O que é Microsoft Azure e quais suas aplicações no mercado financeiro?

18.02.2016
}

 

Escrito por: Simply Tecnologia

A Microsoft surpreendeu ao anunciar seu novo sistema de armazenamento, Azure, durante a Conferência de Desenvolvedores Profissionais da Microsoft em 2007. O software é especialmente programado para executar aplicativos e outros serviços, funcionando como sistema de nuvem. O Microsoft Azure serve para que os desenvolvedores de software enviem suas aplicações e possam rodá-las direto pela plataforma, mas traz benefícios para diversos setores da economia. Para saber mais, acompanhe a seguir as informações que separamos para você.

O que é o Microsoft Azure

Azure é uma plataforma de armazenamento e execução de mídias, com vários serviços de nuvem interligados. O software apresenta junção de análise, computação, banco de dados, serviços móveis, rede, armazenamento e Web. A plataforma é voltada para os desenvolvedores de softwares e demais serviços que buscam agilidade, segurança e praticidade para os seus produtos.

VOCÊ SABIA? A Simply usa nuvem Microsoft para fazer a transformação digital da análise de crédito com Inteligência Artificial. Confira o case!

Influências do Microsoft Azure sobre o mercado financeiro

O Azure, com sua versatilidade e bom desempenho, afetou setores que vão para além do ramo do desenvolvimento. O mercado financeiro acabou diretamente impactado pela funcionalidade do sistema da Microsoft.

O principal fator influenciador do mercado é a economia gerada pelo uso de softwares que utilizam Cloud Computing. Usando o Azure, as empresas de tecnologia conseguem ter mais capacidade de expansão de seus produtos, o que significa que podem atender às demandas do mercado financeiro com muita eficiência.

O software ainda permite a execução dos produtos em qualquer lugar, porque é executado em uma rede de data centers que abrange 22 regiões, tornando-o mais eficiente do que os concorrentes. A utilização dos softwares rodados pelo Azure permitirá uma redução de custos e ainda trará ganhos para as Instituições. O sistema de nuvem é seguro e eficiente, podendo ser aplicado com sucesso no mercado financeiro.

Case Banco Brasileiro

Uma grande instituição financeira de Minas Gerais apostou nos serviços de Cloud Computing fornecidos pela Simply, seguindo a tendência dos Bancos para os próximos anos.  Os desafios eram (1) iniciar a operação de venda de cartões em curto prazo, sem o incremento de custos operacionais, e (2) trazer o maior percentual de automação ao processo de análise de documentos.


O S-Works , plataforma para automação de fluxos operacionais e o Atomics, responsável pelo tratamento eletrônico de documentos, permitiu ao Banco analisar eletronicamente todas as propostas, reduzir esforços manuais ( pessoas realocadas para atividades de exceção) e maior velocidade no processo.

A Instituição obteve ganhos de escalabilidade, alto nível de automação e redução de custos. Alcançamos 85% de automação na tipificação de documentos por proposta, ou seja, somente 15% será analisada pelo analista.

Vantagens em se usar o Microsoft Azure

A plataforma da Microsoft trouxe muitas vantagens para o mercado. Algumas delas são:

Abertura a diferentes sistemas

O Azure suporta inúmeros sistemas operacionais, frameworks, dispositivos, programações etc. Assim sendo, não será necessário que o profissional de TI migre de uma tecnologia que já usa e na qual confia, gerando conforto e segurança. Você pode tranquilamente implementar aplicativos ou aplicativos rodados pelo Azure na sua empresa sem precisar adaptar todo o sistema de computadores!

Além disso, diferente de alguns serviços de nuvem, o Azure não exige que você escolha entre o data center ou a nuvem, adaptando-se à TI já existente e diminuindo o custo final das suas aplicações.

Modernização

Estudos recentes nos revelam que as empresas líderes têm uma propensão 71% maior para investir em tecnologia de nuvem. Isso porque essas empresas estão preocupadas em compartilhar dados, conhecimentos e informações. Fazer isso ficou mais fácil com a adoção da computação em nuvem e, agora, com a chegada do Azure.

As empresas que aderem à computação em nuvem, além de receberem informações em escala global, ainda são inovadoras no mercado, tornando-se referência para as demais. Portanto, não tema a evolução: o sistema de nuvem chegou para ficar e o Microsoft Azure é a evolução desse sistema.

Proteção de dados

Algumas empresas e organizações ainda não se renderam aos provedores de nuvem por medo do extravio de dados e informações. O Microsoft Azure chega para desmistificar esse temor, tendo sido o primeiro sistema de nuvem reconhecido pelas autoridades de proteção de informações da União Europeia. A plataforma promete proteção do cliente e segurança.

Conte com uma nuvem confiável

O Microsoft Azure mostra sua eficiência em segurança e desempenho, comprovada pelos seus usuários. Abrangendo desde pequenos projetos ainda em teste até lançamentos globais de produtos, o Azure é uma plataforma projetada para dar suporte a qualquer carga de trabalho. Mais de 57% das empresas da Fortune 500 confiam no Azure, que oferece SLAs de nível empresarial, suporte técnico 24/7 confiável e monitoramento de integridade de serviços 24 horas.

O Azure já é a plataforma escolhida por grandes nomes, como Heineken, Skanska, 3M, Dyson, Paul Smith, Mazda, GE Healthcare, Trek, McKesson, Milliman, Towers Watson, NBC Sports, TVB e muitos outros gigantes do mercado.

Agora você já conhece mais sobre Microsoft Azure e sobre os seus impactos no mercado financeiro. Já experimentou a plataforma? Pretende testá-la? Conte para nós nos comentários

Blog da Simply agora é DigiTips

Siga a Simply:

cenario-de-credito-no-brasil
esg-lateral

Artigos relacionados

O que é PWA e quais as suas vantagens?

O que é PWA e quais as suas vantagens?

Qual a melhor saída para conquistar novos clientes e superar a concorrência? Depois de ler o artigo, você saberá o que é PWA, suas vantagens e como utilizar essa tecnologia para melhorar o processo de onboarding.

ler mais
ebook-tendencias-tecnologicas-2023
gestao-de-riscos-lateral

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.