Transformação digital e o surgimento de novos modelos de negócios

26.03.2018
}

 

Escrito por: Caroline Gomes

A constante inovação tecnológica que vivenciamos influencia a nossa vida em todos os setores. Quando falamos em negócios, isso não é diferente. Podemos dizer que o mercado atual sofreu uma grande transformação digital e o surgimento de novos modelos de negócios veio com ela, especialmente para atender a demanda de um público que se acostumou com os avanços tecnológicos.

O setor financeiro foi um dos que mais viu essa mudança acontecer de perto. O investimento em tecnologia e as consequentes mudanças que isso traz para o mercado criaram uma ruptura nos modelos das operações do setor.

Abaixo, veremos um pouco mais sobre o surgimento de modelos de negócio que atuam com base no conceito da transformação digital. Confira!

A mentalidade por trás da transformação digital

O ritmo da ruptura digital no setor bancário está ganhando velocidade e estamos prestes a testemunhar momentos interessantes na comunidade financeira global. (…) As instituições líderes estão focadas em oferecer uma experiência digital altamente conveniente, segura e confiável que irá diferenciá-las, não só dos concorrentes, mas também de novos entrantes no mercado.

afirma Penny Hembrow, Vice-Presidente e Líder Global de Serviços Financeiros da CGI.

Antes de citar qualquer exemplo de negócio, é muito importante compreender a mentalidade por detrás das empresas que têm a transformação digital inserida em suas operações.

O primeiro ponto para se chegar a essa compreensão é a necessidade da empresa ter uma visão digital e colocar isso em prática por meio de ações devidamente criadas para esse fim. Esse tipo de mudança não ocorre do dia para a noite, pois trata-se de uma mudança organizacional que, por muitas vezes, trás consigo uma quebra de paradigmas.

Como uma empresa investiria em serviços digitais de alta escala se não soubesse a importância deles e principalmente não visualizasse os benefícios?

ebook-machine-learning

Outro ponto importante é a necessidade de oferecer esse tipo de serviço de uma forma que seja interessante para o público. De nada adianta uma empresa contar com um grande viés tecnológico se não conseguir interagir com o público, mesmo que esteja atuando calcada em tendências revolucionárias do mercado digital.

Em resumo, a tecnologia precisa ser operacionalizada em prol do seu negócio e para o seu público. Essa exigência leva ao terceiro ponto que é a necessidade de fazer testes e aplicar mudanças de forma gradual, como no caso de buscar profissionais e/ou empresas parceiras que tenham um pensamento mais aberto em relação à transformação digital.

Blockchain

O bitcoin é um dos assuntos do momento, em especial pela sua recente e grandiosa valorização. Para entendê-lo melhor, é preciso conhecer a tecnologia que está por trás disso que se chama blockchain.

Em uma explicação básica, o blockchain é como se fosse um livro de contabilidade, nos quais são anotados vários tipos de operações financeiras cujos registros estão lotados em vários computadores. No caso do bitcoin e outras moedas virtuais, essa tecnologia registra o envio e o recebimento dos valores.

Se existe um exemplo na área de transações financeiras que mostra como a transformação digital afeta o comportamento do mercado com certeza é o blockchain.

Open Banking

O Open Banking é muito mais do que uma parte da transformação digital, ele representa a própria criação de novos modelos de negócio, tendo como base as APIS

Esses novos modelos de negócios digitais se dão através das APIs (Application Programming Interface). Nesse cenário, as instituições financeiras precisaram abrir as suas interfaces para que empresas e parceiros tecnológicos pudessem agregar serviços integrados.

Com o crescente número de usuários conectados, ficou inevitável que os bancos criassem plataformas mais amplas e a abertura das suas interfaces se tornou algo necessário para prover essa demanda.

Inteligência Artificial

Se seguirmos a linha de novos modelos de negócios digitais, especialmente com foco na área financeira, veremos que a inteligência artificial é parte inevitável desse conjunto.

Considerando que um dos conceitos da transformação digital é oferecer serviços mais completos e que, ao mesmo tempo, tenham custos operacionais reduzidos para as instituições financeiras, a inteligência artificial se mostra uma grande aliada.

Um exemplo clássico é a busca por transações mais seguras, nas quais a oferta de inteligência artificial encontra um vasto mercado e favorece a criação de novos negócios.

Fintechs

As fintechs se caracterizam por oferecer serviços digitais nos quais o uso da tecnologia é intenso. Isso leva a uma inovação na hora de oferecer produtos financeiros.

Um dos grandes diferenciais delas e que vai ao encontro das facilidades geradas pela transformação digital é justamente desburocratizar serviços que culturalmente dependem de uma burocracia ou até mesmo da presença in loco para serem disponibilizados.

Dessa maneira, elas ganharam espaço rapidamente no mercado e podem ser consideradas um marco na transformação digital, já que para se consolidarem como grandes potências precisarão sempre inovar.

Banco Digital

O banco digital é uma forma de adequação das instituições tradicionais ao conceito de transformação digital. O que antes era considerado um diferencial, hoje é uma necessidade.

Mais do que oferecer serviços de internet banking, o banco digital busca ofertar serviços e produtos financeiros de forma digital. A diferença em relação às fintechs é que, nesse caso, estamos falando de empresas tradicionais, enquanto as fintechs são classificadas como startups.

Comportamento Digital

A criação de qualquer negócio que traga o conceito de transformação digital passa por uma etapa obrigatória que é entender o comportamento digital, ou seja, compreender como as necessidades dos usuários e as demandas do mercado afetam a oferta de serviços, em especial em relação ao quesito contratação.

Cada cliente delimita a escolha conforme a sua exigência, tais como maior facilidade de uso, segurança, soluções personalizadas e agilidade. Compreender a essência desse comportamento é fundamental não só como um estudo de mercado, mas também para criar um sistema estável e que permita atender a todas essas demandas de forma conjunta.

Em um simples exemplo, imagine dois perfis de clientes: o primeiro está amplamente acostumado com os serviços financeiros digitais e de alguma forma exige cada vez mais tecnologia para que a sua experiência seja sempre melhorada.

No outro lado, temos um cliente que está entrando nesse mundo agora, buscando compreender o funcionamento dessa área e sendo um aprendiz da transformação digital. A desconfiança e a exploração de novos caminhos até a tomada de decisão serão grandes.

Esses exemplos ilustram que o comportamento digital engloba diversos grupos de usuários, o que exige preparação e a busca por parceiros tecnológicos confiáveis para que essa oferta seja feita de maneira satisfatória.

Quer entender mais ainda sobre esse tema? Confira como a transformação digital está revolucionando o setor bancário. Basta acessar esse artigo especial que preparamos para você aprofundar o seu conhecimento!

Blog da Simply agora é DigiTips

Siga a Simply:

ebook-inovacao-lateral
cenario-de-credito-no-brasil

Artigos relacionados

O que é PWA e quais as suas vantagens?

O que é PWA e quais as suas vantagens?

Qual a melhor saída para conquistar novos clientes e superar a concorrência? Depois de ler o artigo, você saberá o que é PWA, suas vantagens e como utilizar essa tecnologia para melhorar o processo de onboarding.

ler mais
tendencias-tecnologicas-2022-lateral
ebook-regua-de-relacionamento

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.