Big Data Analytics para o setor financeiro

13.04.2016
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Escrito por: Simply Tecnologia

O processo de coleta, análise e extração de informações contidas em dados brutos está mais avançado do que nunca. Isso tudo é devido a Big Data Analytics, que vem ganhando um notável espaço dentro de empresas. Seu grande mérito em fazer com que organizações de todos os tipos tomem decisões baseadas em dados, e não em opiniões subjetivas, tem tornado a sua adoção e utilização cada vez mais indispensáveis.

Tratando-se de um novo conceito em análise de dados, as soluções de Big Data Analytics vêm sendo utilizadas como importantes aliadas no aperfeiçoamento da gestão, além da identificação de tendências de mercado, de novas oportunidades de negócios e de falhas em processos internos.

Um dos setores que mais vem se beneficiando das soluções de Big Data Analytics é o financeiro. Entenda o porquê neste artigo.

Big Data e o empoderamento de Business Intelligence

Conhecer profundamente o negócio e dominar todas as suas instâncias é crucial para que o gestor de BI desenvolva uma boa administração. Aliando isso às tomadas de decisão norteadas pelos dados, sua gestão é potencializada. As ferramentas de Big Data Analytics, que coletam e analisam volumes gigantescos de “material bruto”, são capazes de cruzar os mais variados tipos de dados estruturados e não estruturados, oriundos de fontes distintas – como sistemas de análise de crédito, histórico de contas e sensores de movimento de bancos – e correlacionar padrões de informações a respeito da adoção de um determinado serviço bancário por parte dos clientes, por exemplo.

De posse desses dados e do domínio do negócio, o gestor de BI terá muito mais precisão nas tomadas de decisão para oferecer serviços precisos e segmentados para cada perfil de cliente.

Big Data Analytics e o mercado financeiro

Big Data Analytcs trouxe agilidade e precisão a diversos setores dentro das organizações, e um dos mais beneficiados foi o financeiro. Podemos citar como ótimo exemplo o setor bancário. As rotinas que podem ser aperfeiçoadas dentro desse mercado por meio das ferramentas de análise de dados são muitas!


Todos os bancos trabalham com consideráveis taxas de variação no número de clientes. Por que eles abandonaram o serviço? Em qual período? Qual a faixa etária deles? Qual o histórico de gastos e utilização de serviços? O que eles estão comentando a respeito do serviço bancário nas redes sociais? O que e como pode ser melhorado?

São muitas perguntas para resolver um problema, e a especialidade de Big Data Analytics é exatamente essa: cruzar montantes de dados, de fontes variadas, e identificar padrões ocultos a fim de expor possibilidades de correção de práticas e novos negócios.

Big Data Analytics e a otimização da experiência com o cliente

Big Data Analytics permite aos gestores entenderem as necessidades dos clientes, podendo direcionar soluções de forma assertiva. Um ótimo exemplo disso é o case do Bank of America. Por meio da implementação de uma robusta estrutura de Big Data Analytcs, o banco otimizou a performance do tempo de cálculo de dados de 96 horas para somente 4, aumentando seu processamento em 3 vezes.

Como resultado, foi possível identificar contas de alto risco previamente e, com base nas transações, verificar quais clientes poderiam ter um cartão de crédito ou um empréstimo hipotecário do qual pudessem se beneficiar futuramente, apresentando as ofertas por meio dos canais de atendimento.

Cases de sucesso

O uso de Big Data Analytics já resultou em alguns notáveis casos de sucesso. O Oversea-Chinese Banking Corporation (OCBC) – um dos mais tradicionais bancos da Ásia – implementou uma estrutura analítica completa para analisar todo o histórico de seus clientes. Com base nestes dados e por meio da projeção de uma estratégia de marketing direcionada em todos os canais de comunicação da empresa – como e-mail, SACs, terminais de autoatendimento e mensagens de texto –, o banco conseguiu triplicar os dígitos nas métricas de atendimento. Isso gerou um aumento de 45% nas conversões e de 60% nas vendas cruzadas, aumentando a receita das campanhas em 400% e, conseqüentemente, conseguindo um ROI (retorno sobre investimento) positivo em apenas 18 meses.

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Este é um guest post da Hekima, empresa especialista no assunto.  

A Hekima fornece soluções customizadas de Big Data Analitcs e o melhor serviço de apoio na detecção da inteligência por trás de dados.

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2 Comentários

  1. Paulo Cesar

    Muito bom!! Parabéns pela publicação.

    Responder
  2. Ana Paula I Moura

    Excelente publicação.

    Responder

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