O atual cenário de crise econômica impacta diretamente a forma com que as pessoas agem em nossa sociedade. Todos os empreendimentos estão se adaptando e o setor bancário não poderia ficar de fora.

A busca pela redução de custos e maximização de lucros é essencial para um bom desempenho econômico e financeiro dessas instituições. Dessa forma, a todo momento são desenvolvidas ferramentas e possibilidades a fim de atingir tal objetivo.

A utilização da tecnologia OCR é um dos principais fatores que favorecem a redução de despesas e o aumento da produtividade de seus usuários, especialmente quando combinada com a Tecnologia de inteligência artificial. Por ser um pouco recente, alguns profissionais do mercado financeiro ainda não a conhecem, mas, se você quer aprender um pouco mais sobre o assunto, continue a leitura deste post!

Entenda o que é a tecnologia OCR

O Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR) ― da língua inglesa, Optical Character Recognition ― é uma ferramenta que reconhece letras e números em um documento impresso, por meio de seu escaneamento, e os transforma em um arquivo digital.

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A tecnologia basicamente permite a conversão de documentos diversos, como arquivos em PDF, imagens captadas por câmera digital, papéis escaneados, entre outros, em dados que o usuário poderá pesquisar e editar através de um computador ou dispositivo similar. Ele transforma a imagem obtida em um conteúdo legível e editável de letras, palavras ou frases — similar ao que estava no documento original.

Conheça os benefícios do OCR

Aumento de produtividade

O uso do OCR tem papel fundamental na otimização e melhoria dos processos realizados em um banco. Ao digitalizar tais documentos, o OCR facilita a sua utilização, já que, agora, será possível utilizá-los de maneiras anteriormente impossíveis, como comparar informações automaticamente e identificar documentos.

É possível também procurar por palavras-chave, extrair as informações para preenchimento de um formulário do sistema legado, além de dinamizar e facilitar o acesso a esses documentos, já que esses arquivos podem ser enviados e publicados digitalmente.

Ao melhorar a circulação de informações, o OCR aumenta a agilidade dos processos realizados por sua equipe.

Mais eficiência

Os profissionais que trabalham em um banco estão constantemente sob pressão e em busca de resultados positivos. Em seu dia a dia profissional, eles não podem cometer erros como de digitação, por exemplo, pois toda uma estrutura empresarial depende de seu desempenho.

A inconstância e a imprevisibilidade do volume de informações e de propostas disponíveis em um banco exigem que toda a sua equipe esteja sempre preparada e tenha a tecnologia como aliada para os momentos de picos.

Ao utilizar a tecnologia OCR, é possível extrair informações como ― como endereços, nome, taxas e números dos documentos ― com extrema rapidez. Um exemplo é a utilização do OCR para extrair as informações de uma Nota Fiscal ou de um documento na abertura de uma conta digital. Dessa maneira, as atividades empresariais existentes em uma instituição financeira ganham em eficiência.

Serviço mais rentável

A famosa frase de Benjamin Franklin, “tempo é dinheiro”, é conhecida por todos e ainda dita muitas tendências em nossa sociedade. Nas atividades bancárias, gastar menos tempo ao realizar uma atividade significa que menos recursos financeiros e profissionais foram utilizados. Portanto, há um aumento de rentabilidade em sua estrutura empresarial.

Vale lembrar que, ao dinamizar e aprimorar as rotinas existentes no dia a dia de trabalho, ocorre uma redução no desgaste e no estresse de seus funcionários. Utilizando a tecnologia OCR, um gestor de banco aumenta a produtividade diária de sua equipe, dessa forma, torna seu serviço mais rentável, ágil e eficiente!

Segurança da informação

A digitalização de documentos melhora o desempenho de todos os ramos de atuação de seu banco, e a segurança, fator primordial para todos, não é deixada de lado. O armazenamento digital é crucial para a criação de cópias de segurança de arquivos e documentos importantes.

Desse modo, caso haja uma perda de documentos físicos, basta utilizar essas cópias para que o processo produtivo de seu estabelecimento não seja interrompido. Logo, evita-se o desperdício de tempo e de dinheiro em atividades relacionadas à recuperação dessas informações.

Sistema em nuvem

Ao utilizar a tecnologia OCR na nuvem, um gestor de banco pode acessar todos os benefícios existentes do sistema em nuvem, que facilita a escalabilidade da operação.

Além do mais, elimina-se a necessidade da existência de grandes servidores em seu local de trabalho, consequentemente, quando a empresa receber um volume alto de documentos, o sistema irá alocar momentaneamente novas máquinas para o processamento.

Usar tal sistema indica que sua empresa está conectada com o que há de mais moderno e eficiente no mercado profissional, dessa forma, seu cliente tem a certeza de que o serviço prestado será de extrema qualidade!

Gestão de informações

Utilizar a tecnologia OCR significa ter o controle total sobre onde encontrar as informações vitais para o funcionamento do seu banco. Por meio desse software, fica mais fácil localizar um documento ou registro, evitando-se a necessidade de delegar a função de encontrar esses papéis a algum outro funcionário.

Portanto, tal ferramenta possibilita que todos possam realocar seus esforços para as atividades que são mais exigentes e importantes, o que acarreta a diminuição dos custos e das ocorrências de extravio de documentos.

Preservação do meio ambiente

Por se tratar de uma tecnologia digital, o OCR evita o acúmulo interminável de papéis por parte de seus usuários. Antigos e desnecessários arquivos podem ser substituídos por simples servidores para armazenar tais documentos.

Ao adotar o uso do OCR, um gestor de banco pode conciliar conceitos financeiros com a consciência ecológica, já que o uso de papéis será reduzido drasticamente.

Dessa forma, é preciso que todos os profissionais do mercado financeiro estejam antenados e atualizados quanto ao desenvolvimento de tecnologias, como o OCR, para que suas instituições possam progredir de uma maneira ecologicamente correta.

Aplicado ao Mercado Financeiro

O mercado financeiro utiliza o OCR combinado como a inteligência artificial para identificar e validar os documentos utilizados na abertura de conta, empréstimos e também pode ser utilizado para agilizar a extração das informações das Notas Fiscais.

Procure se informar sobre uma boa empresa desenvolvedora de soluções diferenciadas para o mercado de trabalho. Leia blogs e e-books sobre o assunto e fique por dentro de tudo que há de mais moderno nesse setor.

Existem inúmeras formas de aprimorar as atividades de um banco visando à redução de custos, e a tecnologia OCR é uma delas! O uso de tecnologias inovadoras, como essa, já é uma realidade de fácil acesso no mercado financeiro brasileiro e mundial.

Descobriu a importância do OCR? Tem algum comentário ou dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário no espaço abaixo!

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