A tecnologia bancária está se aprimorando cada vez mais rápido e as instituições precisam se adequar a esse novo contexto. Diversas ferramentas estão revolucionando o setor e podem ser aplicadas no dia a dia dos bancos para aumentar a produtividade, melhorar a satisfação do cliente e automatizar os processos.

No post de hoje vamos tratar de 6 ferramentas que você deve conhecer e pensar em aplicar na sua instituição financeira agora mesmo. Quer saber quais são elas? Acompanhe!

1. Automação de fluxos

A automação de processos leva à melhoria nos fluxos de trabalho, ao aumento da produtividade e à elevação da segurança. Em um banco é obrigatório executar as atividades corretamente e fazer as validações necessárias por parte da gerência. Assim pode-se identificar gargalos e criar alertas em caso de atrasos.

Entre as atividades que podem ser automatizadas estão as consultas a sites internos e externos, identificação de documentos, check-list das atividades manuais da formalização ou até mesmo um simples envio de e-mails, cobrança de prazos, as solicitações para a gerência e a alta gestão, entre outras. O resultado é um desempenho melhor das funções e o foco dos colaboradores no atendimento aos clientes e atividades estratégicas.

Ao mesmo tempo, há uma mudança na visão dos colaboradores, que priorizam o “como fazer” e verificam quais atividades podem ser otimizadas. Desse modo, obtém-se economia de tempo e de recursos.

A automação de processos e fluxos já é uma realidade nas instituições financeiras. Na realidade, está deixando de ser um item diferencial para ser obrigatório. Portanto, se você ainda não adotou essa ideia, comece agora mesmo.

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2. Robotização

Os robôs deixaram de ser um item do futuro e do cinema para se tornar uma realidade. No dia a dia nem sempre percebemos isso, mas a robotização está presente até mesmo nas centrais de atendimento, já que os usuários falam com robôs e chatbots.

Essa tecnologia permite melhorar muito o atendimento bancário e possibilitam uma maior proximidade com os clientes. A robotização está presente nos caixas eletrônicos, nos Serviços de Atendimento aos Clientes (SACs), nos aplicativos e em outros processos.

Por isso, é imprescindível que a sua instituição ofereça serviços que contem com essa tecnologia. Ela facilita o trabalho dos colaboradores e oferece mais autonomia para os clientes, que podem executar diferentes ações sem precisar contar com o suporte de um funcionário.

Além disso, os profissionais qualificados podem se voltar para atividades realmente estratégicas e concentrar seus esforços, evitando desperdício de tempo e recursos. A consequência é escalabilidade, velocidade e segurança.

3. Chatbot

Os chatbots são robôs que interagem com seres humanos. Eles são usados para o atendimento e consistem em softwares que podem receber e interpretar comandos. Com isso, eles conseguem dar respostas automáticas e resolver vários problemas.

O chatbot tem tudo a ver com a inteligência artificial. É essa tecnologia que permite que os robôs sejam aprimorados e respondam corretamente aos estímulos fornecidos pelos usuários. No mundo bancário, essa tecnologia já vem sendo utilizada.

Dois exemplos são a MasterCard e o Bank of America — em 2016 eles indicaram que usariam chatbots para se relacionar com os clientes. A ideia era oferecer um serviço de perguntas e respostas sobre as contas-correntes.

Porém, esse recurso também pode ser usado para iniciar operações, oferecer aconselhamento financeiro, possibilitar o controle de orçamento pessoal e realizar pagamentos.

Sugerimos a leitura do e-Book: Guia Completo sobre Chatbots

4. Mobile banking

O mobile banking refere-se ao uso de dispositivos móveis para acessar a conta-corrente. De acordo com uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a participação do mobile banking saltou de 20% em 2015 para 34% em 2016. Em 2014, era de apenas 10%.

Essa é uma das tecnologias mais viáveis dentro da chamada Era de Transformação Digital. Para os bancos, ela representa uma forma de se aproximar dos clientes, de oferecer um atendimento personalizado e de melhorar a experiência do consumidor.

O mobile banking é uma realidade nos bancos, mas ainda há alguns desafios que podem ser trabalhados. Entre eles estão:

  • transformar o mobile banking em um canal transacional, ou seja, aumentar as vendas por meio do aplicativo bancário;
  • melhorar a usabilidade das aplicações mobile, evitando que o consumidor se sinta inseguro e deixe de usar o aplicativo;
  • lidar com as ameaças à segurança da informação, criando atualizações que permitam acabar com as falhas de vulnerabilidade e aumentando a segurança dos usuários.

5. Automação de atividades manuais

Nessa categoria estão enquadradas duas tecnologias principais: Optical Character Recognition (OCR, ou Reconhecimento Ótico de Caracteres) e machine learning. A primeira é uma ferramenta que reconhece letras e números em um arquivo impresso e transforma os dados em um documento digital.

A vantagem é que os documentos (arquivos em PDF, papéis escaneados ou imagens captadas por câmera digital) podem ser editados pelo computador ou outro dispositivo. O OCR permite aumentar a produtividade e melhorar os processos bancários, porque os documentos podem ser identificados automaticamente e as informações podem ser comparadas.

Também há mais eficiência e rentabilidade no serviço. Os colaboradores conseguem ter resultados mais positivos e podem extrair informações mais rapidamente — como nomes, endereços, números e taxas dos documentos.

Já o machine learning aprimora a avaliação de riscos e automatiza a oferta de serviços e produtos. A consequência é o oferecimento de itens adequados ao consumo do cliente.

Essa tecnologia também pode ser chamada de rede neural, porque o sistema aprende conforme a experiência do usuário e desenvolve o comportamento baseando-se em dados empíricos. Em resumo: é possível oferecer um atendimento ainda mais personalizado ao cliente. Uma sugestão é a ferramenta Atomics da Simply, acesse ao Trial aqui.

6. Inteligência artificial

Essa tecnologia permite atender melhor os clientes e se adequar às suas necessidades. Isso porque ela prevê a capacidade de replicar a lógica de raciocínio humana por meio da interpretação feita por máquinas e softwares.

Isso possibilita projetar agentes inteligentes, que interpretam melhor o contexto que estão inseridos e conseguem tomar melhores decisões. Ou seja, é uma forma de executar de maneira mais eficiente as atividades que os seres humanos fazem.

Em um banco, isso representa aumento de produtividade sem deixar de lado a qualidade. Os erros e falhas podem ser facilmente corrigidos e atualizados, assim o tempo de capacitação dos colaboradores torna-se menor.

A inteligência artificial, de modo mais simples, já vem sendo utilizada pelos bancos, mas a tendência é que seja aprimorada e comece a ser adotada para atividades mais complexas. Não fique fora dessa!

Gostou de conhecer as 6 ferramentas que estão revolucionando a tecnologia bancária? Aproveite e saiba mais baixando o e-book “8 tendências que definem o banco do futuro”. Até breve!


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