4 tecnologias para seguradoras que são tendência

23.04.2018
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Escrito por: Caroline Gomes

A era digital revolucionou a forma como alguns negócios tradicionais são feitos. A área de seguros é um bom exemplo disso: cada vez mais, os investimentos em tecnologias para seguradoras cresce no intuito de proporcionar uma experiência mais completa aos clientes.

Além de oferecer ao público produtos mais ligados às tendências de mercado, as empresas também se beneficiam. Afinal, essas inovações ajudam a otimizar o trabalho e a torná-lo mais produtivo.

Para mostrar um pouco mais sobre esse cenário, apresentamos a seguir quatro das principais tecnologias para seguradoras. Acompanhe a leitura!

1. Inteligência artificial (IA)

A IA apresenta dois cenários distintos. Ao mesmo tempo em que ainda é pouco conhecida no Brasil, sua utilização vem crescendo progressivamente no mundo corporativo.

Nas seguradoras, essa tecnologia pode ser aplicada na otimização de operações. Um bom exemplo são as visitas do corretor a determinados locais para fazer avaliações. Com recursos de realidade virtual, o profissional pode fazer isso sem sair do escritório, o que representaria economia de tempo e de dinheiro.

Além disso, a tecnologia pode ser útil para fazer testes em veículos. Afinal, ela permite obter uma noção mais precisa sobre o impacto de acidentes e, com isso, pode ajudar a definir o tipo de cobertura que deve ser feito.

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2. Soluções mobile

Como o número de acessos via dispositivos móveis já superou aqueles feitos em desktops, investir em soluções mobile passou a ser uma necessidade. A capacidade de fechar negócios “na palma da mão” é um fator que contribui para a criação desse novo hábito e influencia de forma significativa a maneira como as operações comerciais on-line são feitas.

Um site otimizado para dispositivos móveis e o uso de plataformas específicas para esse público (aplicativos) são boas formas de a seguradora se adaptar a essa exigência do mercado digital.

3. Telemetria

A telemetria se destaca pela capacidade de captar e transmitir dados em tempo real. Para isso, ela utiliza dispositivos sem fio para fazer diversas atividades, como monitorar veículos a distância e trazer informações sobre seu desempenho e sua mecânica, entre outros.

Para as seguradoras que atuam no ramo de automóveis, por exemplo, essa tecnologia representa uma maior capacidade de análise. E isso pode influenciar fatores importantes como a precificação e a definição de estratégias personalizadas para cada cliente.

4. Dispositivos vestíveis (wearables)

Em uma rápida explicação, podemos definir os wearables como dispositivos eletrônicos (pulseiras, óculos, relógios e afins) que podem ser vestidos pelo usuário e que apresentam boa capacidade de coletar informações sobre ele.

Como os dados são fundamentais para as análises de risco, por exemplo, essa tecnologia pode ser uma grande aliada para tornar a tarefa mais fácil. Assim, essas informações podem ajudar a fornecer algo de extrema importância no mercado: as soluções personalizadas. As seguradoras que conseguem fazer isso de forma sólida se destacam em relação às concorrentes. Essa forma, elas têm mais chances de obter o “sim” dos clientes.

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