Capacity planning: entenda o que é e qual a sua importância

03.09.2018
}

 

Escrito por: Simply Tecnologia

O capacity planning, em português planejamento de capacidade, pode ser descrito como um processo que define, de forma precisa, a capacidade operacional de uma empresa, incluindo aqui conceitos como tempo de realização de determinadas tarefas, desenvolvimento de projetos, ampliação dos negócios, entre outros.

É bastante conhecido pelo seu uso em projetos de TI, já que a gestão nessa área precisa ter um entendimento claro da real capacidade de produção para saber em quantos projetos a empresa pode atuar de forma conjunta.

Mas o capacity planning pode ser aplicado em qualquer nicho, já que o foco dele está no seu poder de análise e na posterior melhoria das ações a partir de um planejamento bem elaborado. Confira abaixo todos os detalhes sobre o funcionamento do capacity planning!

O que é capacity planning?

Antes de explicar como ele funciona na prática, é importante se aprofundar na descrição do capacity planning. Mais do que um recurso para medir a capacidade de realizar projetos, ele é um elemento fundamental para garantir o bom andamento das operações, especialmente no que diz respeito à alocação de mão de obra e matéria-prima para realizar determinado projeto.

Em um exemplo simples, se uma empresa do mercado financeiro possui 12 colaboradores no setor de desenvolvimento de projetos e tem 6 projetos, pode colocar 2 deles em cada projeto ou definir critérios como tamanho, prazo e complexidade para criar alocações diferentes, como 4 colaboradores no projeto X, 2 no projeto Y e assim por diante.

Dentro de um bom planejamento de capacidade, é preciso seguir alguns passos como definir um cronograma, escolher as ferramentas adequadas e elaborar uma estratégia fácil de ser seguida para que o projeto seja executado dentro do período definido.

cenario-de-credito-no-brasil

Medir essa capacidade e usar esses dados para melhorar os processos internos impacta em todas as ações da empresa, principalmente na entrega do produto ao cliente.

Qual é a sua importância?

O crescimento de uma empresa precisa ser escalável. Para isso, é necessário ter processos bem estruturados, os quais permitirão que o volume de trabalho seja correspondente à capacidade de produção.

Logo, ter um panorama amplo dessas possibilidades é fundamental para os gestores, sendo o capacity planning essencial para realizar essa ação. Utilizá-lo evita que a empresa cometa erros bastante prejudiciais para a sua imagem, como não fazer a entrega no prazo combinado ou até mesmo deixar de entregar o serviço contratado.

Além de proporcionar maior segurança à realização dos projetos, essa ferramenta possibilita fazer um plano mais detalhado de expansão se baseando, é claro, na capacidade de produção e no que precisa ser feito para aumentá-la.

Como aumenta a produtividade?

A produtividade aumenta, de forma natural, com o advento do capacity planning por diversos fatores. Os principais são a alocação dos profissionais mais habilitados para realizar determinadas tarefas, o foco em objetivos específicos e a determinação clara do que deve ser feito, incluindo o prazo de entrega.

Para que essa alta performance em termos de produtividade ocorra de forma natural, é preciso incorporá-la à cultura da empresa, tarefa que se torna mais fácil com o uso do capacity planning.

Como ajuda na redução de custos?

Processos melhores trazem despesas menores. Essa redução de custos é uma vantagem natural da inteligência estratégica e de uma capacidade maior de planejamento, tanto a curto, médio ou longo prazo.

Saber utilizar da melhor forma os recursos da empresa, seja em relação ao capital humano, tecnologia e demais recursos organizacionais, permite criar ações mais direcionadas, eliminando o processo de tentativa e erro e, consequentemente, tornando o processo mais barato e efetivo.

Podemos dizer que o capacity planning é essencial para quem planeja criar a cultura do alto desempenho e fazer uma gestão mais inteligente dos seus projetos. Por isso, não deixe de utilizá-lo na sua empresa.

E que tal ajudar outras pessoas a aprenderem o que é o capacity planning? Compartilhe este post na sua rede social preferida!

Blog da Simply agora é DigiTips

Siga a Simply:

ebook-transacoes-digitais

Artigos relacionados

O que é PWA e quais as suas vantagens?

O que é PWA e quais as suas vantagens?

Qual a melhor saída para conquistar novos clientes e superar a concorrência? Depois de ler o artigo, você saberá o que é PWA, suas vantagens e como utilizar essa tecnologia para melhorar o processo de onboarding.

ler mais
infografico-mobile-banking
transformacao-digital-setor-financeiro-lateral

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.