5 razões para a sua empresa investir na automatização de processos!

22.11.2018
}

 

Escrito por: Simply Tecnologia

Nos últimos anos, a automatização de processos passou a fazer parte dos objetivos de vários setores. Graças à tecnologia, mais atividades conseguiram ganhar agilidade, reduzir custos e erros. Assim, negócios ficam mais competitivos e com serviços de alta qualidade.

Mas por quais motivos a sua empresa deve começar a investir na automação de processos? Veja a nossa lista abaixo!

1. Otimização do tempo

O tempo é um fator crítico no dia a dia de qualquer setor. No financeiro, por exemplo, a automação de processos deve ser vista como um investimento estratégico por companhias que buscam melhorar a sua gestão de tempo dos funcionários e para reduzir o tempo de resposta ao cliente.

A automatização dos processos e atividades que são executados manualmente, reduz o tempo investido em atividades com baixo valor agregado. Consequentemente, o tempo do funcionário é otimizado e o time pode ter foco nas rotinas críticas e estratégicas da área.

O cliente também é beneficiado, já que o tempo de análise de uma proposta, por exemplo, pode ser feita em minutos.

A Simply, empresa de tecnologia com foco na transformação digital de processos de cadastros e formalização, recebeu o primeiro lugar do Prêmio da ABBC na categoria User Experience. O Case apresentado foi a aplicação da automação de processos para melhorar a experiência do cliente. Conheça o Case 

ebook-big-techs-banner-conteudo

2. Integração dos dados

O investimento na automatização de processos garante que a troca de dados seja feita de modo contínuo, evitando falhas na comunicação entre setores. Em outras palavras, automatizar é uma forma de criar um ambiente de trabalho integrado, evitarmos erros humanos no input de dados e retrabalho.

Sempre que um cliente possuir o seu cadastro modificado no CRM da companhia, por exemplo, as outras aplicações que lidam com essa informação também receberão esse registro. Dessa forma, o fluxo de informações vitais para o funcionamento da empresa não será interrompido a qualquer momento, evitando dores de cabeça para a empresa.

3. Aumento na produtividade

Alta produtividade é algo que todo negócio busca. Não é à toa que gestores investem em mecanismos para executar mais processos em menos tempo, seja com novas metodologias de gestão, investimento em cloud computing ou mesmo rotinas mais flexíveis.

A automação de processos é uma das melhores escolhas que podem ser realizadas por quem busca mais produtividade. As decisões são tomadas com mais agilidade, os erros serão menos frequentes (causando menos interrupções no fluxo de trabalho) e a troca de informações é mais inteligente.

No mercado financeiro, os Bancos estão automatizando os processos de cadastro e formalização para aumentarem a sua produtividade sem a necessidade de aumentar a sua equipe. O S-Works, solução capaz de automatizar os processos de cadastro, executa atividades de validação que eram realizadas por pessoas, e nos casos de exceção ou decisão estratégica, possui uma tela de intervenção manual, capaz de trazer automação mesmo nos casos de uma ação humana.

Podemos pensar também, por exemplo, na área de logística. Sempre que uma venda for realizada, um sistema automatizado pode emitir alertas para os setores responsáveis por embalar, preparar para envio e realizar a entrega do item. Com isso, o negócio pode evitar atrasos e entregar o cartão ao correntista com muito mais agilidade.

4. Redução de custos

Esse é um dos benefícios mais associados ao investimento na automatização de processos. Uma vez que a empresa passa a ter rotinas com menos interações de humanos, as etapas para cada atividade ser finalizada serão menores.

Por isso, a automação já é adotada em setores como o financeiro. Um banco pode, por exemplo, gerar processos de análise de créditos automatizados para reduzir o número de pessoas que são deslocadas para essa área. Assim, o time que atuará nesse setor poderá ser reduzido, eliminando gastos.

5. Simplificação do compliance

As políticas de compliance são cruciais para o negócio evitar multas e prejuízos. Com elas, a empresa garante que as suas rotinas e padrões de serviços estarão alinhadas com a legislação da sua área de atuação, assim como normas de qualidade e padrões do mercado.

Utilizando a automatização de processos, a companhia tem mais mecanismos para evitar erros no registro e categorização de informações, algo fundamental para impedir que multas ocorram.

No mercado financeiro, ter a certeza que as atividades estão sendo executadas é extremamente importante. Quando a atividade é excutada automatimente, os sistemas registra os logs, mesmo quando tem uma atividade manual, o que é ótimo para o compliance.

Sempre que um novo documento fiscal for criado, por exemplo, os sistemas farão a coleta dos registros mais atualizados dos clientes, assim como o cálculo automático de tributos. Dessa forma, multas por problemas nessa atividade serão muito menos frequentes.

A automação de processos é uma atividade estratégica. Utilizando soluções como a S-Works, a companhia terá mais meios para automatizar as suas rotinas e garantir que elas atinjam os resultados esperados. Tudo em um ambiente centralizado e com os recursos para o gestor visualizar as atividades de modo abrangente, reduzindo riscos de quedas de performance e erros.

Gostou da nossa postagem? Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

Blog da Simply agora é DigiTips

Siga a Simply:

cenario-de-credito-no-brasil
ebook-fraudes-no-onboarding-lateral

Artigos relacionados

Premiação Ideia ABBC aproxima Bancos e Fintechs

Premiação Ideia ABBC aproxima Bancos e Fintechs

A ABBC (Associação Brasileira de Bancos), realizou no dia 21/11 o evento Ideia ABBC como o intuito de aproximar as Fintechs e os Bancos,  além divulgar e reconhecer as soluções inovadoras na área da tecnologia bancária. A comissão julgadora do prêmio possuía...

ler mais
Panorama do mercado bancário nacional e internacional
cenario-de-credito-no-brasil

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.