Os pilares da transformação digital no mercado financeiro

29.05.2018
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Escrito por: Simply Tecnologia

Sabemos o quanto a tecnologia tem crescido nos últimos anos, mas por quais motivos empresas bancárias têm observado os pilares da transformação digital no mercado financeiro? O crescimento digital permitiu que as startups surgissem no mercado. Mesmo com pouco capital, por terem uma ideia revolucionária, as jovens empresas têm atraído não só usuários, mas também a atenção das companhias tradicionais.

Desde o simples serviço de entrega de comida até as reservas em hotéis, as startups têm mostrado que a tecnologia deve e será utilizada com maior frequência nos próximos anos, independentemente da área de atuação. Para se manter relevante diante da concorrência, veja, abaixo, alguns pilares da transformação digital!

Transformação digital no mercado financeiro

No setor financeiro, por exemplo, as fintechs têm ganhado espaço no mercado. Seja revolucionando a forma de utilizar cartões de crédito, seja disponibilizando opções para que os usuários não precisem enfrentar longas filas em agências, é fato que até mesmo as empresas tradicionais ficam atentas às mudanças para que não sejam superadas pelas jovens companhias.

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Entenda sobre Inteligência Artificial

Basicamente, a Inteligência Artificial é a capacidade de as máquinas pensarem como os humanos, bem como aprenderem, raciocinarem e decidirem de maneira inteligente.

Sabemos o quanto é complicado analisar um volume alto de documentos. O problema pode se agravar quando a instituição precisa garantir a segurança da operação mas também precisa proporcionar a melhor experiência para o seu cliente.

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Operações como: Abertura de contas, cartão, empréstimos, seguros e cadastros recebem um número grande de documentos de identificação pessoal, comprovantes de residência e informações cadastrais. Primeiro, a Instituição precisa verificar se todos os documentos obrigatórios foram enviados e depois analisar se todas as informações estão corretas. Se essas atividades continuarem sendo realizadas de forma manual, o tempo necessário para a aprovação de uma simples abertura de contas não atenderá a expectativa do novo perfil de clientes.

Para resolver, algumas empresas, como instituições financeiras, podem usar a tecnologia OCR combinada com inteligência artificial para identificar automaticamente os documentos e extrair as informações que serão analisadas.

A tecnologia permite que todas as informações dos documentos sejam transformadas em dados detectáveis. Dessa forma, a busca por uma informação específica ou consulta em um bureau de crédito pode ser automática e transformar os processos internos dos bancos.

Saiba o que é Open Banking

De forma resumida, o Open Banking é uma API (interface de programação de aplicações) disponibilizada por instituições financeiras e tem como objetivo permitir a criação de modelos de negócio digitais, disponibilizando os seus serviços para empresas ou aplicativos terceiros. O Open Banking é uma tendência e ganhou destaque este ano após os reguladores da Europa ordenarem que empresas financeiras compartilhem dados dos clientes com outras empresas.

Para exemplificar o uso das interfaces, imagine o Netflix. Graças à sua API, o serviço de streaming pode facilmente ser integrado às smartTVs, por exemplo.

Em uma entrevista para o Valor econômico, o diretor da Simply aborda este tema ” Para Gustavo Valadares, diretor da fintech Simply, que auxilia bancos na transformação digital de vários processos, o Brasil conta com os principais propulsores para avanço do open banking: comportamento digital do cliente, tecnologia acessível e grande concentração dos ativos financeiros. “Há muito espaço para colaboração, inovação e competição.”

Use o Frictionless Onboarding

Antes de mostrar o seu uso, vamos definir cada termo:

  • frictionless: termo utilizado para reduzir o atrito entre a empresa e o consumidor. O método busca entender os motivos que levam a pessoa a não fechar uma compra;

  • onboarding: a técnica tem como objetivo prestar suporte para que o usuário tenha o melhor resultado possível com o produto/serviço vendido pela sua empresa.

Para entender como ambos podem trabalhar juntos, imagine a situação:

Um cliente procura uma nova forma de investir. Ao pesquisar na Internet, ele encontra um banco que apresenta uma boa proposta, mas não sente segurança em deixar seu dinheiro aplicado, por isso, procura o atendimento para tirar algumas dúvidas. O problema é que o site não tem uma forma prática para contato, então, ele precisa fazer um cadastro informando RG, CPF e data de nascimento.

Mesmo que as informações sejam necessárias para um cadastro, é natural que o visitante fique receoso em inserir dados pessoais apenas para resolver uma simples questão. Desconfiado, ele procura o endereço físico da agência, mas percebe que o local mais próximo de sua residência fica na cidade vizinha.

Acima, vemos duas situações de atrito: a primeira por informar os dados pessoais para tirar dúvidas e a segunda por conta de o local físico ser distante. Agora, imagine um banco digital que disponibiliza não só diferentes canais de atendimento — redes sociais, e-mail, telefone —, mas também mostra conteúdos gratuitos e informativos em seu blog e no YouTube.

A segunda situação, além de sanar dúvidas, gera valor para que o cliente saiba como tirar melhor proveito do produto/serviço a ser adquirido — nesse caso, as melhores aplicações que ele pode fazer.

No artigo, vimos a importância de se manter conectado às novas tecnologias do mercado. Seja para automatizar processos usando a Inteligência Artificial, seja para melhorar o atendimento ao cliente, a mudança é natural para que as pessoas passem a contar com serviços de melhor qualidade ao longo do tempo.

E você, sabia da importância dos pilares da transformação digital no mercado financeiro? Compartilhe o post nas redes sociais!

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