Como as tecnologias exponenciais impactam os negócios

22.01.2018
}

 

Escrito por: Simply Tecnologia

Os desafios de produção cada vez mais complexos e a necessidade de inovar sempre mostram que os negócios precisam ter soluções para atender ao impacto que essas mudanças causam no dia a dia. Nesse cenário, as chamadas tecnologias exponenciais ganham espaço devido à ampla capacidade que elas têm não só de otimizar o trabalho, mas também de revolucionar a maneira como ele vem sendo feito atualmente.

Podemos definir tecnologia exponencial como aquelas que estão ligadas aos conceitos da Lei de Moore, que diz que a cada dois anos a quantidade de transistores nos circuitos integrados é duplicada. Isso demonstra a necessidade de produzir em larga escala e, ao mesmo tempo, tornar essa produção mais automatizada, o que possibilita crescer exponencialmente em termos de alcance e conseguir preços competitivos com base nesse mesmo conceito.

Para ajudar você a entender como essas tecnologias podem ser aplicadas no seu negócio e também detalhar mais sobre o funcionamento delas, listamos uma série de dicas que vão ajudar você a conhecer um pouco mais sobre esse processo tão importante para o comportamento do mercado.

Desenvolvimento tecnológico facilita a competitividade

Tecnologias consideradas comuns hoje, como celular e computador, quando foram inventadas tiveram um grande custo. As primeiras empresas que adquiriram esses equipamentos eram grandes corporações com capacidade financeira para fazer esses investimentos.

Com o passar do tempo, essa tecnologia ficou barata a ponto de qualquer empresa, independentemente do tamanho, poder contar com excelentes equipamentos para usar em suas atividades.

Esse simples exemplo mostra como uma tecnologia exponencial funciona e também demonstra como, aos poucos, ela vai facilitando a vida dos empreendedores. Hoje podemos dizer até que ela favorece uma competitividade mais justa entre empresas de portes diferentes.

ebook-regua-de-relacionamento

A digitalização como fator essencial

Atualmente vemos como é fácil transmitir uma mensagem para qualquer pessoa do mundo, seja por e-mail, redes sociais ou aplicativos. Contamos também com um vasto crescimento de produtos digitais, tais como livros, cursos, entre outros.

Esse processo de digitalização tornou-se um fator essencial e só foi possível graças à criação de tecnologias exponenciais que permitiram que isso acontecesse. Os antigos álbuns de foto foram substituídos pelo Instagram, os grandes arquivos de documentos físicos foram trocados por um servidor que permite arquivá-los na nuvem e até mesmo muitas reuniões presenciais foram trocadas por videoconferências.

Mais uma vez, é importante ressaltar que além de revolucionário, esse tipo de tecnologia é acessível a todos, o que torna o gerenciamento e a execução das atividades algo mais simples de ser realizado, além de otimizar custos e facilitar a produção.

Alguns conceitos, apesar de mais antigos, encontram-se nesse momento sob uma produção mais ampla, o que possibilita o seu crescimento e popularização. Já outros mais novos, se veem saindo da teoria para ir para o campo prático a fim de mostrar a que vieram. Para elucidar um pouco mais sobre isso, listamos algumas tecnologias exponenciais muito importantes e que já estão impactando o mercado de forma positiva.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial já vem ganhando atenção há muito tempo, os filmes e a literatura inclusive contribuíram para isso. Mas em relação aos negócios, podemos dizer que uso dessa tecnologia já é realidade.

No Brasil, o começo foi com grandes corporações como instituições bancárias e grandes fábricas. Mas isso vem mudando com o surgimento de empresas especializadas na oferta desse tipo de ferramenta, o que facilita para que a inteligência artificial possa chegar até pequenos e médios negócios.

Em relação aos benefícios que a tecnologia oferece estão o aumento das vendas, a facilitação do processo de compra pelo cliente, a melhoria da experiência com base no perfil do consumidor, assim como uma maior retenção deles.

A grande expectativa é que as empresas possam qualificar esse processo ainda mais, conseguindo se antecipar às necessidades do cliente utilizando-se dessa tecnologia, capaz de interpretar dados e potencializar a criação de produtos e serviços totalmente customizados.

Blockchain

Para explicar um pouco mais sobre o Blockchain, imagine a seguinte situação: você tem várias atividades-chave da empresa, as quais somente um funcionário tem conhecimento sobre como executá-las. Diante disso, o processo fica altamente centralizado e com uma margem de segurança baixa, afinal se esse funcionário sair ou tiver um problema de saúde, a sua produção fica impossibilitada.

Nesse caso, qual seria a melhor solução? Encontrar uma maneira de descentralizar o processo, distribuindo o conhecimento para outros funcionários, dividindo as tarefas e especialmente documentando as informações necessárias para que a empresa possa ter esses dados guardados com segurança.

O Blockchain age de uma maneira parecida, podendo ser descrito como um protocolo de segurança que permite a descentralização das tarefas. O próprio bitcoin (moeda virtual) é um grande exemplo disso, fazendo com que a centralização (monopólio do governo na produção de dinheiro) seja diminuída.

Machine Learning

O Machine Learning trabalha com o aprendizado automático e/ou por meio de máquinas. Essa tecnologia permite por meio da análise de dados identificar e aprender algoritmos fundamentais para o funcionamento de determinados mecanismos.

Uma das características mais importantes dessa tecnologia para o mercado é em relação à identificação de determinados tipos de comportamentos, em especial o comportamento do cliente. Quem, por exemplo, nunca entrou em uma livraria virtual e obteve recomendações automáticas com base nas suas buscas?

É possível também “ensinar” máquinas a realizar atividades humanas, transformando processos manuais em atividades automáticas, e assim criando fluxos de trabalho cada vez mais otimizados.

IOT

A IOT (Internet of Things) ou a Internet das Coisas, em português, trabalha com o conceito de interligação do mundo real com o mundo virtual por meio de sensores. Produtos físicos interligados à tecnologia de computadores são importantes de serem mencionados para ilustrar um pouco mais dessa realidade.

Tênis e óculos inteligentes cujo desempenho pode ser medido via aplicativos já estão no mercado. Receber avisos sobre questões relacionadas ao seu bem-estar, como a falta de determinados produtos, ou sobre economia, como avisos sobre luzes que ficaram acessas na sua casa, também já estão a pleno vapor.

A Internet das Coisas promete impactar também os negócios, já que essa interligação entre o universo real e virtual faz parte da vida de todos nós e contar com tecnologias exponenciais para ampliar isso será cada vez mais necessário.

Falando no desenvolvimento de tecnologias, que tal conversar com uma empresa especializada nesse tipo de solução? Entre em contato conosco por qualquer um de nossos canais, será um prazer ajudar você a melhorar o desempenho e a produtividade do seu negócio!

Blog da Simply agora é DigiTips

Siga a Simply:

ebook-maturidade-digital

Artigos relacionados

Premiação Ideia ABBC aproxima Bancos e Fintechs

Premiação Ideia ABBC aproxima Bancos e Fintechs

A ABBC (Associação Brasileira de Bancos), realizou no dia 21/11 o evento Ideia ABBC como o intuito de aproximar as Fintechs e os Bancos,  além divulgar e reconhecer as soluções inovadoras na área da tecnologia bancária. A comissão julgadora do prêmio possuía...

ler mais
ebook-fraudes-no-onboarding-lateral
ebook-inovacao-lateral

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.