Processos e fluxos: importância da tecnologia para o aumento da produtividade

23.01.2017
}

 

Escrito por: Simply Tecnologia

Quem atua no mercado financeiro tem que gerenciar pressões constantes e crescentes com relação a redução de custos e aumento de produtividade. Uma das principais formas de colocar isso em prática é por meio do incremento de ferramentas tecnológicas no dia a dia dos processos e fluxos de trabalho.

Mas como aplicar a tecnologia para o aumento da produtividade? Quais são seus impactos para a agilidade dos processos? Confira as respostas para essas e outras perguntas neste post!

Como a tecnologia pode reduzir custos

Uma das principais formas pelas quais a tecnologia ajuda a reduzir custos é a geração e visualização de informações importantes para a estrutura organizacional de forma automatizada. Ao mapear fluxos (lineares, funcionais etc.) e processos produtivos, é possível verificar onde estão os gargalos de uma instituição, seus pontos fortes, o tempo gasto com cada tarefa, entre outras métricas.

Por meio da digitalização de processos, fica mais fácil mensurar os resultados e obter relatórios em tempo real, com informações precisas e confiáveis, o que contribui para análises mais atualizadas e para tomadas de decisão mais relevantes. Decisões estratégicas e soluções ágeis reduzem custos, evitam prejuízos e otimizam rendimentos!

Tecnologia e mercado financeiro: uma relação improvável

O mercado financeiro tem absorvido bastante tecnologia para o aumento de produtividade de maneiras cada vez mais improvável. Ferramentas como a tecnologia blockchain, por exemplo, que possibilitou a popularização de moedas como o Bitcoin, trazem mais segurança às transações no meio digital, reduzem os custos de verificação e o risco de fraudes, além de aumentar a agilidade de processos financeiros (por meio de tecnologias como o S-Works, por exemplo).

O cloud computing também é outra tecnologia que tem revolucionado a gestão de processos no mercado financeiro. Armazenar dados na nuvem contribui para a segurança das informações, já que são feitos backups automáticos de transações, documentos, processos e outras atividades.

ebook-regua-de-relacionamento

Além disso, a nuvem permite maior escalabilidade da operação e mobilidade de seus operadores, que podem acessar essas informações de qualquer lugar, desde que conectados à internet, o que gera também maior eficiência e produtividade.

Aumento da produtividade por meio de inovações tecnológicas

A produtividade é sempre associada ao desenvolvimento de inovações tecnológicas. Na análise de métricas referentes a produtos e processos, há a possibilidade de redesenhar fluxos de documentos, tarefas e funções dos colaboradores, bem como automatizar atividades mais rotineiras, sempre com o objetivo de aumentar a eficiência na empresa.

Além disso, é possível utilizar inovações em ramos ainda mais inusitados do mercado, de forma a contribuir para a produtividade de sua organização.

Por exemplo, a chamada Internet das Coisas (IoT) pode ser utilizada na mitigação de riscos em instituições que trabalham com seguros, já que a interação digital em tempo real com clientes e seus bens físicos pode ser aplicada para a geração de apólices pay per use, com segmentação maior de mercado, avaliações de risco mais realistas e, consequentemente, maiores rendimentos para a seguradora.

E você? Como tem buscado o aumento da produtividade em sua empresa? Se você achou que essas dicas foram valiosas, compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais!

Blog da Simply agora é DigiTips

Siga a Simply:

guia-de-solucoes
cenario-de-credito-no-brasil

Artigos relacionados

Premiação Ideia ABBC aproxima Bancos e Fintechs

Premiação Ideia ABBC aproxima Bancos e Fintechs

A ABBC (Associação Brasileira de Bancos), realizou no dia 21/11 o evento Ideia ABBC como o intuito de aproximar as Fintechs e os Bancos,  além divulgar e reconhecer as soluções inovadoras na área da tecnologia bancária. A comissão julgadora do prêmio possuía...

ler mais
guia-de-solucoes
ebook-regua-de-relacionamento

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.