O mundo mudou e os bancos também. A tecnologia invadiu o cotidiano das pessoas e agora é parte fundamental nos processos comerciais. Para se adaptar, os bancos têm investido no Onboarding Digital.

Quer entender mais sobre isso e saber qual é o impacto do Onboarding Digital nos processos bancários? Então continue a leitura deste post!

O que é Onboarding Digital?

Onboarding é uma expressão do mundo financeiro que trata da captura de clientes para determinado serviço ou produto. O Onboarding Digital traz uma revolução para o setor bancário, fazendo com que todo o processo de captura, adesão, formalização e aprovação do cliente seja feito de forma digital, ou seja, por meio da internet ou de um aplicativo.

Qual é o impacto nos processos bancários?

Não há como nos enganarmos: a tecnologia mudou o mundo e a forma como as pessoas vivem, e os bancos têm que se adaptar aos novos padrões de comportamento dos clientes. A solução para isso é o Onboarding Digital.

Com essa nova ferramenta os bancos ganham em produtividade, automação, redução de funcionários e reconhecimento de documentos feitos de forma eletrônica. Além disso, é possível aumentar a fidelização de clientes por meio da criação de um ambiente que garanta uma boa experiência ao usuário.

Como foi dito, esse é o futuro do setor bancário, e é necessário que os colaboradores estejam preparados para as novas formas de comunicação com o cliente. De um lado temos a extinção de antigos problemas de deslocamento do cliente, filas e espera no atendimento. Por outro, é necessária a adequação da comunicação por meios digitais de atendimento para que o cliente tenha comodidade, segurança e transparência nos processos.

O Onboarding Digital traz para a realidade o Everyday Bank, ou seja, o banco não limita mais ao seu funcionamento comercial: deve funcionar de forma a estar presente no cotidiano de seus clientes. Por meio dos canais digitais as consultas, a contratação de serviços e as transações financeiras estarão disponíveis 24 horas por dia.

Mas por que esse é o futuro do setor bancário?

A tecnologia mudou a forma como as pessoas se relacionam comercialmente em diversos segmentos, e nas suas relações bancárias não será diferente. Agora os bancos começam a ter função consultiva e não necessitam tanto de contatos físicos.

O uso de dispositivos móveis no Brasil possui números significativos, e a estimativa é que nesse ano mais de 70 milhões de pessoas estejam utilizando smartphones em seu dia a dia. Em relação ao acesso à internet, o número de pessoas que acessam a partir dos celulares subiu de 40% para 66%, enquanto o uso a partir de computadores caiu de 85% para 71%.

Temos que encarar que o processo de consumo mudou e as estatísticas mostram que 93% dos processos de compra se iniciam com buscas na internet, ou seja, vendedores agora não são os que fazem publicidade de seus produtos, e sim os consultores no processo de tomada de decisão.

Trazendo isso para o cenário bancário, houve um aumento de 209% no uso do mobile banking para transações financeiras.

Como vimos, as interações bancárias sofreram grandes mudanças e os bancos estão tendo que se adaptar as tecnologias. Nesse novo cenário o Onboarding Digital traz inúmeros benefícios aos processos bancários.

Onboarding Digital na prática

Sabemos que aderir à novas tecnologias nem sempre é simples para o mercado bancário. Pois isso, soluções que simplificam a entrada dos bancos no mundo digital é essencial. Pensando nisso, a Simply criou o seu Onboarding Digital, uma combinação de vários produtos (captura, automação de consultas, automação de fluxos, e mais) que permitem, de forma simples, criar um processo digital de ponta à ponta para instituições de diversos portes.

Podemos esclarecer mais alguma dúvida a respeito desse serviço? Deixe seu comentário, ou entre em contato!

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