Os desafios e as tendências de compliance com as mudanças do mercado

19.12.2018
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Escrito por: Simply Tecnologia

Como conciliar os avanços da tecnologia com as políticas de compliance? No setor financeiro, esse é um desafio constante. As novas soluções promoveram mais flexibilidade para os negócios da área, mas também criaram mais demandas para quem lida com esse tipo de processo.

Porém, utilizada da forma certa, a tecnologia pode se tornar uma grande aliada para quem trabalha com políticas de compliance no setor financeiro. Saiba como abaixo!

Mudança que a transformação digital promoveu no mercado financeiro

A transformação digital trouxe um grande impacto para todos os setores da economia. Na área de serviços, ela flexibilizou e agilizou as rotinas dos trabalhadores. Já na indústria, ela trouxe um novo olhar sobre a cadeia operacional, pautado pela alta performance.

No setor financeiro, a transformação digital permitiu que bancos ficassem mais próximos de seus clientes, criou empresas e modalidades de serviços. Ao mesmo tempo, os bancos podem contar com uma rotina mais flexível e econômica. Além disso, o aumento do conhecimento sobre o público-alvo permite que produtos e serviços se tornem mais eficazes e dinâmicos.

Os desafios dos bancos digitais em termos de compliance no novo cenário de negócios

Como apontamos acima, a tecnologia trouxe uma série de impactos positivos para o setor financeiro. Porém, ao mesmo tempo em que novas soluções de TI trazem avanços, como a redução de custos e o aumento da agilidade, ela também traz desafios para os profissionais da área. Isso vale especialmente para as políticas de compliance.

Há, por exemplo, as novas leis de proteção de dados, como a GDPR e a Lei Geral de Proteção de Dados. Aprovadas pela União Europeia e pelo Congresso brasileiro, respectivamente, essas novas regulamentações tornam a gestão de dados mais transparente.

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As empresas passam a ter maior nível de responsabilidade sobre como lidam com informações de clientes, além de serem responsabilizadas por problemas no tratamento das informações. Isso afetará todas as políticas e rotinas corporativas.

Os processos que são pautados por estratégias como a KYC (sigla para Know Your Costumer, ou Conheça o Seu Cliente, em português) terão um maior nível de fatores influenciando o seu sucesso. Em um cenário em que o número de informações digitalizadas cresce continuamente, as análises se tornam mais complexas.

Mais pontos deverão ser considerados para avaliar a confiabilidade das escolhas do negócio e os riscos de um empréstimo, por exemplo. Além disso, novas soluções, apoiadas no aprendizado de máquina, no Big Data e na Inteligência Artificial, serão utilizadas para identificar os fatores de risco que envolvem esses processos cotidianos.

Além disso, as chances de fraudes e crimes financeiros ocorrerem se torna maior a cada dia. Empresas que dependem da tecnologia para serem funcionais correm grandes riscos de sofrerem com algum tipo de ataque de roubo ou manipulação de dados. Isso exige que companhias financeiras estejam prontas para estruturar processos de controle mais eficazes, robustos e confiáveis.

Utilização de novas tecnologias para a área de compliance

A tecnologia trouxe uma série de impactos positivos para os agentes bancários. Empresas do setor financeiro conseguiram, com baixo custo, desenvolver novos tipos de serviços, ficar mais próximas de seus clientes e atender a um número maior de demandas de um modo flexível e inovador.

Esse cenário também ampliou os desafios que esse tipo de companhia enfrenta. A tecnologia levou dados digitais para mais áreas, aumentando a abrangência dos processos de compliance: hoje, profissionais do setor precisam lidar com a demanda por mais privacidade, aumento do nível de controle e dos riscos ao usuário.

Porém, se bem empregada, a tecnologia pode ser de grande apoio ao negócio. Soluções de TI permitem que os processos de compliance se tornem mais eficazes e precisos.

Quem for responsável por fiscalizar os processos da companhia terá meios muito mais inteligentes para avaliar a qualidade das rotinas e o nível de integridade. Ou seja, o profissional de compliance terá um alto nível de controle sobre os processos internos. Assim, bancos podem evitar fraudes e garantir a confiabilidade dos seus serviços mesmo em cenários desafiadores.

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