O que é PWA e quais as suas vantagens?

10.09.2018
}

 

Escrito por: Simply Tecnologia

Se você pensa em melhorar o processo de onboarding por meio de aplicativos, pense bem nas tecnologias que você utilizará. Caso contrário, cairá na mesma armadilha de muitas empresas, que investem um caminhão de dinheiro em desenvolvedores para ver o seu aplicativo ser baixado pouquíssimas vezes.

Afinal, o mau resultado foi, inclusive, resultado de uma pesquisa realizada pelo próprio Google. De acordo com a empresa, 60% dos aplicativos disponibilizados em sua loja virtual nunca foram baixados. Entre os fatores destacados, está o fato da concorrência ser alta nas lojas virtuais.

Com base nos dados acima, qual a melhor saída para conquistar novos clientes e superar a concorrência? Depois de ler o artigo, você saberá o que é PWA, suas vantagens e como utilizar essa tecnologia para melhorar o processo de onboarding. Contudo veja antes o porquê do formato ser a resposta ideal para essa pergunta!

Entenda o que é um PWA

Um Progressive Web App é como um aplicativo nativo de um sistema, ou seja, ele apresenta ao usuário as suas principais funções como: notificações e geolocalização. A diferença, no entanto, está no uso dos navegadores para realizar as atividades.

Em outras palavras, a tecnologia PWA tem como objetivo juntar a praticidade de uma página web com as funções completas de um aplicativo nativo.

Mas não é por isso que devemos subestimar o seu uso — pelo contrário, hoje o cenário de tecnologia PWA está em constante crescimento. Por esse motivo, é natural que mais empresas passem a adotar o novo formato de app.


Além de ser seguro, estável e confiável, saiba quais os outros benefícios oferecidos pelo formato!

Saiba das vantagens de utilizar um PWA em seu negócio

Mas, afinal, se um PWA traz as mesmas experiências de um aplicativo comum, por qual motivo uma empresa deve buscar uma alternativa?

Elimine atritos

Como dissemos no artigo, sabemos o quanto é trabalhoso baixar um novo aplicativo, certo? Precisamos acessar a loja virtual (Google Play ou App Store), buscar pelo app desejado, instalar e, então, utilizar. Isso se o aparelho não reclamar pela falta de espaço.

Passar por todo o ciclo faz com que o usuário pense duas vezes antes de baixar algo na internet.

Por outro lado, quando utilizamos um PWA, o acesso ao aplicativo se torna prático e rápido. Como o processo conta com o Service Workers, o usuário pode utilizar o app mesmo longe de uma conexão com a internet após o primeiro uso.

Tenha agilidade nas aplicações

Você já deve ter percebido o quanto as pessoas ficaram mal-acostumadas e se tornaram ansiosas para acessar rapidamente aquilo que deseja, correto?

Por outro lado, quando uma empresa disponibiliza uma versão PWA de sua aplicação, poupará o usuário de baixar o aplicativo na loja virtual, o que torna a experiência fluida e rápida para que ele possa fazer o que é preciso no app.

Seja a navegação no aplicativo nas respostas dos comandos ou até mesmo a fluidez nas animações, é questão de tempo para que o usuário se acostume (e prefira) a nova experiência.

Disponibilize para múltiplos dispositivos

Outro benefício oferecido pelo aplicativo é a sua responsividade, funcionalidade herdada das páginas web. Com ela, os desenvolvedores podem construir um mesmo programa para diferentes dispositivos.

De forma prática, o recurso responsivo permite que uma página seja adaptada para diferentes formatos de tela. Ou seja, não importa se o usuário acessará o aplicativo de um smartphone ou computador, o layout do site se adaptará ao formato do dispositivo em uso.

Assim, você poderá poupar recursos, já que não será necessário gastar para produzir diferentes versões de um mesmo aplicativo. Além disso, o formato dinâmico permite uma maior aceitação pelo público, já que o formato tende a trazer uma experiência agradável ao consumidor.

Melhore a experiência do usuário

Para que você consiga aumentar o interesse de um potencial cliente, é natural que você proporcione a melhor experiência de usuário, certo?

Com o recurso chamado Web App Manifest, o PWA tem a capacidade de trazer uma interface completa de um aplicativo nativo para dentro de uma aplicação web.

Seja pela rolagem fluída para navegar pela página, seja para mudar a orientação de tela, quando a companhia disponibiliza uma experiência agradável e completa para o usuário, é natural que ele salve o seu aplicativo em sua tela inicial para visitá-lo mais vezes. É fundamental que a experiência seja gratificante para conquistar e fidelizar um cliente.

Aproveite os recursos do aparelho

Como dissemos, o formato ganha, a cada atualização, a possibilidade de utilizar novos recursos em seu próprio navegador mobile. Para você ter uma ideia, hoje os navegadores mobile podem se comunicar com diferentes peças de hardware que antes eram exclusivos dos apps nativos.

Entre eles, você pode contar com:

  • câmera;

  • microfone;

  • indicador de bateria;

  • orientação da tela;

  • geolocalização;

  • vibração do dispositivo;

  • tipo de rede em uso.

É claro que ainda faltam recursos para tornar uma experiência completa, mas o que temos disponível hoje é o suficiente para proporcionar ao usuário tarefas mais simples. Além disso, é questão de tempo até que os desenvolvedores produzam novas funcionalidades.

Utilize as notificações

As notificações se tornaram uma estratégia eficaz para as empresas que desejam manter um contato próximo de seus clientes.

O processo, pelo ponto de vista da companhia, tem como objetivo interagir com os usuários de forma contínua. Caso tenha usado apenas uma vez, o app manda uma notificação, seja de atualização de status ou relembrar a pessoa de executar uma ação, com a finalidade do usuário retomar o uso do app com maior frequência.

Pensando nisso, os desenvolvedores incluíram a funcionalidade nos PWA’s. Assim, quando a companhia precisar informar algo, ela pode utilizar o recurso para notificar os seus visitantes, mesmo que ele não esteja acessando a página no momento.

Atualize o aplicativo sem complicações

Para que a companhia consiga atualizar o aplicativo, os desenvolvedores precisam esperar pelo processo burocrático de validação em suas respectivas app stores.

O problema é que o processo costuma ser demorado, o que pode gerar frustração, principalmente para quem deseja atualizar o seu programa com a máxima urgência.

Por outro lado, um PWA poupa tanto os desenvolvedores quanto os usuário de passar pelo processo de atualização. Como o navegador tem o trabalho de mostrar automaticamente a última versão aos visitantes, estes não precisam ter o trabalho de seguir o fluxo de acessar a loja virtual que se assemelha a instalação convencional.

Facilite o processo de onboarding e capture mais clientes

Como ressaltamos no artigo, independente do ramo de atuação, seja para operações bancárias, seja em lojas virtuais, as companhias têm buscado desenvolver os seus próprios aplicativos, com a finalidade de aumentar a sua base de clientes.

O problema é que o processo de baixar e esperar atualizações, além do fato de aumentar o consumo na memória interna, faz com que a pessoa pense duas vezes antes de baixar um novo programa no celular.

Quando eliminamos quaisquer atritos, é natural que os clientes tenham maior disposição para aceitar o seu serviço. Por esse motivo, o PWA é o formato ideal para as empresas, que desejam melhorar o seu processo de onboarding e o número de visitas na página institucional. Quer saber mais sobre o onboarding? Baixe nosso ebook!

Você deseja saber mais sobre como a tecnologia, alinhada ao mercado, pode ajudar a sua empresa? Assine a nossa newsletter para saber!

Blog da Simply agora é DigiTips

Siga a Simply:

ebook-experiencia-do-cliente

Artigos relacionados

ebook-did
esg-lateral

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.