O desafio das mulheres na tecnologia

08.03.2018
}

 

Escrito por: Simply Tecnologia

O dia 8 de março, não é apenas uma data para comemorar o dia Mundial da mulher, mas uma data para lembrar também como as mulheres estão, cada vez mais, desempenhando um papel fundamental na história da tecnologia.

Com o processo de reestruturação produtiva e com o crescente número de mulheres no mercado de trabalho, a mão-de-obra feminina tem sido cada vez mais aceita e solicitada pelas organizações. Porém, muitos não sabem que as mulheres foram responsáveis por contribuições essenciais para o avanço da computação. A descoberta que levou ao desenvolvimento do Wifi e bluetooth, por exemplo, foi feita por Hedy Lamarr. A invenção do compilador foi feita pela Grace Hopper e a Ada Lovelace,  é considerada a primeira programadora da história.

A mulher possui características singulares que possibilita uma visão holística e um desempenho diferente ao dos homens. Confira neste artigo alguns desafios das mulheres na tecnologia, sua característica multifuncional e experiências reais de mulheres determinadas que são exemplos para todos nós.

A multifuncionalidade da mulher no mercado profissional

A mulher multifuncional possui uma visão holística, ou seja, tem a capacidade de enxergar a empresa como um todo e não apenas o cargo que ocupa.

Tem a capacidade de não só gerenciar uma equipe, mas também gerir pessoas, gerenciar estrategicamente os recursos humanos e técnicos de uma organização.

A mulher multifuncional é resiliente. Ela é capaz de se moldar às demandas e mudanças que surgem na organização, já que uma das características dos dias de hoje é a permanente mudança e atualização constante, seja por meio do avanço da tecnologia ou de comportamentos da equipe.


O desafio das mulheres na tecnologia

O papel da mulher, no mercado profissional feminino, tem sido sujeito a algumas limitações e tem sofrido dificuldades quanto ao seu acesso a cargos que exigem maior qualificação técnica ou que oferecem maiores possibilidades de elevação na carreira.

Um estudo recente divulgado pela associação americana de TI Computing Technology Industry Association (CompTIA), mostra que apenas 24% dos postos de trabalhos em empresas de tecnologia em todo o mundo são ocupados por mulheres. No Brasil, apesar de serem maioria no ensino superior, as mulheres representam apenas 20% dos alunos nos cursos relacionados à computação, onde o restante dos 80% dos alunos são homens e apenas 8% dos cargos de liderança nos segmentos são ocupados por profissionais do sexo feminino.

Como estudante da área de exatas, pude viver de perto o quanto as meninas são pouco estimuladas a estudar matemática, ciência e tecnologia nas escolas.  Essa falta de incentivo nas escolas e muitas vezes pela própria sociedade, são alguns dos fatores que contribuem para a pouca participação feminina neste setor.

Consumimos a tecnologia, mas muitas de nós não participamos dela. Não podemos deixar essa realidade continuar representando uma baixa estatística da mulher no mercado profissional da tecnologia.

Exemplo de mulheres inspiradoras

Separamos algumas mulheres inspiradoras, que alcançaram méritos no mundo da tecnologia, e claro, vamos começar com um exemplo da Simply, confira:

Liliane Gonçalves

Liliane, Gerente de Operações da Simply, pertencente ao time de 8% de mulheres em cargo de liderança no setor de TI no Brasil. Ela que veio da área administrativa, recebeu uma proposta de gerenciar uma equipe de Analista de Sistemas, onde 100% da equipe é composta por homens.

No primeiro momento ela se sentiu retraída, mas não deixou para trás o lado forte, batalhador e guerreiro da mulher no mercado de trabalho e encarou o desafio. Mãe de duas meninas, ela vem vencendo barreiras e obstáculos, dividindo seu tempo entre trabalho e tarefas de casa, fazendo perfeitamente o papel da mulher multifuncional, gerenciando no trabalho e em casa.

Cristiane Tebúrcio

Analista de Negócios da Simply, Cristiane é Graduada em Engenharia Elétrica e possui especialização em Gestão de Projetos. Durante o período de faculdade, ela enfrentou alguns preconceitos e ouvia piadinhas machistas, mas ignorava, seguiu seu curso superior com força e determinação.

Quando iniciou sua vida profissional, teve mais oportunidades na área de gestão. Ela concilia a área técnica e de gestão, encontra-se feliz profissionalmente e compartilhou conosco a experiencia que vivenciou em relação ao preconceito velado.

Durante a sua carreira, tiveram casos em que ela não era recebida com credibilidade e situações em que foi preciso mudar seu fluxo de trabalho para conquistar a confiança da equipe e só depois, executar conforme o planejado.

Com coragem e persistência, Cristiane tem conquistado a confiança e mostrado a sua capacidade, tanto gerencial quanto técnica, sendo também uma mulher multifuncional.

Sheryl Sandberg

Sheryl Sandberg é simplesmente a diretora operacional do Facebook, maior rede social do mundo, desde 2008. Antes disso, já atuou no Google e também no Departamento de Tesouro dos Estados Unidos. Ela é formada pela Harvard University, também está entre as mulheres mais ricas do mundo – e não recebeu herança nenhuma.

Camila Achutti

Em 2015, aos 23 anos, a brasileira Camila Achutti foi premiada nos Estados Unidos como uma das mulheres mais visionárias do mundo. O Instituto Anita Borg reconheceu os resultados significativos da profissional na área de tecnologia.

Bacharel em Ciência da Computação pela USP, ela é autora do site Mulheres na Computação e é embaixadora do Technovation Challenge no Brasil, programa global que incentiva o empreendedorismo feminino.

Marissa Mayer

Cientista da computação pela Stanford University, a americana Marissa Mayer tem uma carreira brilhante em TI. Ela já passou pelo Google e também foi diretora executiva da Yahoo. Está entre as executivas mais poderosas do Vale do Silício é, entre outros feitos, a grande responsável por recolocar o Yahoo de volta no eixo para competir como um dos principais mecanismos de buscas do mundo juntamente com o Google.

Programas incentivadores da mulher no mundo da tecnologia

Programaria: ONG superbacana que oferece capacitação para mulheres nos ramos de programação

Polignu: Outro grupo atuante na questão de gênero é o PoliGen da Universidade de São Paulo, que discute questões de gênero e promove também o hackathon que é uma competição com pessoas de diversas áreas para propor uma solução para determinado problema, muitas vezes o resultado desse trabalho pode ser codificado em forma de aplicativo.

Minas TI: Minas da TI é um grupo formado por mulheres que atuam na área de tecnologia da informação ou que atuam em outras áreas e possuem interesse por tecnologia. Temos os objetivos de empoderar mulheres e promover a troca de conhecimento. Utilizamos a tecnologia como ferramenta para atingirmos tais objetivos. Atualmente o grupo é exclusivo para mulheres.

Grupo Mulheres na Tecnologia: Esse grupo mantém um site para a divulgação de notícias e organiza um encontro anual com mulheres ministrando palestras técnicas e não técnicas. Esse tipo de evento é importante para manter a visibilidade feminina na tecnologia, mostrando que existem profissionais qualificadas desempenhando papéis relevantes na área.

E você, já pensou em ser uma mulher bem-sucedida na área de TI? Deixe um comentário! Para ficar por dentro dos nossos artigos, assine a newsletter!

Artigo escrito por: Bruna Duarte – Analista de inteligência comercial e pré-vendas da Simply e apaixonada por tecnologia!

Blog da Simply agora é DigiTips

Siga a Simply:

gestao-de-riscos-lateral
Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre open banking

Artigos relacionados

Premiação Ideia ABBC aproxima Bancos e Fintechs

Premiação Ideia ABBC aproxima Bancos e Fintechs

A ABBC (Associação Brasileira de Bancos), realizou no dia 21/11 o evento Ideia ABBC como o intuito de aproximar as Fintechs e os Bancos,  além divulgar e reconhecer as soluções inovadoras na área da tecnologia bancária. A comissão julgadora do prêmio possuía...

ler mais
infografico-mobile-banking
cenario-de-credito-no-brasil

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.