo, projeta agentes inteligentes, os quais conseguem compreender o ambiente ao seu redor e tomar decisões com o máximo de chance de sucesso. Funciona como um cérebro humano e é treinado para construir padrões automáticos. A solução Atomics, da Simply, utiliza redes neurais para treinar a identificação e classificação de documentos. Apresentamos o que é uma RG e o que não é uma RG e ele constrói um padrão, ou seja, mesmo sem um mapeamento prévio desse documento, a tecnologia é capaz de identificar o documento e suas variações.

Assim, podemos chamar de inteligência artificial aqueles produtos desenvolvidos para executar processos que, atualmente, seres humanos fazem melhor. Um exemplo recente do avanço das tecnologias de inteligência para computadores foi o AlphaGo, programa desenvolvido pela DeepMind, uma subsidiária do Google, para superar os grandes jogadores de Go, um jogo de tabuleiro japonês bem mais complicado que o xadrez.

O sistema desenvolvido pela companhia americana se mostrou capaz de se assemelhar à e de se aproximar da intuição humana através do estudo de partidas e da prática com jogos simulados.

cenario-de-credito-no-brasil

Quer saber mais sobre essa tecnologia? Confira este eBook: Desmistificando a Inteligência Artificial?

Como a inteligência artificial está sendo utilizada para reduzir custos?

Produtividade é a primeira palavra em que devemos pensar na hora de reduzir custos. Em um cenário de incertezas econômicas, reduzir despesas operacionais e aumentar a performance de seus negócios e serviços é uma boa estratégia.

Através da tecnologia é possível aumentar a produtividade sem perder a qualidade, seja fazendo uso de serviços na nuvem para economizar espaço em servidores, seja otimizando processos em geral. Esse é o conceito chave da inteligência artificial: focar o capital humano da sua empresa naquelas tarefas que não podem ser automatizadas ainda, enquanto máquinas e softwares tomam conta do resto.

O uso dessa automação permite que profissionais qualificados se concentrem no que é essencial, de maneira estratégica. Até mesmo o treinamento desses profissionais pode ser feito com o uso de sistemas de informática, levando-os a ficar em sintonia com a tecnologia utilizada em sua empresa e, consequentemente, conseguindo os melhores resultados com a I.A. Confira este artigo sobre a importância da automação bancária.

Quais as principais vantagens da inteligência artificial?

O acesso à informação e a maneira como a encontramos mudou bastante graças à informatização dos processos cotidianos. Hoje, na maioria das áreas, seres humanos simplesmente não conseguem fazer todo o trabalho sem a ajuda de programas que simplifiquem seu dia a dia e lhe ajudem a economizar preciosas horas. Com o passar do tempo, essas tecnologias estão também se tornando mais acessíveis, seja do ponto de vista financeiro, seja em termos de usabilidade.

Enquanto há alguns anos treinar um funcionário para trabalhar com maquinário e softwares era um processo demorado, hoje vemos que é possível automatizar até esse treinamento. Atualizações e correções de erros nos processos internos se tornam mais fáceis, pois dependem apenas da introdução de novas informações no software ou hardware escolhido.

A estrutura das máquinas que utilizamos também mudou: enquanto no passado elas apenas seguiam os passos desenhados por um ser humano, hoje, com o chamado “deep learning”, que procura simular níveis mais altos de abstração por meio de algoritmos, já são capazes de decidir quais regras vão seguir de acordo com o fluxo de trabalho apresentado e com as informações com que foram alimentadas.

Como otimizar processos e aumentar a produtividade para reduzir custos?

A inteligência artificial ganha cada vez mais espaço no ambiente empresarial, sendo capaz de realizar diversos processos simultaneamente e podendo entregar resultados mais precisos que os de seres humanos, com menores taxas de erro.

Vimos a Revolução Industrial robotizar fábricas no passado, mas a criação de sistemas específicos para a tomada de decisões é bem mais recente. Atualmente, máquinas são capazes de melhorar e de aprender a partir dos resultados que elas mesmas oferecem. Elas chegam a trabalhar com completa autonomia, sem nenhuma supervisão humana e em rede com outras máquinas. O artigo ” Qual a eficiência do uso de robôs e inteligência artificial” aprofunda este assunto e apresenta o software mining, tecnologia Simply com foco no empréstimo consignado.

Com a inteligência artificial, bancos são capazes de analisar milhares de algoritmos ao mesmo tempo e conseguem negociar papéis financeiros em alta velocidade, por exemplo. Assim, é possível oferecer taxas menores aos clientes enquanto a qualidade do serviço se mantém, uma vez que o investimento em capital humano vai ficando menor.

O software Atomics é um dos sistemas capazes de fazer com que sua empresa aumente a produtividade, por ser capaz de realizar o tratamento eletrônico de documentos digitalizados com rapidez, automatizando a análise de documentos, feito hoje de forma manual, e reduzindo erros e fraudes da operação da análise de crédito e formalização.

Como usar a inteligência artificial na otimização de seus processos para obter resultados muito mais precisos?

Quando falamos em inteligência artificial, pensamos rapidamente naquele futuro cheio de robôs realizando nosso trabalho. É um futuro cada vez menos distante, graças ao Watson, sistema de inteligência artificial criado pela IBM. O Watson, projetado para compreender e responder à linguagem humana a partir da análise de hipóteses, é capaz de aprender de acordo com a necessidade de seu negócio e poderia ser utilizado em instituições financeiras, hospitais, indústrias e até mesmo no varejo.

Sendo capaz de analisar milhares de publicações ao mesmo tempo, o sistema da IBM tem facilidade em lidar com um grande volume de informações, o que seria fundamental para dar suporte aos profissionais da área na fundamentação de bons diagnósticos.

Em bancos e instituições financeiras, por exemplo, sistemas de inteligência artificial têm sido implementados em áreas como atendimento, treinamento de funcionários e gestão de negócios. Esses softwares já são capazes de “entender” os clientes e de analisar grandes volumes de dados, facilitando o trabalho de gerentes.

Sua grande vantagem é que podem aprender uma multiplicidade de funções em qualquer área do conhecimento e são capazes até mesmo de se tornar melhores, conforme vão sendo utilizados, o que faz com que fiquem cada vez mais precisos na medida em que são usados para uma mesma função, por meio do processo chamado de “machine learning” ou “rede neural” (termo técnico para designar sistemas que aprendem através da própria experiência, desenvolvendo seus comportamentos com base em dados empíricos).

Assim, observamos que a inteligência artificial não só pode como precisa ser incluída nos processos de uma empresa que procura reduzir custos, aumentar a produtividade e investir o capital humano da sua corporação em outras áreas. Essas soluções tornam serviços escaláveis sem que, para isso, novas contratações precisem ser realizadas.

Quer aprender cada vez mais sobre como reduzir custos através da inteligência artificial? Não deixe de assinar a newsletter da Simply. Desenvolvemos e implementamos soluções de tecnologia focadas em aumentar exponencialmente a eficiência e produtividade da sua empresa.

Blog da Simply agora é DigiTips

Siga a Simply:

banner-lateral-ebook-background-check

Artigos relacionados

O que é PWA e quais as suas vantagens?

O que é PWA e quais as suas vantagens?

Qual a melhor saída para conquistar novos clientes e superar a concorrência? Depois de ler o artigo, você saberá o que é PWA, suas vantagens e como utilizar essa tecnologia para melhorar o processo de onboarding.

ler mais
ebook-regua-de-relacionamento

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.