Inteligência Exponencial: o que é e sua importância

31.10.2017
}

 

Escrito por: Caroline Gomes

As tecnologias digitais, hoje, estão modificando vertiginosamente as estruturas e o pensamento no mundo corporativo. Nesse cenário, startups são vendidas por bilhões de dólares e pequenos negócios focados em Tecnologia da Informação superam grandes indústrias.

O que está por trás de todas essas revoluções é a Inteligência Exponencial das novas tecnologias. Esse conceito dá origem às principais disrupções que estão transformando modelos de negócios em todos os segmentos.

Quer saber mais sobre esse novo mundo? Continue conosco.

O conceito

Uma das peculiaridades mais importantes da Inteligência Exponencial é ter criado tecnologias capazes de produzir mudanças em si próprias e no mundo. Em um passado não tão distante, as mãos humanas eram as únicas a produzir tais transformações; atualmente, entretanto, robôs e softwares baseados em inteligência artificial já são capazes de se autoaprimorar.

Esse novo paradigma gera mudanças profundas no mundo corporativo. Negócios e tecnologias não mais progridem de forma linear, mas de maneira exponencial.

Pense em uma pessoa caminhando, cujos passos sigam uma lógica linear de “1,2,3,4,5…”. Agora imagine se essa caminhada fosse realizada a uma progressão exponencial de “1,2,4,8,16,32…”. Enquanto passos lineares percorrem alguns metros, os exponenciais percorreriam o equivalente a quatro voltas ao redor do globo.

ebook-big-techs-banner-conteudo

O pensamento exponencial

Seguindo essa lógica, Klaus M. Schwab, criador do Fórum Econômico Mundial, afirma que as tecnologias que se expandem em velocidade exponencial, como a robótica e a Inteligência Artificial (AI), estão criando a Quarta Revolução Industrial.

Seu argumento se ancora na observação de que, no passado, máquinas industriais geravam produções em escala e seguia-se uma lógica de progresso linear, porém, as tecnologias atuais se expandem exponencialmente, em rede, gerando lucros e resultados assombrosamente maiores.

Nosso mundo atual é global e descentralizado, por isso, o pensamento que o move não poderia se caracterizar mais como local e linear: imagine um membro de uma tribo isolada, por exemplo. Ele só está preocupado com sua subsistência e não sabe do resto do mundo. Já uma pessoa inserida na civilização, no século XXI, mesmo estando no Brasil, sofre consequências do que ocorre na China.

Tragédias, calamidades e guerras do outro lado do mundo afetam ações, que refletem nos preços dos produtos nas prateleiras daqui. E não seria diferente com os reflexos e consequências das tecnologias em todas as partes do globo.

As tecnologias

A Lei de Moore previu, ainda nos anos 1960, que, a cada 24 meses, a capacidade de processamento dos computadores iria dobrar; manteriam-se, no entanto, os mesmos custos de produção.

Como resultado desse crescimento exponencial da capacidade das máquinas, atualmente, temos tecnologias como carros autônomos, robôs e assistentes pessoais baseadas em AI. Além disso, há as manufaturas aditivas, os sistemas preditivos na área médica, a engenharia genética, a nanotecnologia, a biotecnologia, etc.

Dessa forma, novas tecnologias surgem a cada dia, e tecnologias existentes crescem, expandindo não apenas sua capacidade de produção, mas também de atingir mercados diferentes daqueles para o qual foram criadas. Por isso a importância de se dar atenção às tecnologias, tanto as vigentes quanto as emergentes.

Os modelos de negócio

Os modelos de negócios exponenciais partem de uma mentalidade exponencial, e suas projeções são ambiciosas. O Google, por exemplo, se propôs a criar nada menos do que um mecanismo para organização de toda a informação do mundo.

A Kodak, entretanto, inventou a tecnologia de armazenamento digital de fotos em câmeras, mas preferiu manter seu modelo de negócio com fotografia analógica. Essa postura a levou a declarar falência em 2012. Ela não previu que a tecnologia exponencial que criou iria revolucionar o mercado.

Portanto, além de estar atento, é necessário ação. A Inteligência Exponencial é capaz de criar novos negócios, alterar modelos e modificar comportamentos, como já vemos acontecer hoje. Mas além disso, ela também poderá destruir negócios, principalmente aqueles que não se modificarem para receber as novas tecnologias, ou aqueles que insistirem em manter modelos tradicionais arcaicos.

Gostou dessas informações sobre a Inteligência Exponencial? Para ter acesso a mais conteúdos como este, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você recebe, em seu e-mail, as nossas atualizações em primeira mão.

Blog da Simply agora é DigiTips

Siga a Simply:

guia-de-solucoes
ebook-tudo-sobre-dados-2

Artigos relacionados

ebook-tendencias-mercado-financeiro-20230
Página Materiais Gratuitos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.