Dispositivos wearables, ou vestíveis, são a tendência da tecnologia móvel que pretende levar a inteligência que há em celulares e tablets para outros dispositivos como relógios, óculos ou pulseiras para desempenhar funções além das convencionais. Já bem estabelecidos no mercado fitness e de saúde, os wearables são valiosos para o monitoramento de atividades físicas e caminham para redefinir nossas experiências com games ou mesmo operações bancárias. Um dos exemplos mais conhecidos é o smartwatch (pulseira eletrônica), que é uma nova tendência entre as tecnologias para pagamentos móveis.

Dois ingredientes foram essenciais para fomentar o crescimento do interesse pelo setor: o fenômeno fintech e a popularização de tecnologias móveis. O primeiro abriu espaço para que empreendedores competissem com serviços que cabiam tradicionalmente aos bancos, o que fez os esforços migrarem para esse novo tipo de serviço. Pagamentos, gestão financeira, empréstimos e financiamento são algumas das áreas em que a TI está retirando da exclusividade dos bancos. Já o segundo diz respeito ao constante crescimento de smartphones e tablets que há atualmente. Hoje, quase toda fintech quer estar envolvida com a criação da ferramenta de pagamentos que vai dar início a uma revolução.

Pague por aproximação com dispositivos wearables

O interesse em wearables mostra como a indústria tem se preocupado em oferecer experiências mais simples aos clientes, repensando a maneira como nos relacionamos com dinheiro. Já pensou ter controle completo de seus gastos, com uma carteira exclusiva e orçamento definido, que pode ser administrado inteiramente pelo celular? Para isso, a start-up brasileira Atar criou pulseiras equipadas com a tecnologia NFC.

Por aproximação, o usuário pode realizar pagamentos nas já tradicionais maquininhas sem precisar de cartão ou senha. A pulseira não exige bateria e pode ter créditos adicionados mediante o pagamento de um boleto bancário. E saiba que o recurso já está presente em cerca de 85% dos terminais de pagamento do mercado.

Entenda melhor o comportamento de consumo

A tendência de pagamento contacless, isto é, por aproximação não para por aí. Os smartwatches vão ser fundamentais na hora de determinar o comportamento de consumo de quem optar por carteiras virtuais e outras opções de pagamento vestíveis. Também integrados ao celular, se beneficiam do GPS e da transmissão de mensagens do dispositivo para obter informação em tempo real sobre sua conta corrente, transferências, pagamentos e operações de crédito e débito.

Os bancos tendem a se beneficiar de análises de crédito mais precisas, entendendo melhor o comportamento do consumidor com base no que ele adquire e nos locais que frequenta. Todas essas informações ajudam a determinar a eficiência e aceitabilidade das alternativas, gerando uma perspectiva franca sobre o futuro dos wearables.

Conheça a tendência que promove múltiplas soluções

O que deve acontecer daqui uns anos é a adequação desses dispositivos ao perfil de cada usuário, estabelecendo parâmetros de compras e tendências de comportamento. É improvável que num futuro próximo alguma dessas soluções atenda completamente o usuário. Entretanto, constata-se que a experiência do usuário para com essa tecnologia se tornará mais viável no dia a dia, por conta da praticidade e facilidade.

Eventos de grande porte, como festivais, por exemplo, podem se beneficiar do pagamento por NFC através de um aplicativo de celular que vende créditos virtualmente eliminando ou pelo menos reduzindo significativamente a necessidade de filas em guichês. O futuro das tecnologias de pagamento para dispositivos móveis oferece muitas possibilidades e essa tendência precisa ser observada com atenção.

Já conhecia os dispositivos wearables capazes de eliminar a necessidade de cartões e senhas para o pagamento de compras? Aumentando a expectativa de segurança e possibilitando um maior controle dos gastos esta solução promete mudar a dinâmica de como gastamos nosso dinheiro. Se vê usando wearables num futuro breve? Aproveite e compartilhe este post!

Cadastre-se

RECEBA AS NOVIDADES SOBRE TECNOLOGIA E MERCADO BANCÁRIO