Em que mundo você vive? Certamente não é o mesmo em que vivia há 20 anos. E seus clientes também não! Vivemos em um mundo dinâmico, interativo e com uma necessidade cada vez maior de satisfazer clientes e garantir a fidelização.

O que você precisa saber para prestar um bom atendimento hoje? É isso que mostraremos neste post. Acompanhe!

Entenda quem é seu cliente

O estereótipo do cliente de uma instituição financeira mudou muito, assim como o de muitas outras áreas. Para essa nova geração, tempo não se conta: se multiplica em diversas tarefas simultâneas. Custos não se calculam: simplesmente são dizimados. Eles querem o mais prático, o mais direto, com o menor custo. São os chamados clientes millenials.

Esse é o motivo do crescente surgimento de bancos digitais. Vivemos a era da informação, em que, antes mesmo de entrar em contato com você, o cliente já sabe o que quer e precisa. Ele quer satisfazer suas necessidades e desejos porque entende bem quais elas são. E você também precisa entender.

Selecionamos no artigo  9 caracteristicas para satisfazer dos clientes Millennials, as características dos clientes do mundo digital, como por exemplo o fato de estarem conectados o tempo todo, buscarem flexibilidade e o desapego com as instituições financeiras.

Entenda a importância dessa geração para o seu negócio

Já observou que, para construir uma casa, leva-se meses, mas, para derrubá-la, pode-se levar poucos dias? De modo similar, a reputação de uma empresa, alicerçada na satisfação de seus clientes, demora para ser erguida, mas pode cair em pouquíssimo tempo.

ebook-fintechs

Segundo Philip Kotler, um dos gurus do Marketing Digital, um cliente insatisfeito conta para 11 pessoas sobre o que aconteceu com ele. Mas isso foi dito em uma época em que as redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea não dominavam as comunicações humanas. Por isso, é vital dar atenção à satisfação dos clientes que chegam à sua instituição.

Mas, se houver reclamações, não desista do cliente: lembre-se de que ele já é seu cliente, sendo mais fácil trazê-lo de volta do que convencer um novo cliente a iniciar um relacionamento.

Passos importantes para satisfazer clientes millenials

Mas então, o que fazer para conquistar esse cliente? E mais importante: o que fazer para manter sua fidelização para com a empresa? Veja quatro dicas que podem ser muito úteis:

1. Entenda a necessidade do cliente

Entender as necessidades do seu cliente vai além de saber quem ele é, quais seus contatos, ou, ainda, o quanto ele quer investir em sua instituição. Entenda como ele organiza a vida dele, quais seus projetos e o que ele realmente espera dos seus serviços.

Faça pesquisas online, por telefone, através de aplicativos. Interaja com seu cliente e guarde o máximo das informações fornecidas. Tenha um perfil claro para que saiba realmente o que pode fazer por ele.

2. Vá além do “feijão com arroz”

Bem, se você entendeu o que seu cliente precisa, provavelmente discerniu que precisa ir sempre além. Simplesmente ser atendido não é suficiente. Seu cliente precisa de solução!

Tenha uma equipe realmente capacitada para captar o problema, encontrar uma solução prática e implantá-la para seu cliente. Supere as expectativas, conquiste a confiança de seu cliente por oferecer o melhor em qualidade e resultados. E seja sempre cordial em todos os contatos.

3. Fique atento às tendências

Para oferecer o melhor, você precisa ficar atento às novidades do mercado. Fique de olho nas tendências, analise possibilidades que pode adquirir, desenvolver, explorar. No mundo digital, cada dia é uma surpresa. Há sempre inovações surgindo, como os dispositivos de pagamento móvel. Pense sempre em soluções que tornem a vida de seu cliente mais simples, prática e satisfatória.

4. Fale com seu cliente

Para conversar com seu cliente digital, você precisa conhecer as melhores formas de contatá-lo. Faça um mapeamento para saber como seus clientes podem — e preferem — entrar em contato com você. Certifique-se de que esses canais são suficientes para atendê-los com qualidade, sempre com a estrutura para solucionar problemas, não apenas recebê-los.

Hoje em dia, o uso de redes sociais e compartilhamento de informações e ideias tem se mostrado muito útil. Permite definir, sem altos custos, uma relação com seus clientes e abre uma porta larga para a comunicação direta.

Satisfazer clientes não é tão fácil, mas é plenamente possível. Faça seu melhor, afinal, o cliente é fundamental para a existência de qualquer empresa.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais!

Cadastre-se

RECEBA AS NOVIDADES SOBRE TECNOLOGIA E MERCADO BANCÁRIO