3 vantagens de se optar por SaaS e uso da nuvem para seu banco

05.11.2015
}

 

Escrito por: Simply Tecnologia

O investimento em SaaS e em computação em nuvem é a solução que está revolucionando as atividades das corporações, principalmente para diretores e gestores de bancos comerciais que têm interesse em reduzir riscos e aumentar a rentabilidade das empresas.

O Software as a Service (SaaS) significa “software como serviço”. Trata-se de uma forma de distribuir e comercializar um determinado programa. Nesse modelo, o fornecedor se responsabiliza por oferecer o sistema (servidores, conexão, segurança, etc.), e o cliente utiliza o programa via internet, pagando-o de acordo com o serviço contratado.

Em outras palavras, o acesso ao programa é em nuvem, e por ter essa dinâmica, ele agrega muitos benefícios aos serviços bancários. A sua empresa deseja crescer, aumentar sua produtividade e elevar a lucratividade, não é mesmo?! Então, que tal acompanhar as 3 vantagens oferecidas pelos sistemas SaaS para o seu banco? Continue lendo!

1. Fácil instalação

Colocar softwares e hardwares demandam muitos investimentos. As máquinas, em geral, possuem um ciclo de vida muito curto, necessitando de reparos constantes, ou seja, aumentando gastos da empresa.

A primeira vantagem do SaaS é a própria instalação. Ele pode ser instalado tanto 100% online (via browser) ou ser fixado em uma pequena infraestrutura física, como colocar antivírus ou sistema de backup. É interessante também como o modelo diminuem as despesas de Tecnologia da Informação.

2. Baixo custo de instalação e manutenção

Instalar e manter programas em nuvem e SaaS é muito barato. Para ter o software, não é preciso comprar uma licença periodicamente. Basta apenas investir no serviço que foi contratado pelo banco.

cenario-de-credito-no-brasil

Com a aplicação de computação em nuvem e SaaS, os custos de manutenção também passam a ser mais baixos. Por ser online, não é necessário especializar uma equipe para manter suas informações digitais organizadas e protegidas. O Fornecedor do software que possui o modelo Saas é responsável pela sua atualização e manutenção do sistema, permitindo a sua equipe investir o seu tempo e esforço nos setores mais relevantes para sua empresa.

Utilizando o software gasta-se menos com hardwares, pois o programa é baseado em cloud computing, logo, torna-se mais barato o uso do SaaS. O Commonwealth Bank of Australia declarou que reduziu de 75% para 26% os seus investimentos em TI, além de flexibilizar suas atividades.

automacao_bancaria_simply

3. Flexibilidade nas operações

A flexibilidade do programa também é diferenciada. Os fornecedores dos softwares disponibilizam pacotes de acordo com as necessidades da empresa. Logo, pode-se escolher os melhores planos, que vão desde simples programas até os mais sofisticados do mercado.

Com isso, suas operações se tornam mais flexíveis e rápidas, podendo atender mais de um tipo de cliente simultaneamente. Do mesmo modo, o SaaS acompanha o ritmo de crescimento da sua companhia bancária. É possível alterar o plano de forma rápida e sem causar transtornos ou atrasos nas suas operações.

Com isso, percebe-se que as vantagens apresentadas trazem eficiência e rapidez nos serviços, aumentando a rentabilidade dos bancos.

Perspectivas atuais sobre SaaS

O SaaS já está sendo observado por diretores e gestores dos bancos do futuro. Uma pesquisa aplicada pela consultoria Ovum aponta que:

  • 80% das instituições financeiras disseram que o SaaS permitirá às empresas desenvolver e lançar produtos rapidamente;
  • 42% prometem investir maciçamente nas novas tecnologias de nuvem;
  • 47% declararam que o novo software transformará os processos de financiamento ao longo de cinco anos;
  • 20% alegaram que a entrada completa de SaaS vai acontecer, no máximo, em dois anos.

As empresas estão de olho nas novas tecnologias para melhorar suas operações, tornando-as mais rápidas e eficientes. Está claro que você não vai querer ficar atrasado, correto? Então, para ficar por dentro, navegue em nossas informações e aproveite o espaço do post para compartilhar suas ideias e experiências!

Blog da Simply agora é DigiTips

Siga a Simply:

guia-de-solucoes

Artigos relacionados

O que é PWA e quais as suas vantagens?

O que é PWA e quais as suas vantagens?

Qual a melhor saída para conquistar novos clientes e superar a concorrência? Depois de ler o artigo, você saberá o que é PWA, suas vantagens e como utilizar essa tecnologia para melhorar o processo de onboarding.

ler mais
tendencias-tecnologicas-2022-lateral
ebook-banking-4-x

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. O que é Microsoft Azure e quais suas aplicações no mercado financeiro? - Simply - […] é especialmente programado para executar aplicativos e outros serviços, funcionando como sistema de nuvem. O Microsoft Azure serve para que…
  2. 4 razões para confiar na segurança em cloud computing - Simply - […] os benefícios do cloud computing, há também o fato de que ele também é importante para garantir a máxima…
  3. Computação na nuvem: 3 cases de sucesso de bancos - Simply - […] Os bancos lidam com uma grande quantidade de dados e transações diariamente. Administrar todo esse montante de informações não…
  4. Tecnologia para bancos: por que terceirizar? - Simply - […] necessário alocar uma equipe para desenvolver internamente. Softwares que utilizam o modelo Saas, software como serviço, disponibilizam todas as atualizações,…
  5. Entenda a importância da automação bancária - Simply - […] tal descobrir mais soluções para o seu negócio? Conheça também 3 vantagens de optar por SaaS e computação em…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.