Onboarding Digital: o que é e como impacta os processos bancários

12.09.2017
}

 

Escrito por: Simply Tecnologia

O mundo mudou e os bancos também. A tecnologia invadiu o cotidiano das pessoas e agora é parte fundamental nos processos comerciais. Para se adaptar, os bancos têm investido no Onboarding Digital.

Quer entender mais sobre isso e saber qual é o impacto do Onboarding Digital nos processos bancários? Então continue a leitura!

Confira o que você vai encontrar:

  1. O que é Onboarding Digital
  2. Como funciona
  3. Qual é o impacto nos processos bancários
  4. Por que esse é o futuro do setor bancário
  5. Onboarding Digital na prática

O que é Onboarding Digital?

Onboarding é uma expressão do mundo financeiro que trata da captura de clientes para determinado serviço ou produto. O Onboarding Digital é a transformação digital dos processos de cadastro e onboarding de novos clientes. Em outras palavras, trata-se da aplicação de tecnologias no processo de onboarding, com o objetivo de melhorar a experiência do cliente e a eficiência operacional, desde a captura de informações até a análise completa dos dados e documentos.

Esse processo traz uma revolução para o setor bancário, fazendo com que todo o processo de captura, adesão, formalização e aprovação do cliente seja feito de forma digital, ou seja, por meio da internet ou de um aplicativo. Além disso, pode ser aplicado em outras operações como: abertura de contas, cadastro de cartão, empréstimo consignado, atualização cadastral entre outros.

Como funciona?

O Onboarding Digital tem início na captura dos dados dos clientes. Utiliza-se aplicativos para telefones e tabletes ou através do computador. Após o cliente enviar todos os dados e documentos, inicia-se o processo de análise documental e conferência de informações. Sem o Onboarding Digital, esse processo é 100% manual.

Após a análise dos documentos, inicia-se as conferências automáticas de acordo com as regras de negócio. Algumas conferências são simples, como verificar se o nome do documento de identificação corresponde ao nome inserido na captura ou a outro documento enviado (como comprovante de residência, por exemplo). Nos cadastros de operações complexas, a análise de risco e fraude, PLD (Prevenção à Lavagem de Dinheiro) e KYC (Know Your Customer) fazem parte do processo.

ebook-big-techs-banner-conteudo

O objetivo final da análise é verificar se a pessoa é apta ou não a abrir uma conta bancária ou pedir um empréstimo, por exemplo.

Qual é o impacto nos processos bancários?

Não há como nos enganarmos: a tecnologia mudou o mundo e a forma como as pessoas vivem, e os bancos têm que se adaptar aos novos padrões de comportamento dos clientes. A solução para isso é o Onboarding Digital.

Com essa nova ferramenta os bancos ganham em produtividade, automação, redução de funcionários e reconhecimento de documentos feitos de forma eletrônica. Além disso, é possível aumentar a fidelização de clientes por meio da criação de um ambiente que garanta uma boa experiência ao usuário.

Como foi dito, esse é o futuro do setor bancário, e é necessário que os colaboradores estejam preparados para as novas formas de comunicação com o cliente. De um lado temos a extinção de antigos problemas de deslocamento do cliente, filas e espera no atendimento. Por outro, é necessária a adequação da comunicação por meios digitais de atendimento para que o cliente tenha comodidade, segurança e transparência nos processos.

O Onboarding Digital traz para a realidade o Everyday Bank, ou seja, o banco não limita mais ao seu funcionamento comercial: deve funcionar de forma a estar presente no cotidiano de seus clientes. Por meio dos canais digitais as consultas, a contratação de serviços e as transações financeiras estarão disponíveis 24 horas por dia.

Mas por que esse é o futuro do setor bancário?

A tecnologia mudou a forma como as pessoas se relacionam comercialmente em diversos segmentos, e nas suas relações bancárias não será diferente. Agora os bancos começam a ter função consultiva e não necessitam tanto de contatos físicos.

O uso de dispositivos móveis no Brasil possui números significativos, são mais de 230 milhões de smartphones. Em relação ao acesso à internet, 97% dos brasileiros usam celulares para acessar. Os outros dispositivos utilizados são respectivamente notebooks, com 43% de possibilidade de acesso, computadores de mesa com 30% e, por último, consoles de vídeo games, que respondem por 9%. A soma da pesquisa não é 100%, pois cada entrevistado pode responder mais de uma alternativa.*

*Segundo estudo do IBOPE, com base nos dados do CETIC.BR.

Temos que encarar que o processo de consumo mudou e as estatísticas mostram que 93% dos processos de compra se iniciam com buscas na internet, ou seja, vendedores agora não são os que fazem publicidade de seus produtos, e sim os consultores no processo de tomada de decisão.

Trazendo isso para o cenário bancário, o mobile banking, com crescimento de 24% e alta de cerca de 80%, já é 2 vezes mais relevante que o internet banking.

Como vimos, as interações bancárias sofreram grandes mudanças e os bancos estão tendo que se adaptar as tecnologias. Nesse novo cenário o investimento no Onboarding Digital torna-se imprescindível e traz inúmeros benefícios aos processos bancários. Quer saber como construir uma jornada de transformação de sucesso? Baixe nosso ebook!

Onboarding Digital na prática

Sabemos que aderir à novas tecnologias nem sempre é simples para o mercado bancário. Por isso, é importante você contar com um parceiro experiente no mercado e nas soluções oferecidas. A Simply é uma empresa de tecnologia com foco na transformação digital dos processos de onboarding de clientes.

Confira neste ebook as 5 melhores práticas de onboarding que sua instituição financeira deve adotar para otimizar a eficiência das suas operações e elevar a satisfação do seu público.

Com especialistas no processo de Onboarding Digital e o apoio de tecnologias avançadas, possui um conjunto de soluções para serem aplicadas em seu negócio e garantir que sua empresa seja mais competitiva e eficaz com um processo digital de ponta à ponta.

Quer saber como transformar suas operações e aumentar sua eficiência operacional? Fale com um de nossos consultores!

Blog da Simply agora é DigiTips

Siga a Simply:

transformacao-digital-setor-financeiro-lateral
ebook-regua-de-relacionamento

Artigos relacionados

O que é PWA e quais as suas vantagens?

O que é PWA e quais as suas vantagens?

Qual a melhor saída para conquistar novos clientes e superar a concorrência? Depois de ler o artigo, você saberá o que é PWA, suas vantagens e como utilizar essa tecnologia para melhorar o processo de onboarding.

ler mais
infografico pmo na era digital
ebook-regua-de-relacionamento

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.