Inovação disruptiva: o que é e como pode afetar o seu negócio

05.11.2018
}

 

Escrito por: Simply Tecnologia

A inovação disruptiva se baseia na transformação de um nicho ou mercado por meio da otimização de processos, sendo eles focados em agilidade, simplicidade, conveniência e acessibilidade.

É assim que surgem produtos capazes de revolucionar hábitos e transformar uma realidade como um todo ou, no mínimo uma boa parte dela. Diferentemente da inovação tradicional, a inovação disruptiva não foca na criação e sim no processo de transformação de itens e serviços já existentes.

Para saber mais sobre a inovação disruptiva e como ela pode afetar o seu negócio, acompanhe as explicações abaixo.

Inovação disruptiva e a gestão

Implementar a inovação disruptiva dentro de uma empresa exige quase que um choque de gestão. A criação de uma nova cultura impacta em quase todos os setores e ações da organização. Conheças as principais!

Montagem da equipe

Em termos da montagem do seu time de colaboradores, a inovação disruptiva pode agir de duas formas. A primeira delas diz respeito à otimização do capital humano. Um exemplo disso é a utilização dos chatbots que permitiu automatizar uma tarefa antes realizada 100% de forma humana.

Eles podem ser caracterizados como uma inovação disruptiva por transformarem um processo já existente e não por criarem algo totalmente novo. Já a segunda forma de utilizar a inovação disruptiva na gestão da sua equipe é no próprio processo de seleção e recrutamento, onde existem inovações que permitem simplificá-lo e, ao mesmo tempo, torná-lo mais eficiente.

ebook-machine-learning

Busca de fornecedores e parceiros

A busca de fornecedores sob viés da inovação disruptiva deve se basear em critérios como segurança da entrega e afinidade com o produto/serviço que está sendo criado, afinal essa compreensão será fundamental para identificar fornecedores capazes de suprir a demanda.

E o mesmo vale para parcerias, tendo nesse caso também a busca por conhecimento técnico complementar ao seu para ajudar no desenvolvimento das soluções.

Melhoria de processos

A inovação disruptiva facilita a gestão por melhorar os seus processos. Como uma mudança total é sempre problemática, esse formato de inovação torna mais fácil essa tarefa por apenas transformar processos existentes e não criar uma forma de atuação totalmente nova.

Portanto, a readequação acaba sendo um caminho simples para solidificar a melhoria de processos e assim atingir a alta performance buscada.

Jornada do cliente

Melhorar processos por meio da inovação disruptiva causa impactos tanto internos como externos. Em relação a esse último item, a jornada do cliente é um dos momentos que mais se percebe os benefícios trazidos por essas mudanças.

Um exemplo simples disso são os sites mobile friendly, que se baseiam em uma transformação do hábito já existente do consumidor e focam suas ações para tornar a experiência dele nos dispositivos móveis muito melhor.

Como a inovação disruptiva afeta os negócios?

A inovação disruptiva afeta os negócios pela quebra de padrões tradicionais, dos quais muitos já não fazem sentido ou colocam a empresa no mesmo lugar comum da maioria dos concorrentes.

Mas para que ela seja de fato uma vantagem competitiva e influencie positivamente nos resultados do negócio é importante tomar alguns cuidados como:

  • acompanhar a evolução que a inovação apresenta;
  • ter um plano de ação para caso ela não funcione como esperado;
  • fazer um mapeamento de quando ela deve ser utilizada;
  • contar com métricas para avaliar se o retorno trazido por ela está sendo o esperado;
  • não deixar de lado a inovação tradicional, visto que ela também tem a sua importância, especialmente na criação de novas tendências de mercado.

Conforme vimos, a inovação disruptiva nada mais é do que a busca por redefinir processos, serviços e produtos já existentes e sua implementação deve ser feita com o devido planejamento. Dessa forma, é possível usufruir dela e ver os resultados da sua empresa crescerem.

O que você acha da inovação disruptiva? Já utiliza na sua empresa? Deixe o seu comentário, pois conhecer a sua experiência é muito importante para nós!

Blog da Simply agora é DigiTips

Siga a Simply:

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre open banking
Infográfico: Transformação Digital – Sobre a digitalização dos serviços financeiros

Artigos relacionados

O que é PWA e quais as suas vantagens?

O que é PWA e quais as suas vantagens?

Qual a melhor saída para conquistar novos clientes e superar a concorrência? Depois de ler o artigo, você saberá o que é PWA, suas vantagens e como utilizar essa tecnologia para melhorar o processo de onboarding.

ler mais
ebook-machine-learning
Entenda tudo sobre o onboarding digital

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.