O resultado mais almejado por qualquer empresa é aumentar sua participação e lucratividade no mercado ao mesmo tempo. Mas isso só é possível por meio de dois fatores: 1º, sendo mais eficiente, ou seja, fazendo as coisas da maneira correta, com o menor uso de recursos possíveis (tempo, pessoas, materiais empregados); e 2º, tendo pessoas brilhantes nas funções corretas e com foco total em desempenhar bem suas atribuições. Quando pensamos em um banco, esses dois fatores são ainda mais decisivos para determinar seus lucros ou prejuízos.
E no post de hoje iremos explorar como a automação de processos pode garantir uma melhor eficiência da sua empresa, mitigar os riscos de ter pessoas erradas ocupando papeis chave no processo, além de aumentar a produtividade de pessoas brilhantes para que elas foquem nos resultados e não nos processos que o garantirão. Acompanhe!
Automação de processos e melhoria na produtividade
Em um banco, uma das principais variáveis a que a produtividade está relacionada é a correta realização dos processos e as validações das atividades por parte do nível gerencial sobre as operações realizadas. Neste sentido, a automação de processos permite identificar os gargalos nos fluxos de trabalho, além de gerar alertas em tempo real caso algum processo fique estagnado por mais tempo que o definido como ideal.
Isso quer dizer que as pessoas não precisarão se preocupar em transferir tarefas, enviar e-mails, cobrar prazos, escalar temas e solicitações para a gerência e alta gestão, já que tudo poderá ser previsto e automatizado nos processos. Isso garantirá que cada um desempenhe bem as suas funções, sabendo que se algo der errado ou que a carga de trabalho está prevista e pode ser priorizada.
Além disso, passa a existir uma substituição, pois os colaboradores começam a priorizar o “como fazer”, a identificar maneiras de otimizar processos e reduzir o tempo gasto com cada atividade ao invés de se preocuparem com o “o que fazer” para só então determinar o a forma. Apenas nesse processo já teríamos uma grande economia de tempo.
Automação e aumento da segurança nos processos
Ser mais produtivo envolve diminuir a quantidade de trabalhos por refazer e o aumento de atividades realizadas em determinado período. Mas como fazer essas duas coisas e ainda garantir a qualidade das tarefas desempenhadas?
O melhor meio para chegar a um aumento quantitativo e qualitativo de tarefas corretas é garantindo que os processos estejam bem construídos, identificando os pontos mais e menos críticos deles. Isso não é possível quando os processos são manuais ou dependem somente dos colaboradores, pois os dados de verificação poderiam ser mascarados e a análise da performance de cada etapa dificilmente seria estimada.
Ao automatizar os processos, é possível estabelecer camadas de validação de processos, momentos em que os diferentes níveis ou áreas de sua instituição devem cooperar e, principalmente, etapas em que o responsável pelo processo deve ficar mais atento para evitar equívocos.
Um ganho extra seria poder identificar as áreas e níveis que mais contribuem para o aumento da eficiência e da produtividade do banco para bonificá-los, além de poder oferecer mais apoio e treinamento para as áreas mais deficitárias.
Automação de processos e recursos humano
A maior vantagem da automação de processos é poder realocar esforços e pessoas de sua empresa para tarefas essenciais e reduzir os custos com processos que podem ser cobertos pela otimização e automação.
É importante observar que ao invés de substituir os recursos humanos, como aconteceria em uma indústria, a automação de processos serve para potencializar e aumentar o desempenho individual e coletivo das pessoas. Ao invés de cortar colaboradores, há uma valorização das capacidades individuais delas, já que poderão focar suas energias e esforços em suas funções ao invés de trabalhos burocráticos que as circunda.
Você conhece outros benefícios da automação de processos? Deixe um comentário falando sobre eles neste post e, depois descubra como os bancos podem usar a tecnologia para transformar os processos.
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