Entenda como será o futuro dos bancos centrados no cliente

19.03.2018
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Escrito por: Simply Tecnologia

No cenário atual, o sucesso de uma instituição financeira está diretamente ligado à sua capacidade de fornecer um conjunto de serviços inteligentes e conectados com a necessidade de seu público-alvo.

Bancos centrados no cliente, com portfólio de serviços alinhados aos objetivos de seus usuários e parceiros comerciais podem manter-se em um lugar de destaque no mercado, atingindo um amplo público e garantindo lucrativos mesmo em momentos de crise.

Após a crise de 2008, a relação que o setor financeiro possui com os seus clientes passou a ter uma importância ainda maior no sucesso das empresas dessa área. E nesse cenário, a busca por serviços direcionados conforme as necessidades dos consumidores passou a ser uma das principais estratégias adotadas por instituições financeiras para ter mais sucesso e competitividade.

Se você quer saber melhor o que são os bancos centrados no cliente e como essa abordagem está mudando a maneira com a qual lidamos com serviços bancários, veja o nosso post de hoje!

O que são os bancos centrados no cliente?

Uma tendência que surgiu nos últimos anos no mercado financeiro e que passou a ter mais impacto após a integração da tecnologia em vários processos e o inevitável aumento da velocidade com que as mudanças ocorrem nesse mercado. Assim, para manterem-se competitivas, as empresas do setor tiveram que passar por uma grande mudança na sua cultura e foi aí que surgiu a ideia dos bancos centrados no cliente.

Um dos passos mais marcantes dessa mudança pode ser visto por meio das fintechs. Essas companhias fornecem serviços bancários mais flexíveis, baratos e com um foco maior nas necessidades de consumidores. E com a sua capacidade de crescer rapidamente e impulsionada pelo grande investimento em tecnologia, elas foram capazes de criar uma grande disrupção no mercado.

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Por meio da tecnologia, tais empresas conseguem estabelecer novos canais de comunicação, definir estratégias comerciais mais eficazes e atingir um público maior. Os custos são reduzidos e a flexibilidade é elevada. E com pacotes de serviços mais personalizáveis, um número maior de pessoas pode ser atingido por bancos que não possuem o apoio de uma instituição consolidada.

Nesse cenário, os bancos não podem ficar de fora. Digitalizando serviços, investindo em soluções de análise de dados e tornando os seus serviços mais flexíveis, tais instituições podem sustentar as suas operações com um foco muito maior nas necessidades do seu público-alvo.

Um exemplo está nas ferramentas de Big Data. Integradas à rotinas de análise de dados, elas permitem que um banco utilize um número de dados muito maior para avaliar a melhor forma de criar uma estratégia.

Tendências são identificadas com mais precisão. Isso traz mais lucratividade para investimentos e permite que o negócio planeje o seu futuro com mais confiança: a instituição saberá que todos os seus movimentos terão uma chance elevada de sucesso.

A prevenção de fraudes mais inteligente reduz custos operacionais. Uma vez que a instituição pode avaliar melhor o perfil de crédito de seus clientes, ela conseguirá fornecer empréstimos e serviços bancários com taxas menores. E, com isso, a sua capacidade de atingir o seu público será muito maior.

Quais os diferenciais de um banco centrado nos seus clientes?

Os bancos centralizados nos clientes mudaram todas as relações que consumidores possuem com as suas instituições financeiras. Dos mecanismos de contato aos métodos utilizados para calcular os riscos de investimentos, todas as rotinas bancárias passaram por mudanças nos últimos anos. Elas tornaram-se mais flexíveis, precisas e ágeis.

Os serviços passam a ter um grande foco nas necessidades de consumidores e na criação de uma experiência de uso positiva. A entrega de resultados é rápida, com informações sendo exibidas em tempo real e alertas criados conforme os gostos do cliente. Isso torna o atendimento mais convergente e inovador.

A burocratização torna-se muito menor. A empresa pode eliminar a necessidade de o cliente ir até a agência para solucionar problemas, realizar operações ou cadastrar-se em serviços. Isso reduz custos, melhora a relação do consumidor com o negócio e traz mais valor aos serviços.

O investimento em soluções de TI também pode gerar mais eficiência para os bancos. Aplicativos mobile alavancam a produtividade sem impactar nos custos: mais operações podem ser executadas sem que os profissionais tenham que lidar com rotinas diretamente.

Processos repetitivos, de baixo valor ou baixo risco podem ser automatizados. Isso dará mais tempo para que profissionais foquem no atendimento a demandas de clientes. E uma vez que tarefas deixam de ter a necessidade de uma interação humana, a instituição passa a ter uma cadeia operacional mais eficaz e econômica.

Como criar serviços bancários de sucesso?

Nos últimos anos, a quantidade de operações bancárias realizadas por meios físicos caiu drasticamente. A popularização de serviços de internet banking e mobile banking trouxe mais agilidade para o consumidor, que integrou rapidamente os canais digitais no seu dia a dia. E a digitalização do contato de pessoas com as suas instituições financeiras proporcionou uma grande mudança no ambiente bancário.

Hoje, para que uma instituição financeira continue competitiva, é fundamental criar um conjunto de serviços flexíveis e com um bom direcionamento. O mercado exige que as empresas consigam adaptar suas estratégias conforme as necessidades de seus consumidores. Somente assim, será possível atingir um público-alvo através de um relacionamento de alta qualidade.

Como falamos anteriormente, essa tendência, chamada de bancos centralizados no cliente, é uma das mais fortes do setor financeiro. Bancos se reinventarão constantemente para adaptar-se com agilidade às tendências do mercado e, com isso, conseguir atingir uma fatia de mercado maior.

Nesse cenário, as instituições de sucesso serão aquelas que conseguem alinhar com mais agilidade as suas estratégias conforme as mudanças ocorrem no setor. Em outras palavras, terá um destaque no mercado quem conseguir preparar-se com o auxílio das ferramentas corretas para ter um efetivo lançamento de suas abordagens comerciais.

Essas empresas serão capazes de alcançar pessoas com serviços mais inteligentes e capazes de fidelizar consumidores com mais facilidade.

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