Tecnologia para bancos: por que terceirizar?

15.01.2016
}

 

Escrito por: Simply Tecnologia

O outsourcing em TI ajuda companhias do mundo todo a inovar e reduzir custos de operação mais facilmente. Especialistas em tecnologia para bancos indicam a terceirização como uma maneira de racionalizar gastos, flexibilizar as rotinas corporativas e fazer com que o acesso a profissionais qualificados seja algo mais simples.

No texto de hoje, falaremos mais sobre como o outsourcing de TI permite que administradores melhorem a gestão de processos internos.

Otimizando recursos e reduzindo gastos

Desde a década de 1970, as instituições bancárias estão utilizando a terceirização para reduzir custos de manutenção e melhorar a gestão de seus serviços. Com o auxílio da tecnologia, elas ganharam novas formas para otimizar tarefas, automatizar rotinas e diminuir o tempo gasto em tarefas diárias.

Ao unir os dois mundos, companhias do mundo financeiro podem utilizar o outsourcing em TI como uma ferramenta estratégica para ter acesso a funcionários mais qualificados, melhores práticas de gestão em TI, melhores sistemas e mais flexibilidade. Entre as principais vantagens da terceirização, podemos destacar:

Mais flexibilidade e escalabilidade

Ao terceirizar a prestação de serviços de tecnologia, a companhia pode definir metas e horários de trabalho mais flexíveis. Além disso, o administrador poderá definir o número exato de funcionários contratados e aumentar facilmente caso ocorra aumento na demanda.

A terceirização de softwares e sistemas trazem flexibilidade para o negócio, não sendo necessário alocar uma equipe para desenvolver internamente. Softwares que utilizam o modelo Saas, software como serviço, disponibilizam todas as atualizações, manutenções e possuem baixo custo de instalação.

ebook-big-techs-banner-conteudo

automacao_bancaria_simply

Acesso a profissionais mais preparados

O outsourcing em TI permite que companhias bancárias tenham acesso fácil aos profissionais mais preparados do mercado. Com especialistas de tecnologia mais qualificados, as empresas agilizam processos internos e o suporte ao usuário terá mais qualidade e eficiência.

Diminuição de gastos

Sempre que falamos em terceirização, lembramos dos menores custos dessa forma de obter serviços de terceiros. No mundo da tecnologia, não é diferente. O outsourcing de TI permite a racionalização dos investimentos da companhia com o aumento da flexibilidade na contratação de serviços e softwares.

Menores riscos

O risco de implementar um projeto inovador e este não ser concluído devido a burocracia e procedimentos internos é grande. As demandas do dia a dia impedem os analistas de criarem e dedicarem o seu tempo em soluções que irão aumentar a produtividade e trazer diferencial competitivo para a empresa. A terceirização de tecnologia traz inovação para a empresa e permite que os funcionários estejam focados no core business e nas suas atividades.

Inovação que traz lucros

A tecnologia mudou a forma como bancos lidam com processos internos e as ferramentas que podem ser disponibilizadas para os seus clientes. Ela permite a criação de novos produtos, mais seguros, práticos e rápidos. Entretanto, os investimentos nessa área são grandes e demandam planejamento.

Para diminuir o custo e aumentar a inovação, muitas companhias investem no outsourcing em TI. Por meio da terceirização da gestão de equipamentos e do suporte técnico, a instituição pode ter acesso aos melhores profissionais do mercado. Além disso, a flexibilidade da prestação do serviço aumenta junto com a demanda por práticas mais modernas.

Quem trabalha com tecnologia para bancos deve sempre estar atento às mudanças do mercado e entender como elas podem impactar no resultado financeiro da companhia. A tecnologia não vai auxiliar bancos a ganharem mercados apenas por meio de novidades como o Big Data, a computação na nuvem e a Internet das Coisas, mas também com novas maneiras de obter serviços e suporte, automatizar processos e aumentar a escalabilidade. Assim, a TI transforma processos internos e melhora a satisfação de clientes.

Quer ficar por dentro das principais novidades do mundo da tecnologia para bancos? Assine a nossa newsletter!

Blog da Simply agora é DigiTips

Siga a Simply:

ebook-regua-de-relacionamento

Artigos relacionados

O que é PWA e quais as suas vantagens?

O que é PWA e quais as suas vantagens?

Qual a melhor saída para conquistar novos clientes e superar a concorrência? Depois de ler o artigo, você saberá o que é PWA, suas vantagens e como utilizar essa tecnologia para melhorar o processo de onboarding.

ler mais
guia-de-solucoes
melhores-praticas-onboarding-lateral

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.