5 tecnologias de automação que são tendências no setor financeiro

15.07.2016
}

 

Escrito por: Simply Tecnologia

A relação entre o mercado financeiro e os seus clientes vem se estreitando pelas inúmeras possibilidades de realizar transações e coletar dados através dos dispositivos móveis. Enquanto os bancos se esforçam para montar estratégias para se relacionar com um público mais digital e que está procurando comodidade e facilidade, as startups já nasceram com produtos inovadores sob medida para cada usuário. Isso exige dos bancos novas medidas para melhorar os processos operacionais por meio da tecnologia.

No post de hoje, apresentamos algumas tendências e tecnologias de automação em bancos financeiros que você não pode ficar de fora. Fique de olho nessas dicas!

Blockchain

É a grande aposta dos bancos. Os blockchain permitem realizar transações peer-to-peeer com transparência e confiança, tornando-se útil para várias transações que requerem um registro comum, como pagamentos, seguros e demais aplicações.

Segundo relatório recente da Deloitte, os blockchain apresentam três características fundamentais que os tornam uma tecnologia desejável: tornam as transações irrevogáveis, aumentam a precisão dos registros e simplificam processos de back office.

Ao contrário de outros sistemas, o registro gerado pelo blockchain é criptografado e distribuído, o que impede que fraudes sejam feitas nas carteiras de clientes. Além disso, provêm de um único ledger, acessível a todas as partes, onde o software é rodado. Neste artigo nós explicamos o que é o blockchain e como ele pode ser usado, confira:

http://digitips.com.br/blockchain-saiba-o-que-e-e-como-pode-ser-usado/

ebook-regua-de-relacionamento

Automação de processos

Fica difícil sobreviver ao novo mercado financeiro, com novas tendências adotadas pelas fintechs, sem a automação dos processos. Aprimorar recursos de BackOffice e outros serviços que possam melhorar a experiência do usuário é o grande diferencial.

Num mercado cada vez mais competitivo, tornou-se uma condição fundamental reduzir custos e procurar soluções que possam ser aplicadas para facilitar a vida do cliente e tornar a experiência no ambiente virtual mais simples e facilitada.

Identificamos algumas dúvidas sobre a Tecnologia OCR e a sua utilização na automação de processos internos de Instituições bancárias. Criamos um eBook sobre este assunto para ajudá-lo a automatizar alguns processos. Faça o Download gratuito neste link: O que é o OCR e quais as vantagens para as Instituições Financeiras

Os 5 principais desafios dos processos no setor financeiro

Computação cognitiva

Apesar do termo ser relativamente novo, a computação cognitiva promete mudar a forma como a informação é tratada. Com ela, computadores terão a capacidade de processar informações e de aprender de forma orgânica, semelhante ao cérebro humano – sem que cada procedimento precise ser programado.

A computação cognitiva poderá ser usada, por exemplo, para auxiliar investidores indecisos quanto ao tipo de aplicação que deseja realizar. O computador, com seus dados, vai avaliar seu perfil e levar em conta também se aquela é uma pessoa mais conservadora ou propensa a aceitar riscos. A partir dessa análise, ele poderá indicar opções, com suas várias probabilidades de sucesso, tendo como base evidências reais, como bolsa de valores, poupança, entre outros.

Mobile banking

Os grandes bancos sabem que inovação é a palavra de ordem para sobreviver e acompanhar as novas tendências do mercado financeiro. A questão não é mais simplesmente prestar o serviço, mas garantir que o ambiente digital esteja estritamente integrado ao sistema bancário. O cliente quer realizar movimentações aonde estiver e, além disso, quer que suas informações fiquem seguras, livres de ameaças e riscos de fraudes.

Segundo pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o comportamento dos clientes mudou com a possibilidade de realizar suas transações através do ambiente virtual – principalmente com a utilização do smartphone. E a opção mobile banking vem conquistando seu espaço. Entre 2015 e 2019 houve um salto de 11 bilhões de transações bancárias para 39,4 bilhões. Aqui houve um aumento de pouco mais de 3x em um período relativamente curto de tempo.

Big Data

Conhecer o perfil e o que o cliente espera dos serviços bancários é a forma mais assertiva de impactá-lo e conquistá-lo. Por meio de ferramentas de Big Data Analytics é possível coletar e armazenar informações sobre os hábitos de investimentos e gastos dos clientes e criar experiências personalizadas que atendam diretamente determinado perfil.

Quer saber mais do que ainda está por vir? Confira neste ebook as principais tendências tecnológicas para 2020 – segundo o Gartner Hype Cycle for Emerging Technologies, 2019.

Blog da Simply agora é DigiTips

Siga a Simply:

guia-de-solucoes
melhores-praticas-onboarding-lateral

Artigos relacionados

Premiação Ideia ABBC aproxima Bancos e Fintechs

Premiação Ideia ABBC aproxima Bancos e Fintechs

A ABBC (Associação Brasileira de Bancos), realizou no dia 21/11 o evento Ideia ABBC como o intuito de aproximar as Fintechs e os Bancos,  além divulgar e reconhecer as soluções inovadoras na área da tecnologia bancária. A comissão julgadora do prêmio possuía...

ler mais
ebook-regua-de-relacionamento
lateral-tendencias-mercado-financeiro-2022

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.