A experiência do cliente nos bancos e instituições financeiras será, no futuro, cada vez mais diferente daquela com a qual estamos acostumados. O conceito de banco do futuro aborda várias formas das quais os bancos terão que trabalhar em condições diferentes para poder evoluir seu formato atual, como o foco na experiência do cliente, por exemplo. Não é por outra razão que vários bancos, já sabendo dessa tendência, têm investido em programas de individualização de contas, em programas de benefícios e até mesmo de atendimento. Quer saber mais características do banco do futuro? Saber como você pode se adequar nessa modalidade? Então acompanhe conosco o post de hoje.
Aumento do Mobile banking
Segundo a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2019 em 2018 as transações bancárias cresceram 8% no total em relação ao ano passado e, nos canais digitais, 16%. Números que consolidam os canais digitais como os meios mais usados pelos clientes e mostra o aumento da confiança desses usuários na segurança dos canais. Neste cenário, o mobile banking, com crescimento de 24% e alta de cerca de 80%, já é 2 vezes mais relevante que o internet banking.
A praticidade, simplicidade, segurança e conveniência oferecidas pelos aplicativos para os usuários são fatores determinantes para esse crescimento. Segundo dados da pesquisa, a abertura de contas pelo mobile banking cresceu 56% e já ultrapassou o internet banking em transações como pagamentos de contas e transferências/DOC/TED. Além disso, o número de heavy users no mobile banking e no internet banking também avançaram significativamente, sendo o crescimento de 64% e 49%, respectivamente.
Transações mais simples e automatizadas ao alcance de todos os consumidores
Uma boa experiência do cliente está diretamente relacionada à realização de transações de forma simples e rápida, cada vez menos burocráticas. Por isso, é necessário diminuir o tempo de compensações, automatizar ainda mais os procedimentos de abertura de conta, entre outras funcionalidades oferecidas aos clientes. Novas tecnologias surgem para agilizar os processos bancários e proporcionam o diferencial competitivo que a Instituições buscam. Bancos que não se atentarem para essa tendência serão rapidamente preteridos por seus clientes.
Maior atenção ao design de plataformas digitais e eletrônicas
Ainda negligenciados, sites e aplicativos para aparelhos móveis de mobile e internet banking devem ter seu design e layout cada vez mais arrojados. Isso significa maior atenção à utilização adequada de identidades visuais e de aplicações tecnológicas mais modernas, como vídeo, instant chat e mecanismos de segurança. Confira o artigo Banco do futuro: Foco no Design
Aprenda a se diferenciar dos competidores
Estar atento às tendências do mercado não significa, necessariamente, que seu banco esteja à frente dos outros. É preciso investir no setor de inovação, pesquisa e desenvolvimento de operações, priorizando a criação de experiências mais competitivas em relação à concorrência. Conheça o case de Design Thinking da IDEO e do Interbank, clique aqui
Uma tecnologia utilizada para automatizar processos e gerar diferencial competitivo é o OCR. Identificamos algumas dúvidas sobre esta tecnologia e a sua aplicação na automação de processos internos de Instituições bancárias. Criamos um eBook sobre este assunto para ajudá-lo a melhorar a experiência do seu cliente. Faça o Download gratuito do Ebook neste link: O que é o OCR e quais as vantagens para as Instituições Financeiras
Transações devem ser cada vez mais seguras
Com o aumento da incidência de ataques de hackers e, paralelamente, o maior número de operações por meio da internet, seu banco precisa focar em protocolos de segurança cada vez mais seguros. Phishing scams, invasões e clonagem de dados de clientes são realidades cada vez mais presentes, por isso, aumentar a segurança de seus clientes é imprescindível para a reputação de seu banco.
Redes sociais em destaque
Não negligencie o poder das redes sociais para os bancos do futuro. Para começar, imagine quem serão seus clientes em potencial daqui uma década. Hoje, eles são jovens e adolescentes, cujas experiências sociais acontecem em larga escala por meio das redes sociais. Nesse contexto, é essencial que seu banco esteja também presente para esse público, com ações de marketing e até mesmo parcerias para experiências de compra e prestação de serviços online.
Agora que você já sabe as principais características do banco do futuro, pode começar a cogitar a incorporação de alguns desses aspectos em sua própria instituição. Uma coisa é certa: a experiência do cliente estará no centro de suas atividades! Ainda tem dúvidas ou sugestões? Deixe aqui seu comentário e venha participar da conversa!
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