Você sabe qual é o perfil do consumidor na era digital? Veja!

03.10.2018
}

 

Escrito por: Simply Tecnologia

Definir o perfil do consumidor na era digital nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, as mudanças nas preferências acontecem cada vez mais rápido. As inovações que se apresentam de forma constante nos ajudam a entender por que isso ocorre.

Na busca por mapear o comportamento do consumidor, várias designações foram criadas. Uma delas é a millennials, grupo que engloba pessoas nascidas entre 1979 e 1995 e tem como característica principal a procura constante por informações, utilizando a internet como principal fonte para essa atividade.

Para que você consiga entender, de fato, qual é o perfil do consumidor na era digital, reunimos as principais características presentes em seu comportamento. Descubra quais são acompanhando os tópicos abaixo!

Quais as principais características do consumidor na era digital?

As principais características do comportamento desse público são:

Relacionamento com a marca

O consumidor da era digital compra cada vez menos “por comprar” e busca soluções e experiências mais completas. Por esse motivo, é natural que, ao encontrar uma marca capaz de proporcionar tudo isso, ele permaneça fiel a ela.

Essa busca por um maior relacionamento com a marca também está ligada à agilidade que a internet exige. Mesmo que pesquisar empresas que vendem o produto X não seja uma atividade difícil, muitas vezes, se perde horas nesse processo devido à imensidão de opções existentes.

ebook-machine-learning

Sendo assim, ao encontrar uma marca que proporciona uma boa experiência, o consumidor estabelece uma espécie de atalho seguro, podendo ir e voltar quando quiser e com a certeza ou, no mínimo, com uma tendência maior de confiar naquela empresa.

Exigências maiores

Diante de tantas opções oferecidas e pela busca de um consumo mais consciente, ambos fatores já mencionados no tópico acima, é fácil perceber que uma das principais características presentes no perfil do consumidor na era digital é um grau de exigência maior.

E ser mais exigente não é nem de longe um defeito, pelo contrário, é um mecanismo de defesa capaz de guiar o consumidor para encontrar as melhores opções dentro de um mercado vasto de alternativas.

Consequência de um acesso facilitado

Nunca se teve tanta facilidade para acessar informações como hoje. Esse acesso facilitado mostra que, diante dos pilares da transformação digital, o consumidor passou a ser um buscador constante, ou seja, alguém que está sempre à procura das melhores opções de consumo.

E, quando falamos em acesso facilitado, estamos falando na possibilidade de se conectar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O comércio físico, muitas vezes, perde com isso, mas, na era digital, essa é uma limitação que praticamente não existe, pois sites e redes sociais da empresa continuarão sendo acessados, mesmo fora do horário comercial.

Qual a importância de se adaptar a esse perfil?

As empresas que quiserem atender às diversas exigências do consumidor moderno precisam entender e se adaptar a esse perfil. É o grande desafio da era digital.

Logo, não basta somente estar na internet, é preciso ter uma presença online consistente e capaz de gerar engajamento com a marca.

Mais do que ser encontrado facilmente, é preciso ser lembrado, especialmente pela capacidade de gerar uma ótima experiência. Além de oferecer um preço competitivo, é preciso entregar o melhor produto ou serviço e, sempre que possível, um algo a mais.

Todos esses detalhes fazem a diferença para que a empresa se adapte, se torne realmente eficiente para proporcionar a melhor experiência possível para os seus clientes e, junto a isso, demonstre estar conectada com as principais tendências digitais.

As dicas deste post permitiram a você entender melhor qual é o perfil do consumidor na era digital. Com certeza, esse conhecimento fará a diferença na elaboração de uma estratégia vencedora e capaz de alavancar os seus negócios.

Diante disso, que tal ajudar outras pessoas a terem acesso a essas informações tão relevantes? É simples e rápido, basta compartilhar o post nas redes sociais!

Blog da Simply agora é DigiTips

Siga a Simply:

eboo-tudo-sobre-dados
tendencias-tecnologicas-2022-lateral

Artigos relacionados

O que é PWA e quais as suas vantagens?

O que é PWA e quais as suas vantagens?

Qual a melhor saída para conquistar novos clientes e superar a concorrência? Depois de ler o artigo, você saberá o que é PWA, suas vantagens e como utilizar essa tecnologia para melhorar o processo de onboarding.

ler mais
esg-lateral
ebook-fraudes-no-onboarding-lateral

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.