Consignado | Trabalhador privado poderá usar FGTS com garantia

30.03.2016
}

 

Escrito por: Simply Tecnologia

Medida provisória publicada pelo governo nesta quarta-feira (30) autoriza o trabalhador do setor privado a usar o Fundo de Garantia por tempo de Serviço (FGTS) como garantia de um empréstimo consignado. O Trabalhador privado poderá oferecer até 10% do seu saldo de seu FGTS .

Em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador poderá dar como garantia nas operações até 100% do valor da multa paga pelo empregador. Quando um empregado com carteira assinada é demitido sem justa causa, tem direito a receber uma multa de 40% do saldo acumulado do FGTS.

O objetivo  é ampliar o acesso ao crédito consignado, que tem juros menores, para os trabalhadores do setor privado. A medida provisória faz parte do pacote de crédito de R$ 83 bilhões anunciado pelo Ministério da Fazendo no fim de janeiro.

De acordo com a MP, o Conselho Curador do FGTS poderá definir o número máximo de parcelas e a taxa máxima mensal de juros a ser cobrada pelas instituições consignatárias nessas operações. Caberá ao agente operador do FGTS, a Caixa Econômica Federal, definir os procedimentos operacionais necessários à execução da medida.

A Simply é uma empresa de Tecnologia com foco no setor financeiro. Conheça as nossas soluções para automação do consignado: www.simply.com.br

Blog da Simply agora é DigiTips

Siga a Simply:

Guia completo: saiba o que é e como utilizar o workflow
ebook-did

Artigos relacionados

O que é PWA e quais as suas vantagens?

O que é PWA e quais as suas vantagens?

Qual a melhor saída para conquistar novos clientes e superar a concorrência? Depois de ler o artigo, você saberá o que é PWA, suas vantagens e como utilizar essa tecnologia para melhorar o processo de onboarding.

ler mais
guia-de-solucoes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.